142 SALVAÇÃO EM CRISTO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Salvação.

OBJETIVO: Levar os irmãos a servirem a Deus através de Cristo.


TEXTO: João 1: 18.


TESE: Cristo revela Deus o Pai.


INTRODUÇÃO:

Quando o ser humano foi criado, tinha um acesso direto a Deus, que permitia o homem ouvir Deus e assim conversavam, passeavam no jardim. Com a queda do homem, ou seja, com a prática do pecado o homem perdeu essa ligação que tinha antes.

Cristo, a luz do mundo, velou o ofuscante esplendor da divindade, e veio como homem a fim  de revelar o Pai e mostrar ao ser humano aqui que ele mostraria diretamente se não fosse o pecado. Cristo  mesmo declarou: “Quem me vê a mim, vê o Pai.” João 14:9.


I. Cristo se fez homem

1 - João 3: 16 - Deus ao enviar Jesus para ser homem fez uma grande prova de amor, pois Cristo não estava apenas mudando de uma cidade para outra ou um país para outro, mas estava trocando sua natureza santa para a pecadora, do eterno para o mortal.

“Deus enviou seu filho ao mundo para, tanto quanto a vista humana podia suportar, manifestar a natureza humana e os atributos do Deus invisível”.

2 - “Em Cristo chegamos a ficar em mais íntima comunhão com Ele do que se nunca houvéssemos pecado... Em Cristo se acha ligada a família da terra e a do céu. Cristo glorificado é nosso irmão”.

Cristo uniu a família humana a Deus de um modo que nenhum  outro ser criado pode unir-se a Ele.

Ao fazer isso, Ele revelou o amor de Deus no seu âmago. Pra salvar a raça humana, Cristo não levou em a sua divindade e se rebaixou ao mais baixo dos seres criados em todo o universo, ao ser humano. Esse é o penhor do cumprimento da Palavra de Deus. “Um menino nos nasceu, um filho se nos Deu”. Essa transformação na vida de Cristo foi drástica. Mas, a grande conquista de Cristo é que só através da sua encarnação, o ser humano pode ter um relacionamento com Deus. Cristo tomou a natureza humana pra nos levar a eternidade.


II. Cristo se Compadeceu do Ser Humano.

1 - Ao tomar a forma humana, não foi simplesmente porque queria ver o homem na forma de Adão antes do pecado. Mas foi porque se compadeceu da situação que o ser humano estava. o homem morreria eternamente, mas: “Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades...” Isaías 53:5.


“Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito. foi condenado pelos nosso pecados, nos quais não tinha participação, para que fôssemos  justificados por sua justiça, na qual não tínhamos parte. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia.”

2 - Com o rompimento da ligação que existia entre Deus e o homem, o homem passou a sofrer muitas conseqüências. Todos hoje passam problemas. problemas familiares, doença, financeiro, etc. E Jesus quando veio ao mundo, encontrou todos os tipos de problemas. Por compadecer-se por o ser humano, Cristo foi atrás das pessoas que precisavam de milagres. João 5:1-9, conta a história do paralítico que chegou ao tanque de Betesda. Há muitos anos tentava entrar no tanque e ser curado, mas não conseguia, pois outras pessoas entravam na sua frente. Jesus chegou ali. Viu a condição do homem  e compadeceu-se dele e disse: “Você quer ser curado?” Com essa história vemos que Jesus ia ao encontro das pessoas necessitadas.

III. Cristo nos dá vida eterna


1- “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

O apóstolo Paulo considerava Jesus não somente como aquele que só através dele conhecemos Deus, mas também como aquele que nos dá a salvação.

Não há nenhum outro no universo  que nos dê  esse privilégio de vida eterna, pois Jesus é o único salvado do ser humano, Ele é a verdade maravilhosa que salva. Fica difícil de explicar com palavras, só experimentando Jesus na vida é que sentimos já a alegria da salvação.

2 - Saber que existe um Deus criador, que é amor, que se preocupa com o ser humano e que nos salvará nos traz conforto e alegria. Pois grandes são os pesares que enfrentamos, as lutas que passamos e só a esperança de um mundo melhor é que nos faz caminhar seguro e viver feliz num mundo de guerra. Quando passamos pelas tempestades da vida temos a certeza que Jesus acalmará o mar e navegaremos por águas tranqüilas. 


ILUSTRAÇÃO:

Verta vez, um pastor visitava uma senhora, que era membro de sua igreja. Aquela senhora estava doente e num estado terminal. Ela fala ao pastor: Olha pastor, eu estou muito triste, pois vou morrer e não conheço Deus, mesmo já tendo ouvido muita gente falar sobre ele. A senhora conhece Jesus? sim, disse a senhora. Então a senhora conhece Deus, disse o pastor, pois Jesus é deus encarnado. Não demorou e a mulher falou: Agora posso dormir em paz, acabei de conhecer a Deus.


CONCLUSÃO:

Portanto, não há salvação sem Cristo, pois Ele “é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Cristo é a revelação do Deus criador, que só através Dele nos salvaremos, todos quantos invocarmos o Seu nome.


APELO:

Quantos gostariam de tomar essa decisão de invocar o nome de Cristo e ter  uma nova experiência, com o caráter de Deus em sua vida?