96 CRISTO O CORDEIRO VITORIOSO

amizade ponto com


TEMA: Cristo leva nossas enfermidades.


PROPÓSITO: Entender a obra messiânica de Cristo.


TEXTO. ISAÍAS 53: 4-7


TESE: Cristo levou nossas enfermidades e dores e foi vitorioso.


INTRODUÇÃO


Cristo foi traído por Judas, negado por Pedro, julgado injustamente, açoitado, coroado com espinhos, carregou a cruz e finalmente foi conduzido até o calvário onde o crucificaram entre dois ladrões. 


Ele sofreu sozinho e foi abandonado por todos. Quão profunda foi a declaração de Isaías a quase sete séculos antes dizendo que Jesus foi levado como um cordeiro para o matadouro e como ovelha muda ele não abriu a sua boca.


I- O SERVO SOFREDOR.


Durante toda sua vida Cristo soube o que era ser odiado, desprezado e rejeitado. Quando tomou sobre si a forma humana Jesus experimentou tudo o que o homem havia herdado pelo pecado. 


Sofreu todos os maus tratos e as maldades que os homens ímpios e os anjos caídos puderam causar-lhe. Ele tomou sobre si a dor, a humilhação e o maltrato que nós merecíamos. Nesses momentos Jesus não protestou, nem se queixou para defender-se. O silêncio foi a demonstração de uma submissão total e incondicional. Por causa do pecado, o homem perdeu a capacidade de amar, de obedecer a Deus, e a própria vida. Cristo veio para restaurar todas as coisas. O Seu sacrifício era essencial para a redenção e restauração do homem. Tudo o que se perdeu por causa do pecado será restaurado plenamente quando Cristo voltar.


II- O CORDEIRO DO CALVÁRIO.


O Cordeiro das profecias é o Cordeiro do calvário. A bíblia nos convida a olhar para o Homem do Calvário. É Jesus o nosso Redentor e a Sua entrega no calvário demonstra o seu maravilhoso amor por cada um de nós. Jesus sabe tudo acerca das dores e aflições que sofremos, porque em todas as nossas aflições foi Ele afligido. Alguns dentre nossos amigos nunca passaram e nem sabem o que significa a miséria humana e a dor física. ”Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades...” Quando ficamos doente ou alguém muito íntimo nosso adoece, nós sentimos tristeza em ver quão frágil somos. Nesse momento Jesus se comove com o sentimento de nossa enfermidade e nos auxilia. Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si, por causa de nossos pecados. Foi para nos remir que Jesus viveu, sofreu e morreu.

Tornou-se um homem de dores, para que pudéssemos tornar-nos participantes das alegrias eternas. Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito. Foi condenado pelos nossos pecados, nos quais não tinha participação, para que fôssemos justificados por Sua justiça, na qual não tínhamos parte. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertence.


III- O CORDEIRO VITORIOSO.


Era o intuito de Satanás causar entre o homem e Deus uma eterna separação; em Cristo porém, chegamos a ficar em mais íntima união por ser Ele um vitorioso na cruz e em toda eternidade. 

Ao dar Sua vida pela humanidade Ele foi capaz de restaurar no homem a imagem de Deus. Cristo viu os resultados do trabalho de Sua vida aqui neste mundo e ficou satisfeito. Olhou através da eternidade, e viu a felicidade daqueles que pela sua humilhação haviam de receber o perdão e a vida eterna.

Foi o amor pelos pecadores que levou a Cristo a pagar o preço da redenção, (Jo 3:16).


CONCLUSÃO


A única maneira de demonstrarmos nosso amor por Jesus é aceitando e compreendendo o tamanho do sacrifício realizado no calvário por mim e por você. Louvado seja o Senhor nosso Deus por tão grande amor.


APELO


Quantos aceitam o sacrifício de Jesus no calvário e desejam entregar-lhe a direção de sua vida, colocando-se em pé para fazermos uma oração em seu favor?