55 AS INSTRUÇÕES DIVINAS

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Vida Cristã.


OBJETIVO: Levar a congregação a consagrar-se mais a Deus.


TEXTO: Lucas 10: 38-42.


TESE: Jesus provê a nossa instrução espiritual.


INTRODUÇÃO:


    Deus em seu amor e misericórdia, sabe das nossas dificuldades, Ele sabe o quanto precisamos dEle, Ele não mede esforços, enviou Seu filho para provê a nossa instrução espiritual, Jesus diariamente tem feito isso para nós e por nós. 


Ele tem diariamente provido as nossas instruções espirituais.


I. ELE FOI A CASA.


1. A casa.

    A casa de Marta e Maria ficava em Betânia, assim identificada pelo Apóstolo João ao se referir sobre a morte de Lázaro (cf Jo.11:1;12:1). Segundo alguns comentários bíblicos como Champlin e Broadman, afirmam que Betânia “era uma pequena vila cerca de dois quilômetros a leste de Jerusalém”. 

a) A atitude de Jesus.

    Deus nos provê instruções espirituais indo às nossas casas, não diferente Cristo visita também o nosso lar, não importa onde moremos, em uma pequena vila ou até mesmo em uma favela, Ele a fim de nos instruir na Verdade, juntamente com o Espírito Santo, visita o nosso lar, o nosso quarto, onde estivermos morando, Ele lá nos visitará também.


II. ELE DEMOROU-SE ALI.


1. A visita de Jesus.

a) A atitude de Jesus.

    Jesus não somente visitou aquele lar, mas Ele mesmo se demorou ali, Cristo sabia da necessidade daquele lar, daquelas pessoas, Ele não podia passar somente de passagem, era necessário instruí-lhes, era necessário ficar ali um pouco de tempo.

b) A atitude de Maria.

    Segundo Broadman, sentar-se aos pés de alguém era uma expressão idiomática equivalente a seguinte atitude: “Estudar sob a direção de alguém”. E Maria estava como um fiel estudante da palavra de Deus, estuda sob a direção de Cristo. Jesus se demora em nosso lar e nos instrui espiritualmente, Ele não passa somente de passagem, mas se demora conosco.


III. ELE ENSINOU


1. A atitude de Maria.

    O fato de Maria estar assentada aos pés de alguém, a tradição diz que ela estava aprendendo algo pela direção desta pessoa. Ela esta aos pés do Mestre, ela estava ouvido a Jesus (cf. 10:39).

a) A atitude de Jesus.

    Jesus nos provê instrução espiritual não somente indo aos nossos lares, não somente passando tempo em nossas casas, conosco, mas também Ele mesmo nos ensina, nos instrui. Tem Cristo visitado você e eu constantemente, Ele tem ficado ali, Jesus tem provido as nossas instruções espirituais.


CONCLUSÃO:


    Deus em sua misericórdia e amor tem olhado as nossas dificuldades e tem provido as nossas instruções espirituais. Jesus Cristo tem provido as nossas instruções indo até nós, indo aos nossos lares se demorando ali e ensinando. Estamos nós atentos às visitas do Mestre? Estamos nós nos sentando aos pés de Cristo e a Ele e à Sua palavra ouvido? Ou estamos muito ocupados como Marta?


APELO:


  Sejamos mais atentos para a visita do Mestre, Ele nos visita através de Sua palavra, através de nossas orações, às vezes Ele se faz presente sem precisar você chamar, Ele visita-nos quando nós o invocamos. Invoquemos o nome de Jesus e peçamos a Ele que nos ajude a ouvi-Lo a nos demorar também com Ele humildemente ouvindo Suas instruções.