ASSUNTO: A Batalha Espiritual.
OBJETIVO: Mostrar o que cristão deve fazer para vencer a batalha.
TEXTO: Efésios 6:10-18.
TESE: Com Cristo venceremos as batalhas espirituais.
INTRODUÇÃO:
Vivemos em um tempo de guerra, onde temos o livre arbítrio para escolhermos a que lado estaremos nesta grande luta.
Deus em Sua Palavra nos afirma que nossas lutas não é “contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais”.
Deus nos alerta que estamos vivendo um grande conflito nas regiões celestiais, as regiões celestiais aqui é a nossa mente, o lugar onde recebemos informações, instruções divinas lugar onde conectamos com Deus e recebemos a iluminação para sabermos qual é a Sua verdadeira vontade.
I. A MORAL DO CRISTÃO.
1. Deve ser elevada.
O Cristão deve está fortalecido, deve está com sua moral elevada a Deus, seu fortalecimento deve estar em Deus e na força do Seu poder. O cristão deve está revestido de toda a armadura de Deus.
a) Com quem lutamos.
A palavra de Deus deixa bem clara que não lutamos contra o sangue e a carne, mas lutamos contra as forças espirituais do mal, devemos diariamente tomarmos cuidado, pois sozinhos somos mais fracos, precisamos está fortalecidos no Senhor e em Sua força. Precisamos estar revestidos da armadura de Deus para resistirmos no dia mau, para permanecermos inabaláveis precisamos da proteção e cuidado divino. A nossa necessidade é de estarmos firmes em Deus, cingidos com a Verdade da Sua palavra, e vestidos com a couraça da Sua justiça. Assim deve está a moral do cristão, pois esta luta se desenrola nas regiões celestiais e para vencermos precisamos da força de Deus.
II. A ARMADURA DO CRISTÃO.
1. Armas de defesa. (v.17)
A nossa arma de defesa é o capacete da salvação, ninguém usa um capacete para ir para uma guerra afim de com o capacete ferir alguém, o capacete usamos para nos defender e o nosso capacete, a nossa defesa, deve ser na confiança em Cristo, na certeza de que recebemos a salvação por meio de Jesus em sua morte na cruz do calvário. Foi por intermédio de Cristo Jesus que a adquirimos. A certeza da salvação é a nossa proteção nesta guerra do bem contra o mau. De Cristo contra o próprio Satanás, a salvação é a nossa defesa e certeza de que estamos salvos em Cristo Jesus, por meio de Sua morte a nossa vitória é garantida.
2. Armas de ataque. (v.17b)
A nossa arma de ataque é a espada do Espírito que segundo a Bíblia é a própria Palavra de Deus, é com ela que temos a certeza de que Deus é amor, de que em Deus está a verdade, o inimigo jamais nos vencerá se estivermos firmes na Palavra de Deus. é através dela que provamos que Cristo é o nosso salvador. A nossa arma é a Palavra de Deus, por que vemos e termos a certeza da vitória de Deus no fim dos tempos. Devemos estar firme nesta Palavra que pertence a Deus afim de que sejamos vitoriosos juntamente com Jesus Cristo, o Justo.
III. A VIDA DE ORAÇÃO DO CRISTÃO.
1. Deve ser persistente. (v.18)
A vida de oração do cristão deve ser persistente, perseverante, a Palavra de Deus diz que devemos orar e suplicar, no entanto é necessário que estejamos orando todo o tempo no Espírito. O exercício da vida de um cristão é a oração, se ele não ora, ele tem um grande índice de ser uma pessoa fracassada, uma pessoa vencida pelas forças espirituais do mal, uma pessoa sem oração é uma pessoa sem comunhão com Jesus. O cristão deve estar sempre em comunhão em oração, persistindo em seus propósitos.
2. Deve ser intercessora. (v.18b)
A vida de oração do cristão não deve ser apenas por ele, o Senhor Deus nos afirma que devemos orar perseverantemente pêlos santos, por todos os irmãos, o cristão deve ter uma vida de oração intercessora.
CONCLUSÃO:
Estamos em guerra, uma guerra que terá fim com a volta do nosso Senhor Jesus Cristo. Mas para vencermos esta guerra esta luta da fé, é necessário que estejamos fortalecidos por Deus, revestidos de Sua justiça, pois nisto consiste a moral do cristão, devemos está preparados com a armadura de Deus, que é o capacete da salvação por meio de Cristo e a espada da Palavra de Deus. Para vencermos precisamos orar perseverantemente, não apenas por nós , mas por todos os santos.
APELO:
Temos nós nos preparado para esta guerra que já estamos nela? Temos dedicado momentos para o fortalecimento em Deus e em Seu pode? Temos nos revestido da armadura de Deus? Temos sido fiéis às palavras de Deus? Temos nós dedicado tempo para a oração? O Senhor almeja que sejamos vitoriosos, Ele que está conosco nesta guerra. Aceita você a companhia divina este momento?