58 A ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS

acervo de sermões extra

 


ASSUNTO: Unidade na Igreja.


OBJETIVO: Promover unidade na igreja.


TEXTO: João 17:1-26.


TESE: Jesus orou pela unidade.


INTRODUÇÃO:


    Muitos de nós geralmente só imaginamos a oração que Cristo nos ensinou, no entanto, nos esquecemos de que Ele orou por nós. A oração de Jesus está explicitamente no capítulo dezessete de João. 


O próprio Jesus orou por um problema que era real entre os Seus discípulos, Jesus também orou pela igreja de hoje, pois Ele sabia que também passaríamos por este problema, o problema da unidade.


I. ELE OROU PELOS DISCÍPULOS 


A onisciência de Cristo.

a) Momentos antes Cristo viu toda a dificuldade que Seus discípulos estavam passando, faltava-lhes humildade, e Cristo mostrou-lhes na cerimônia do lava-pés a verdadeira humildade. Faltava-lhes o amor, e Cristo ordenou: “Isto vos mando: que ameis uns aos outros”. (cf. Jo.13:34). Ele sabia que a igreja primitiva precisava de unidade, Jesus sabia que a mensagem da salvação somente ia ir avante por meios dos discípulos se estes estivessem em uma verdadeira unidade, em um só propósito.

b) A oração pêlos discípulos.

    Jesus então orou pêlos discípulos, mostrou ao Pai que Ele mesmo houvera cuidado dos discípulos, que Ele os tinha guardado na Verdade. Cristo pede ao Pai que os santifique na Verdade e afirma dizendo: “A tua Palavra é a Verdade”.

c) o propósito.

    Jesus orava pêlos discípulos, por aqueles homens que O acompanhavam, deixaram tudo para trás afim de ficarem com o Mestre. Jesus orava para que um milagre acontecesse na vida deles, o milagre da unidade. Ele orou: “Para que eles sejam um, assim como nós”.


II. POR AQUELES QUE VIEREM A CRER


1) A onisciência de Cristo.

    Cristo sabia que o Espírito Santo, o Consolador viria, o Espírito Santo tocaria em muitos corações, como tocou nos nossos para que hoje estarmos aqui. Ele sabia que o Consolador por meio da Palavra de Deus, levaria muitos a crerem que Cristo é realmente o verdadeiro Cristo, o nosso Salvador. Muitos iriam reconhecer como hoje você está reconhecendo que Ele, Jesus, é o próprio Deus.

a) A oração.

    Cristo então ora, ciente de que muitos O aceitariam, ciente de que o próprio remanesce sofreria com a falta de unidade, Ele ora ao Pai dizendo: “Não rogo somente por estes (se referindo aos Seus discípulo), mas também por aqueles que vierem a crer em Mim, por intermédio da Tua Palavra.”

b) O propósito.

    Jesus orou por nós, antes mesmo que nós nascêssemos, Ele orou com um propósito para nós, Ele orou afim de  que ocorresse  um também milagre em nossas vidas, o milagre da unidade. Jesus orou dizendo: “Afim de que todos sejam um; e como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em nós”.

c) A conseqüência da unidade.

    Se estivermos unidos, união esta em Cristo, o mundo verdadeiramente vai crer que Jesus é verdadeiramente o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, é realmente o nosso Salvador, é o Cristo. O próprio Cristo afirmou dizendo: “Para que o mundo creia que Tu Me enviaste.


CONCLUSÃO:


    Jesus sabia e sabe a importância da unidade, importância tal que Ele mesmo se dedicou em orar pela unidade, Ele sabia que esse problema de tanta intriga que nos rodeia ia afetar a Sua igreja. Jesus orou pela unidade de Seus discípulos, orou pela unidade de todos aqueles que viesse e que vier a crer nEle por intermédio da palavra de Deus, Jesus orou por todos nós afim de que sejamos Seus verdadeiros discípulos, afim de que estejamos unidos como Ele está com o Pai.


APELO:


      Tem você estado em unidade com seu irmão? Tem você analisado sua própria vida e olhado se você tem feito o que Cristo almejou? Cristo almejou e almeja que sejamos um como Ele é com o Pai, tem você almejado realizar o propósito de Cristo em sua vida?