60 DEUS É FIEL EM NOSSAS PROVAÇÕES

acervo de sermões extra


ASSUNTO: A fidelidade de Deus.


OBJETIVO: Estimular confiança em Deus em meio a provação.


TEXTO: I Corintíos 10:13. 


TESE: Deus é fiel quando somos tentados


INTRODUÇÃO:


    A pessoas que dizem que somos tentados por Deus, mas a Sua Palavra afirma que Deus a ninguém tenta, este é um papel específico de Satanás, é ele quem nos tenta e nos acusa diariamente de dia e de noites das provações as quais caímos. (cf. Ap.12:10). 


Deus em Sua misericórdia e amor tem cuidado de nós até mesmo quando estamos sendo provados, tentados pelo diabo, Ele em meio às nossas tribulações é fiel ao Seu povo fiel aos Seus filhos que O clamam por socorro e livramento.


I. TORNANDO A PROVAÇÃO PREVISÍVEL


1. A provação é previsível.

    Deus é fiel a nós em meio à provação. Ele não nos deixa eternamente sofrendo por causa das tribulações, o Senhor às faz previsíveis, passageiras. Nunca foi propósito de Deus que sofrêssemos, que passássemos por dificuldades, que chorássemos nos sentindo abandonados ou perdidos, é por Sua graça e Seu amor por nós, embora sejamos pecadores e muitas vezes desobedientes, Ele tem misericórdia de nós e faz com que estas dificuldades sejam passageiras. 

a) O motivo de sermos tentados.

    É a conseqüência da desobediência que nos faz sofrer tanto, é a conseqüência da rebeldia de Satanás que nos tem aterrorizado, sofremos por causa do pecado, somos tentados pelo Diabo, mas Deus ao contrário deste ser terrível, é misericordioso para com os Seus filhos, Ele torna estas tentações, provações, tribulações todas previsíveis.

b) Nossa atitude.

    Nossa atitude deve ser de confiança em Deus em meio às tribulações, pois Deus está conosco. Jesus nos afirma dizendo: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (cf. João 16:33). Devemos a cada dia confiar neste maravilhoso amor de Deus por nós, pois é Ele mesmo que cuida de nós.


II. MANTENDO A TENTAÇÃO DENTRO DOS LIMITES.


1. O papel de Deus.

    Deus em meio às nossas provações é fiel para conosco, a Sua Palavra nos afirma isto, Ele é fiel para com os aflitos que clamam por livramento. Sua misericórdia dura para sempre, Seu amor vai além do que imaginamos. Seu papel em meio das tribulações é de um Deus, amigo companheiro fiel, Ele é fiel a nós.

a) Deus não permite a tentação ultrapassar às nossas forças.

    Somos tentados pelas conseqüências de nossos pecados, pela conseqüência do pecado que entrou na terra, mas estas tentações, não são além de nossas forças, Deus mais uma vez mostra o Seu amor pela humanidade, por mim e por você, não permitindo que sejamos tentados por algo que seja além de nossas forças. O próprio Jesus sabe as nossas dificuldades humanas, e m Sua plena graça, não permite que sejamos tentados além de nossas forças.

b) Nossa atitude.

    A nossa atitude mais uma vez deve ser uma atitude de confiança em Deus, pois em seu pleno amor, não permite de forma alguma que sejamos além de nossas forças, Ele é fiel a nós e nEle devemos confiar.


III. ELE PROVER UMA MANEIRA PARA SAIRMOS DA TENTAÇÃO.


1. A misericórdia e amor de Deus.

    A misericórdia e o amor de Deus não se limita em apenas tornar a tentação passageira, previsível, e não somente em permite que a tentação não seja além da força humana, Sua graça ultrapassa tudo isto. A Sua Palavra afirma que Deus, Ele mesmo em meio às nossas tribulações: “proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” 

a) A fidelidade de Deus.

    Deus é fiel a nós provendo uma maneira para sairmos da tentação, podemos ser traidores de Deus, mas Ele jamais nos trairá. Sua graça grandiosa, nos proverá livramento, temos um Deus que embora estejamos neste mundo perdido e infiel, Ele é fiel para conosco, que almeja que sejamos felizes e libertos das tentações de Satanás.


CONCLUSÃO:


    Deus é fiel a nós quando somos tentados, Ele mostra o seu amor, misericórdia e fidelidade a nós fazendo com que as tentações sejam previsíveis, fazendo com que elas não se tornem além das nossas forças, Ele as mantêm dentro do limite humano, e acima de tudo o Senhor prover meios para sairmos das tentações e provações.


APELO:


    Todos somos tentados de diversas formas, alguns com tentações maiores que as dos outros, mas o mais importante é que temos o mesmo Deus e Ele é fiel para conosco em meio às nossas provações, quer você ter um livramento por Deus? Almeja você receber a proteção Divina? Entregue-se a Deus e grandes livramentos Ele fará em sua vida, grandes vitórias teremos por meio de Cristo Jesus.