57 AMOR AO SEMELHANTE

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Amor ao próximo.


OBJETIVO: Promover o amor ao semelhante.


TEXTO: João 13:12-35.


TESE: Cristo foi humilde e amoroso com os discípulos.


INTRODUÇÃO:


    Quando temos poucos minutos com uma pessoa não desperdiçamos o tempo falando bobagem, geralmente falamos somente o que é importante. 


Do mesmo modo ocorreu com Cristo, Ele não passou o últimos momento com Seus discípulos antes da crucificação falando bobagem, no entanto, instruiu-lhes no que eles mais precisariam, num problema que Cristo sabia que afetaria a Sua Igreja, O amor ao semelhante. O apóstolo João gastou 5 cap. Em seu livro para descrever este último momento. Jesus mostrou a Sua humildade e amor tendo os seguintes atos:


I.LAVANDO OS PÉS DOS DISCÍPULOS  (João 13:1; 3-5)


1) A onisciência de Sua Missão.

a) Cristo sabia que viera de Deus e que voltaria para Deus, neste momento Ele não estava preocupado consigo mesmo, mas estava com os discípulos, que mais tarde seria a Igreja de Deus, nós hoje.

b) Horas antes os discípulos tinham discutido sobre quem seria o maior no reino de Deus, estavam todos sentados em silêncio pensando em quem seria o humilhado em fazer o papel de servo, pois somente os servos realizavam o lava-pés. Enquanto os discípulos pensavam em o que ocorreria naquele momento, Cristo sabia o Seu papel a desempenhar.

2) Uma lição de humildade.

a) Cristo então vendo-lhes os corações, levanta-se, tira as vente de cima, provavelmente as que poderiam atrapalhar na cerimônia, pega uma toalha, cingi-se com ela, pega uma bacia, põe água nela e passa a lavar os pés dos discípulos.

    Ora, mais o que é que estamos presenciando aqui? Cristo o Rei dos reis, o Salvador, o Criador do Universo, o Deus que esperamos para nos livrar deste mundo, lavando os pés de Seus discípulos? Que cena é esta? Que lição Cristo nos quer transmitir lavando os pés dos discípulos?

    Cristo neste momento ensina uma lição de humildade. O que é ser humilde para você? Cristo nos deu o exemplo de humildade e quer que sigamos em nossa vida cotidiana, não somente na cerimônia de lava-pés. No verso 15 de João 13, Ele nos deixa claro que quer que sigamos Seu exemplo.

        

II. DANDO UM NOVO MANDAMENTO (João 13:34).


1) A instrução de Cristo.    

    Neste último momento de Jesus com Seus discípulos Ele não somente ensinou-lhes uma lição de humildade, mas apenas estava abrindo-lhes a mente sobre o que Ele realmente desejava que ocorresse com Seus discípulos e com Sua Igreja.

a) O novo mandamento.

      Sabemos que aqui não é um novo mandamento na Bíblia, pois temos 6 mandamentos na lei de Deus que refere-se do amor ao próximo, não estou contradizendo nem a Bíblia e nem ao próprio Cristo, porque quando Cristo disse “novo”, era porque realmente era novo para os discípulos, eles precisavam deste mandamento, tinham-se esquecido da lei de Deus onde se referia também do amor ao próximo.

2) Os três tipos de amor.

a) Na Bíblia existem três tipos de amor: o “phileo” usado para descrever o amor entre os amigos, o “eros” usado para descrever o amor entre um homem e uma mulher, e o “ágape” o qual Cristo se refere para conosco.

b) Cristo nos deu este mandamento no amor ágape , o mais puro amor, o amor que somente Ele pode conceder. Eu pergunto a vocês agora qual é o amor que está predominando nesta Igreja local? Não precisa responder é só para refletir. Qual é o amor mais comum que está em nosso meio? O phileo, o mais comum de desejarmos um bom dia, feliz sábado ou o ágape, o mais puro amor? Se for phileo, temos aqui algo errado, pois o amor o qual o Mestre nos ordenou a termos uns pelos outro foi o amor ágape.

c) No verso 35, Jesus afirma que conheceremos os Seus verdadeiros discípulos analisando se eles realmente têm amor aos seus semelhantes. “Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (cf. Jo.13:35).


CONCLUSÃO:


    Bem sabemos que vivemos em uma realidade diferencial da realidade que Jesus gostaria que vivêssemos. Jesus em Sua plena misericórdia e amor, foi capaz de nos mostrar a Sua humildade lavando os pés de Seus discípulos, mostrando a eles a verdadeira humildade e então nos pedindo que assim também façamos. Cristo mostrou Seu amor instruindo os Seus discípulos. O amor não se restringe em apenas detectar os problemas, mas também em tentar solucionar o problema. Jesus instruiu os discípulos a amarem uns aos outros, mostrou-lhes do que realmente precisavam, naquele momento, para compreenderem o Seu amor.


APELO:


    Nós podemos adquirir esta humildade e amor, nos basta pedirmos ao Pai e Ele nos concederá. Tem você sido realmente um discípulo de Jesus? Tem você realmente amado o Seu semelhante? Jesus afirma que os Seus verdadeiros discípulos amariam uns aos outros, será que você pode agora ter a certeza se nós, eu e você temos sido e estamos sendo verdadeiros discípulos de Jesus?

    Se você tem amado o seu semelhante você é um verdadeiro discípulo de Jesus, no entanto, se você está chateado com alguém, ferido, magoado, peço-te que ore a Deus neste momento para que Deus lhe conceda o seu divino amor e você tenha a capacidade de perdoar, de ser humilde, e amar o Seu semelhante.