62 O SENHOR ESTÁ CONOSCO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Confiança em Deus.


OBJETIVO: Promover confiança em Deus.


TEXTO: 2 Reis 6:8-23.


TESE: Em meio ao obstáculo em Deus podemos confiar.


INTRODUÇÃO:

    

    Muitas vezes como neste relato que veremos, parece que tudo vai dar errado, é necessário mais do que uma simples confiança, é preciso termos muita fé no livramento Divino. 


O relato da ação de Eliseu na guerra contra os sírios, nos mostra e dar a certeza de que podemos confiar no Senhor quando estivermos em meio aos obstáculos. Podemos ter a certeza do livramento do Senhor, embora parecer tudo sombrio Deus mostra o Seu poder e nEle podemos confiar.


I. PORQUE MAIS SÃO OS QUE ESTÃO CONOSCO.


1. O rei da Síria.

  O rei da Síria fez guerra a Israel, em sua câmara de dormir, conforme vemos no verso doze, o rei falava  em conselho com os seus oficiais. O conselho se tratava das suas estratégias de guerra contra a nação judaica. A Bíblia nos revela dizendo que Eliseu recebia as mensagens de Deus (provavelmente por meio de visão), e falava ao rei de Israel onde o exército sírio estaria localizado e que evitasse passar por ali.

a) A atitude do rei Sírio.

    O rei sírio percebendo seus fracassos e em meio de concílio com seus servos perguntou-lhes quem era o traidor, mas seus servos falaram que não era ninguém da Síria, mas sim o profeta Eliseu. Tomou a atitude a o rei de mandar seu exército capturar o profeta  Eliseu.

b) A atitude do servo de Eliseu.

    Este relato no mostra que o servo de Eliseu logo de manhã ao acordar, saiu da casa onde estava o homem de Deus, ao observar, este moço percebeu que ele não estava seguro, mas o exército sírio estava ali com seus carros, cavalos e tropas em volta de toda a cidade. Neste momento, vendo sua incapacidade diante da situação, recorreu a Eliseu e exclamou: “Ai! Meu senhor! Que faremos?” (2 Reis 6:15).

c) A atitude de Eliseu.

    Eliseu então lhe respondeu: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (2 Reis 6:16). Não foi à toa  que Eliseu lhe respondeu desta forma, mas foi por está em íntima comunhão com Deus, Eliseu não apenas confiava no Senhor como também conhecia o seu Deus.

d) A nossa atitude.

    Às vezes parece-nos que estamos sozinhos, sem ninguém a nos ajudar, tudo indica que estamos perdidos, a vitória aparentemente parece não nos pertencer. São nestes momentos que devemos confiar em Deus e ter a certeza de que são muito mais os que estão conosco. “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra”. (conf.  Salmos 34:7).




II. O SENHOR ABRE OS NOSSOS OLHOS.


1. A atitude de Eliseu.

    Diante desta situação Eliseu sabia que era necessário, que não somente ele, mas também o seu servo tivesse a certeza de que Deus estava na direção de tudo, principalmente naquele momento, onde tudo parecia sombrio e perigoso. Eliseu orou ao Senhor dizendo: “Senhor peço-te que lhe abras os olhos para que veja” (2 Reis 6:17).

a) A atitude do Senhor.

    Vendo o Senhor a necessidade deste ato, abriu os olhos daquele moço. Diz o relato que aquele jovem “viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Reis 6:17b).

b) A nossa atitude.

    Embora muitas vezes parece-nos que está tudo perdido, é necessário que saibamos que Deus está ao nosso lado. Muitas vezes gostaríamos de sentir esta presença. O Senhor está disposto a nos ajudar a enxergar Seus maravilhosos feitos, no entanto devemos tomar a atitude de pedirmos a Ele que nos ajude a enxergar com os olhos da fé, e nos ajude a termos  a plena certeza de que Ele está com Seu exército a nos proteger.


CONCLUSÃO:


    Deus sabe de todas as nossas dificuldades, Ele sabe do que mais nos perturba e o que pode nos fazer fracassados, Deus sabe, Ele é onisciente. A cada instante estamos em dificuldades, as derrotas parecem ser a cada instante o nosso resultado final, mas mesmo assim devemos confiar e no Senhor e em Seus poder. Podemos confiar porque mais são os anjos do Senhor que estão conosco do que qualquer problema, e além de tudo o Senhor almeja abrir os nossos olhos para que vejamos Suas maravilhas e Seu livramento.


APELO:


    É possível que tenhamos pessoas aqui que hoje estão se sentindo as piores pessoas, os mais fracassados, talvez o seu fracasso seja espiritual, você tem tentado ser um cristão autêntico, mas tem caído e sua ruína parece ser fatal, talvez o seu fracasso seja em sua família com se(a) esposo(a), com seu(a) filho(a), talvez seja no trabalho, na realidade eu não sei, mas você sabe e Deus muito mais ainda. Confie em Deus, coloque seus planos nas mãos dEle, se você está em meio ao pânico e vive dizendo que “farei?”, confie no Senhor e Ele te fará ver que Ele e todo o Seu exército está com você.