59 O PODER DA ORAÇÃO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Oração.


OBJETIVO: Promover oração na igreja.


TEXTO: Lucas 18:1-8.


TESE: A oração é um agente poderoso.


INTRODUÇÃO:


    Vivemos em um mundo caótico, sabemos que somos completamente dependentes de Deus, nosso único meio de comunicação com o criador e por intermédio da oração. Antes do pecado a humanidade conversava pessoalmente com Deus (cf. Gên. 2-3). 


Depois do pecado criou-se uma barreira, um abismo entre o homem e Deus, foi necessário a morte do Senhor Jesus, para termos novamente o privilégio de falarmos com Deus, Ele foi e é a nossa ponte sobre o abismo. A nossa oração é uma linha direta entre a humanidade e o criador, essa comunicação pode se tornar poderosa se levarmos em, conta alguns detalhes.


I. A ORAÇÃO PODEROSA É PERSEVERANTE


1. O juiz iníquo.

a) Como era o juiz.

    Talvez uma pessoa tendo um pedido negado por aquele homem, jamais voltaria a pedir-lhe qualquer outra coisa, ainda mais que este juiz era provavelmente um homem ignorante, severo, áspero, a Palavra de Deus diz que ele “não temia a Deus, nem respeitava homem algum”. Ele não era um homem piedoso educado, ele era sim um desrespeitador, não se importava com as pessoas, nem mesmo deu importância a uma viúva que estava diante de dificuldades.

b) A perseverança da viúva.

    A viúva sabia que se não fosse perseverante o juiz daquela cidade jamais a ouviria, ela sabia a importância da perseverança, qualquer pessoa tendo um pedido negado pelo juiz dificilmente voltaria ao mesmo para pedir-lhe a mesma coisa, sabendo que ele era um homem rude e que acima de tudo nem mesmo temia a Deus. No entanto, ela perseverou em seu pedido, ela foi fiel ao seu pedido até ao fim, foi perseverante e conseguiu ter seu pedido atendido, sua atitude foi de uma pessoa perseverante no que almejava, pois se assim não fosse jamais teria conseguido.

c) A nossa atitude.

    Devemos também ser perseverante em nossas orações, a Escritora E.G. White em seu Livro Caminho a Cristo, afirma que Deus responderia mais vezes as nossas orações se assim tivéssemos perseverança no que almejamos alcançar. Percebemos maior bênçãos de Deus se perseverarmos, nossas orações terão mais poder.


II. A ORAÇÃO PODEROSA É OPORTUNA.


1. A dificuldade da viúva.

a) A sua atitude.

    Aquela mulher, acima de tudo uma viúva ao pedir para o juiz que atendesse ao seu pedido, não pediu algo estranho ou algo que não estava acontecendo com ela. Ela pediu algo que estava precisando, seu pedido foi um pedido muito oportuno para o que ela necessitava, ela não foi pedir arroz, feijão ou farinha ao juiz, mas foi pedir o que estava precisando, ela foi direta no que estava almejando, ela pediu: “julga a minha causa contra o meu adversário”.

b) A nossa atitude.

    Devemos tomar o exemplo também daquela viúva, muitos de nós quando oramos esquecemos até mesmo do que mais necessitamos, outros oram por algo que nem estão sentindo ou necessitando. A oração deixa de ser poderosa porque não é uma oração oportuna, mas uma oração rotineira, cansativa, sem objetivo, uma oração prolixa que rodeia, rodeia e não chega em ponto algum. Nossa oração será poderosa se falarmos daquilo que realmente necessitamos, fazendo o momento da oração, uma ocasião e pedido em comunhão a Deus, pedidos estes que sejam oportunos. Jesus mostrou através desta parábola os rumos que uma oração deveria ter, Ele nos ensinou como orar, orou por nós e também através desta parábola mostra como nossas orações deveriam ser.


CONCLUSÃO:


    A oração verdadeiramente é poderosa, é a nossa linha direta onde nos comunicamos com Deus. Mas para termos uma oração poderosa não significa que apenas devemos falar com Deus, Deus de qualquer forma é claro vai no ouvir, mas precisamos ser perseverantes, e fazermos de nossa petições orações oportunas, certamente assim nossas orações serão poderosas, e receberemos mais êxito em nossos pedidos a Deus.


APELO:


    É provável que exista pessoas ao nosso meio que já perdeu o gosto pela oração a oração já se tornou monótona triste, um verdadeiro cansaço. Talvez você pense que o problema está em Deus, mas afirmo-te que não é com Deus, pode conosco. Tem você e eu sido perseverantes em nossas orações? Tem sido a nossa oração uma oração oportuna? Temos sido francos e sinceros com Deus? sejamos perseverantes e tornemos nossas orações oportunas e veremos que elas certamente mostrarão o seu poder.