143 CASAMENTO FELIZ

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Lar e Família.


OBJETIVO: Estruturar as famílias da igreja.


TEXTO: Gênesis 2:18.


TESE: Deus constitui a família e a usa em seu Ministério.


INTRODUÇÃO:

“A família, a casa paterna, é como uma igreja, que não nega um conforto e prepara assim para consolações maiores.”    (G. A,. Borgse) Diante de tantas instituições existentes no mundo, muitas firmas organizadas, etc., a mais importante é a família, pois dependem dela todas essas empresas. A família  existe para o bem estar dos seus próprios membros e para a sociedade que lhe rodeia.

I. Deus fez o primeiro casamento.

1 - Deus, quando criou o mundo, ele fez tudo que seria necessário para que houvesse beleza na sua criação. Tudo foi feito através do verbo: “haja... ” Depois de tudo criado, no sexto dia Deus fez o homem. Ao homem contemplar a criação de Deus, viu que todos os animais que Deus criou tinha o seu par, mas ele (Adão) não tinha sua companheira, e cobrou a Deus. 


Foi quando Deus fez cair em pesado sono o homem, e tirando uma de suas costelas, com suas próprias mãos fez a mulher, assim como tinha feito o homem. Ali estava sendo instituído o primeiro casal, usando as seguintes palavras: “Portanto deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua esposa, se tornando assim uma só carne”(Gênesis 2:18). Deus tinha um cuidado especial por aquele casal. Chegou aos animais e disse: “Produza a terra seres segundo a sua espécie”. Ao homem e a mulher disse assim: “...Multiplicai-vos, frutificai-vos...” (Gênesis 1:28).

2 - Tornar-se uma só carne tem um grande significado. o casal deveria estar em harmonia em pensamentos e em ações. Se porventura saem desse propósito, vira um problema, um grande problema. Não é considerado um lar que foge desse propósito de Deus, pois onde há desarmonia, ali Deus não habita. Qual é o conselho de Deus para que haja harmonia entre os casais?

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor”. (Efésios 5:22).

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. (Efésios 5:25).

Quando marido e esposa são dedicados um ao outro o sucesso no lar acontece, e, esse sucesso possa também para a comunidade que lhe rodeia.


II. A família é o centro da sociedade


1 - A família é um dos grandes recordativos de nosso estado isento de pecado no Éden. É bem claro que o propósito de Deus para as famílias em relação à unidade da família é que fosse uma bênção. Quando a família é um grupo unido e próspero podemos compreender melhor o céu, e os pensamentos de Deus para nós.

“Deve-se procurar seja o lar tudo quanto está implícito nesta palavra, (de Deus). deve ser um pequeno céu na terra, um lugar onde se cultivem as afeições, em vez de serem estudadamente reprimidos. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da verdadeira cortesia de uns para com os outros. o mais agradável símbolo do céu é um lar presidido pelo Espírito do Senhor. Se a vontade de Deus é cumprida, o marido e a mulher se respeitaram mutuamente e cultivaram amor e confiança.” 

ILUSTRAÇÃO:


Certa meninazinha estava tendo dificuldade em suas tarefas escolares. A professor falou com os pais e estes falaram com criança, pensando que toda a falta estivesse com ela. Não houve, porém mudança apreciável. Os pais, confundidos, resolveram dirigir os olhos para si mesmos. Talvez, pensaram, eles mesmos tivessem que fazer algo. Examinaram-se consideraram suas atitudes para com a pequena, e verificaram que precisavam de uma mudança. Então lançaram mãos à obra de corrigir suas atitudes. Com o seu melhoramento, veio a melhoria da menina. Passou a melhorar seu trabalho escolar. É que fôra descoberta a raiz de seu problema, e alguma coisa se fez para resolvê-lo.

Vejamos que uma família bem equilibrada é vista em toda a sociedade e se esta descontrola de alguma forma é vista também.


III. A Família: Agente Ganhadora de Almas.


1 - Primeiramente os responsáveis pelo lar, os pais devem levar Deus à família, eles devem trabalhar  pela unidade e crescimento espiritual no lar. O lar deve ser um altar de oração e um púlpito de evangelização.

O nosso lar o que é, e o que representa na vizinhança? Uma casa a mais? Uma família a mais? Ou uma família prestativa, diferente, amiga e que partilha sua fé e esperança?

“Ao visitardes nossos amigos e vizinhos, mostre interesse em bem estar espiritual, da mesma maneira que no que respeita ao temporal. Falar-lhes de cristo como um Salvador que perdoa os pecados. Convidas os vizinhos para vossa casa e lede-lhes partes da preciosa Bíblia e de livros que lhes expliquem as verdades. Convida-os a se unirem convosco em cantos e oração.”

É de bem verdade uma obrigação das famílias fazerem cultos em suas casas com o propósito de crescerem espiritualmente e evangelizarem. Paulo faz menção em suas cartas da importância do culto em casa, I Cor. 16:19; Rom. 16:3-5; Col. 4:15.

No lar onde não se encontra o culto à Deus, o próprio Deus ali não está. O culto é um convite à presença Deus.

2 - Quantas pessoas seriam salvas.

“O reavivamento das igrejas provém do sincero esforço de alguma pessoa em buscar as bênçãos de Deus... Põe-se a trabalhar com zelo, reconhecendo sua inteira dependência do Senhor, e almas são despertadas para buscar uma bênção semelhante, recebendo em seu coração um período de refrigério... mas o trabalho pessoal feito por cada indivíduo, o interesse manifestado pelos vizinhos e amigos, pode realizar muito mais do que se possa avaliar... Nessas reuniões (nos lares) o próprio Cristo está presente segundo prometeu, e os corações serão tocados pela sua graça.” Quantas pessoas parecem por falta de um trabalho feito pelas famílias, que com certeza aceitariam viver um cristianismo se tão somente nós, povo de Deus, assumíssemos o papel missionário na família. O senhor deseja que as famílias sejam símbolos da família do céu. Por isso devem se conservar pais e filhos a cada dia, mantendo-se fiéis aos membros da família e principalmente com Deus. Agindo assim, essa família terá tal natureza que testemunhará ao mundo como ter uma vida saudável e harmoniosa.

“Sua paz, graça e amor impregnarão o círculo da família como um precioso perfume”. 

CONCLUSÃO:


Portanto, quando Deus está presente no lar, os casais têm muitas felicidades, e nos lares reina alegria e amor. Deus estará presente sempre que for convidado e o bom andamento do lar depende da presença de Deus. por isso busque-o constantemente, e terá sempre felicidade.


APELO:


Gostaria, você pai e mãe, de se entregar a Jesus e buscá-lo em seu lar para que o mesmo seja repleto de felicidade e você levar esta felicidade a sua comunidade?