56 UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Novo Céu e Nova Terra.


OBJETIVO: Estimular a confiança em Deus.


TEXTO: Apocalipse 21:1-5.


TESE: Deus é o nosso eterno protetor.


INTRODUÇÃO:

    

    Vivemos em um mundo caótico, em bem provável que você, não entenda o motivo de tanta fome, de tanta morte, de tanta violência, o motivo de doenças existirem, o motivo de tanta dificuldade financeira. 


Mas embora esteja aparentemente tudo perdido para a raça humana Deus mostra a Sua eterna proteção.


I. ELE NOS DAR UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA


1. A conformidade humana.

a) Embora muitos estejam conformados com este mundo, com as coisas terrenas, existe uma nova terra preparada para nós, este mundo violento está cheio de calamidade, não existe mais paz, não existe mais respeito, fome e morte e o que vemos diariamente.

b) A proteção de Deus.

    Deus nos ama e nos protege, Ele sabe o quanto sofremos, deus nos promete um novo céu e uma nova terra. Nunca foi propósito de deus que o homem sofresse, embora sejamos pecadores, Deus ainda nos protege e deseja nos dar uma nova terra, um novo céu, sem violência sem maldade, sem fome, Deus mostra Sua proteção e amor mostrando ao apóstolo João este novo céu e esta nova terra.


II. ELE TIRA AS NOSSAS DIFICULDADES.


1. O mar.

    O mar para o apóstolo João era sinônimo de sofrimento, o mar é símbolo do caos primitivo, o apóstolo não mais agüentava os terríveis rumores do mar, dormir com aquele barulho era um sacrifício, ele sabia do que era passar uma noite ouvindo as grandes ondas batendo nas rochas, as grandes tribulações daquele mar.

a) A proteção de Deus.

    Deus nos protege e mostra a Sua proteção afirmando que o mar das nossas dificuldades não mais existirá, podemos dizer simbolicamente de que o mar pode ser os nossos problemas, por mais diversos possíveis. Podemos simbolicamente dizer que o mar pode ser as nossas dificuldades financeiras, talvez a morte, a dor da perda, os problemas familiares, o divórcio que você está passando, a fome, a depressão, etc.

Pois saiba que Deus lhe promete que tudo isto passará. Ele diz que toda a dificuldade, os seus problemas e os meus,“o mar não mais existirá”.


III. ELE NOS CONSOLA.


1. A conseqüência das dificuldades.

    Talvez você não esteja agüentando mais tudo isto, você não suporta mais este mundo. Pode ser que existe pessoas entre nos que já tentou até mesmo morrer, já pensou e desejou sumir por causa de tantas dificuldades.

a) A proteção divina.

    Só você sabe o quanto você tem chorado, sozinho (a), ninguém sabe, mas você sabe. Deus mostra a Sua proteção lhe prometendo que neste novo céu e nesta nova terra Ele mesmo lhe consolará. Neste lugar Ele “lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. Esta é promessa divina Ele te consolará.


CONCLUSÃO:


    Deus é o nosso eterno protetor, Ele nos promete e demonstra Sua proteção nos afirmando que teremos um novo céu e uma nova terra, nos prometendo que todas as nossas dificuldades e problemas não mais existirá neste maravilhoso lugar e Ele mesmo enxugará de nossos olhos toda a lágrima toda tristeza e decepção que passamos neste mundo, o próprio Jesus nos consolará.


APELO:


    Tem você sofrido por causa de algum problemas? Está você sentindo a dor da perda? Tem você algum ente querido que já morreu? Saiba que Deus lhe promete tudo isto não mais existirá. Quer você Ter uma nova experiência com Deus e morar juntamente com Ele neste novo céu e nesta nova terra?