145 O VAZIO DAS RIQUEZAS

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Vida Cristã.

OBJETIVO: Mostrar que Jesus é mais importante que os bens materiais.


TEXTO: Lucas 19:1-10.


TESE: Jesus é o bem maior.


INTRODUÇÃO:


Temos no texto um experiência notável e durável de conversão, que é a conversão de Zaqueu. vemos como uma pessoa supera os obstáculos e vai as encontro de Jesus, se esquecendo dos bens materiais e colocando Jesus em primeiro lugar na sua vida.


I. Os Bens Materiais Não São Suficientes.


1- Zaqueu tinha uma profissão almeja por muitos, ele era chefe dos publicanos (cobrador de impostos). A sua profissão lhe dava um salário muito alto, e assim ele comprava o que queria. Zaqueu tinha uma casa luxuosa, vestia as melhores roupas, tinha propriedades, bons animais, imóveis, dava a esposa e filhos a melhor condição material que eles precisavam, alimentação, roupas, calçados, escola, etc.

2- O homem que tem bens materiais é alegre, se diverte, mas, é apenas uma alegria exterior. Foi o que Zaqueu descobriu, começou a sentir algo que é o maior mal que o ser humano pode sentir, o vazio interior. Lhe completando, pois esse vazio só é preenchido com o espiritual. O dinheiro compra o material, o prazer carnal, mas nunca o espiritual.


II. Ele Preenche o Vazio Interior.


1- Zaqueu percebeu que os seus bens materiais não estavam preenchendo o vazio do seu coração, o seu vazio interior.

Deus conhece-nos completamente. Ele sabe o que necessitamos pra vivermos bom e coloca na nossa frente. Interessante é que Deus coloca na nossa frente a solução pra os nossos problemas. Naquele dia estava na frente de Zaqueu, aquele, que somente ele poderia livrá-lo do problema do vazio interior. (v. 3)

2- Zaqueu ouviu falar de Jesus, os milagres, as curas. Zaqueu logo percebeu que só Jesus poderia resolver o seu problema. Essa é a conclusão que todo ser humano deve chegar, que Jesus pode resolver qualquer problema que você tenha.

Zaqueu saiu ao encontro de Jesus. Será que Zaqueu o encontrou de imediato?

3- Zaqueu enfrentou alguns problemas. O que a Bíblia relata é o problema da sua pequena estatura, (v. 13). Esse foi o primeiro problema mas seguidos de outros.

a)Zaqueu, por cobrar impostos não era um homem querido pelos habitantes, daquela cidade. Ele era rejeitado, mas pra ver Jesus ele teve que se misturar com aqueles que lhe odiavam, essa foi outro obstáculo que Zaqueu enfrentou. Imaginemos nós mo meio daquela multidão que lhe rejeitara.

b) Zaqueu enfrentou ainda outro obstáculo. Ele era um homem rico e sempre estava no meio de pessoas da lata sociedade. Imaginem seus amigos, vendo-o no meio de pessoas, pobres, como os seus amigos reagiram diante daquela cena? Com certeza Zaqueu passou por uma vergonha muito grande, mas ele estava disposto à superar todos os obstáculos e encontrar-se com Cristo. Quantos de nós passamos por vergonha, em nossos nos encontrarem no meio de cristãos. Muitos desfazem outros ignoram, mas como Zaqueu não devemos deixar de Ter um encontro com Cristo, por causa dos obstáculos que apareçam em nossa frente, pois devemos saber que Cristo é muito mais do os obstáculos.

4- Zaqueu é chamado pelo nome (v. 5). Zaqueu não sabia que Cristo, o que só ele podia resolver seu problema, estava o acompanhado desde o seu nascimento, todos os dias e conhecia muito bem o seu nome. Ao chegar em baixo da árvore que Zaqueu subira, Jesus parou e disse: “... Zaqueu desce depressa...”, aquela atitude de cristo serviu de ânimo pra Zaqueu, pois até aquele momento ele estava se sentindo rejeitado, mas daquele momento em diante Zaqueu se sentiu valorizado.

meu querido amigo, Jesus conhece todas as suas necessidades e sabe até o seu nome. se você está se sentindo discriminado  ou não, vá ao encontro de Jesus ele tem um milagre pra tua vida.


III. Ele Traz Salvação Para a Família


1- Jesus sabia que o problema de Zaqueu não se resolveria naquele momento, apenas com uma palavra. Jesus sabia que toda a família de Zaqueu estava envolvida com o problema por isso falou: ...”pois me convém ficar hoje em tua casa” (v. 5). Que prazer é receber Jesus em casa. Pra Ter esse grande privilégio o que é necessário fazer? Vencer os obstáculos e ir ao encontro de Jesus.

2- Com a atitude de Zaqueu em abrir o coração pra Jesus entrar, ele também abriu o caminho para sua família se encontrar com ele também, pois já vimos que todos se envolveram com o problema de Zaqueu. “Então Jesus disse: hoje salvação nesta casa...” (v.9). Todos da família de Zaqueu se converteram.


ILUSTRAÇÃO:


Em sua famosa novela “Minas de Diamante”, Conway conta de um homem que vivia na África e que vendeu sua fazenda, começando longa e cansativa jornada em busca de diamantes;

Anos mais tarde, voltou para sua antiga propriedade arruinado no corpo e na alma, para descobrir que ali mesmo, em sua privativa fazenda, havia sido descoberta uma mina de diamantes.

Muitos cometem o mesmo engano. Dominados pelo temor e pela dúvida, seguem um caminho longo e penoso, em busca da paz interior.

Cheios de ansiedade, procuram nos consultórios de psiquiatras a tão almejada paz de espírito. Entretanto o segredo de uma vida feliz e cheia de paz está ali mesmo, ao alcance de todos, Jesus Cristo.


CONCLUSÃO:


Portanto, hoje existe muitas pessoas na mesma situação de Zaqueu. Se divertem, usam materialmente o que querem, são alegres, só que exteriormente. No interior o vazio predomina. Isso porque não tem Cristo no coração. Pois, seriam pessoas verdadeiramente felizes se tão somente abrissem o coração pra Jesus entrar.


APELO:


Quantos gostariam de dar esse passo ao encontro de Jesus, enfrentando os obstáculos e receber Jesus na sua vida e levá-lo pra sua casa ao encontro de toda sua família?