63 JESUS, A LUZ DO MUNDO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: A Luz do mundo.

OBJETIVO: Promover comunhão espiritual.


TEXTO: João 8:12.


TESE: Somente Jesus ( a Luz) pode dar vida.


INTRODUÇÃO:


    Em meio a tanta divulgação de como se viver melhor, muitos acabam esquecendo de Deus, imaginam que por si só podem alcançar a vida eterna, muitos nem mesmo acreditam que existe uma vida superior e melhor do que a nossa. 


A vida que vivemos é passageira, ela está sujeita a qualquer momento nos deixar. Não temos segurança de que amanhã ou até mesmo mais tarde estaremos vivos, mas existe um Ser que almeja muito que tenhamos uma vida eterna, Seu nome é Jesus, e em Sua Palavra Ele nos revela o que podemos fazer para adquirirmos tal vida.


I. BUSCAR A LUZ DO MUNDO.  Jo.8:12.


1. Jesus, a Luz do mundo.

    Jesus é a Luz do mundo, Ele mesmo declara que aquele que O seguir “não andará nas trevas; pelo contrário terá a Luz da vida” (cf. Jo.8:12). Somente Jesus pode nos dar a vida eterna. A palavra de Deus em João 1:4 nos diz que: “A vida estava nEle e a vida era a Luz dos homens”, por fim o próprio Jesus declara: “Eu sou a Luz do mundo”.

    Cristo é o doador da vida, Ele é “a Luz que resplandece nas trevas” (cf.jo.8:5), as trevas não prevaleceram e nem prevalecem contra Ele. Jesus é o doador da vida e a todo aquele que O seguir ele promete dar a Luz da vida.

a) A nossa atitude.

    Devemos sempre buscar a Jesus, a final Ele é a fonte de vida, Ele é a Luz, somente nEle adquirimos vida eterna. Para que vivamos, não podemos fazer outra coisa a não ser ir em busca da Luz do mundo, para que tenhamos vida.


II. ESTAR SEMPRE DIANTE DA LUZ.


1. O exemplo de Nicodemos.

    Nicodemos sabia que para ele ter vida eterna, ele deveria sempre estar diante da Luz, independente de qualquer que seja o horário, Jesus é Luz. Nicodemos O foi procurar durante a noite, com medo de que os judeus o vissem e o expulsassem do Sinédrio. Embora Nicodemos foi procurar a Jesus durante a noite, nas trevas, “as trevas não prevaleceram contra Ele”, e Cristo mostrou a necessidade que Nicodemos tinha de ser renovado, tendo assim um novo nascimento, um novo batismo. 

    Mas a necessidade maior de Nicodemos era ficar sempre diante da Luz, na Luz, diante do Senhor Jesus “para que todo o que nEle crê tenha a vida eterna” (cf. Jo.3:15).

a) A nossa atitude.

    Devemos ter a mesma atitude de Nicodemos, procurar o mestre e nos preocuparmos em estar sempre com Ele, é nEle que se encontra a vida eterna, nossa atitude de ser estar sempre junto da Luz, junto de Jesus.



III. NÃO SAIR DIANTE DA LUZ.


1. O exemplo de Judas.

    Todo o fracasso espiritual é adquirido por sairmos da presença de Cristo, quando saímos da Luz nos deparamos nas trevas. Jesus é o doador da vida, todo aquele que sai diante de Sua presença, abandona a Sua companhia, não tem outro destino a não ser a morte eterna. Judas “saiu” (ver Jo.13:30) da presença de Jesus, na verdade ele saiu da presença da Luz e acabou nas trevas, foi para o mundo, onde não há vida. O resultado da atitude de Judas não foi outra, a não ser a própria morte (ver Mt.27:3-10). Não tem como continuar vivendo sem Cristo, a vida sem Ele é passageira, resoluta em morte eterna.

a) A nossa atitude.

    Não devemos nunca sair da presença da Luz que é Jesus, sairmos diante dEle significa morrer eternamente, significa destruição, não devemos nunca abandonar  fonte de vida que é o Senhor Jesus Cristo.


CONCLUSÃO:


    Jesus Cristo é a Luz do mundo, sem ele nada somos, Sua presença nos dar a certeza de que temos nEle a vida eterna, Ele é a fonte de vida e estar disposto a dar vida a todo o que nEle crê. Para obtermos vida eterna devemos sempre buscar esta Luz que é Jesus, devemos sempre estar diante dEle, com Ele, sendo obedientes ao que Ele nos pedir, nunca devemos sair diante de Jesus, estarmos sem Cristo significa que morremos eternamente , estarmos com Ele é ter certeza da vida eterna.


APELO:


    É possível de que você esteja na beira da morte, a ponto de morrer por estar distante da Luz, distante da vontade que Jesus tem para com você, talvez você da mesma maneira como Judas, já esteve próximo ao Senhor, já o serviu, mas agora esta distante, à beira da morte. Querido irmão volte para Jesus, busque-O, através da oração você pode se encontrar com Ele, você pode estar diante dEle, Ele deseja te dar vida e vida eterna.