95 AQUECENDO CORAÇÕES

amizade ponto com


TEMA: Jesus no velho testamento


PROPÓSITO: Mostrar que as promessas feitas  sobre  Jesus no V.T, se cumpriram


TESE: As profecias sobre a vinda de Jesus se cumpriram


TEXTO: Lucas 24:44


INTRODUÇÃO


A crucificação acabou com todas as esperanças dos discípulos. Jesus lhes deu um estudo bíblico, demonstrando que sEu ministério era o tema central do velho testamento. Isto deu-lhes novas esperanças quanto ao futuro. O mesmo pode ocorrer conosco hoje.


MOISÉS ESCREVEU SOBRE JESUS


A semente – Gên. 3:15 “Esta sentença, proferida aos ouvidos de nossos primeiros pais, foram para eles uma promessa. Podiam olhar para o futuro para a vitória final. Sempre haviam alguns que preservaram o conhecimento de Deus”. (PP pag 61 e 64)


O cordeiro – êxodo 12:3 e 11 “A páscoa apontava não somente para o livramento do Egito, mas, no futuro, para o maior livramento que Cristo cumprira, libertando sEu povo do cativeiro do pecado”. (PP pag 281)


O rei – Números 24:17 “Balaão profetizou que o rei de Israel seria maior e mais poderoso do que a nação mais poderosa na época. O rei era o filho e Deus e de poder seria exaltado acima de todos os reinos da terra. (PP pag 425)



 OS PROFETAS ESCREVERAM SOBRE JESUS



Emanuel – Isaias 7:14 “ Cada ato de sua vida , cada palavra proferida, cada milagre operado, devia Ter em vista tornar conhecida a humanidade caída e o amor de Deus”.


Restaurador – Miquéias 4:8 “O domínio  que uma vez pertenceu a Adão, passou para Satanás. Mais o filho de Deus se propôs a unir a terra e não apenas redimir o homem, recobrar o domínio usurpado”. (P.R pag 650)


Sol da justiça – Malaquias 4:2 “Durante séculos antes do primeiro advento de Cristo, as trevas cobriam a terra e a densa escuridão os povos, afim de que não tivessem conhecimento de Deus”. (P.R pag 654)


OS SALMOS FALAM DE JESUS


O ungido – Sal. 2:2 “Os salmos de Davi passam por uma série completas de experiências, desde as profundezas da culpabilidade consciente e condenação própria, até a fé mais sublima e mais exaltada comunhão com Deus”. (PP pag 811)


O sofredor – Sal 22:16-18 “Essas retratações do amargo sofrimento e cruel morte do prometido, penosas que fossem, eram ricas de promessas. Foi o amor pelos pecadores que levou Cristo a pagar o preço da redenção”. (PP pag 658)


O ressureto – Salmos 16:10 “Quando Jesus foi posto no sepulcro, Satanás triunfou. Ousou esperar que o Salvador não retornaria a vida. Ficou furioso quando eus anjos fugiram diante do celeste mensageiro. Ao ver Cristo sair em triunfo, compreendeu que seu reino chegara ao termino”. (DTN pag 584)


CONCLUSÃO


Os discípulos estavam tristes, destituídos de esperança e fé. Jesus anelava consola-los. Após sus explicações partindo de Moisés aos Salmos, desapareceu-lhes a tristeza e cheios de alegria tem agora pelo caminho o invencível companheiro, pareceu estar em novo mundo. (DTN  pag 593 e 596)


ILUSTRAÇÃO


Um dia um rapaz teve uma desavença com sua noiva. Pouco depois ficou muito doente. O médico prestou-lhe toda assistência possível, mas o estado do rapaz agravou-se cada vez mais. A noiva encontrou-se com o médico e ele lhe disse que o rapaz estava morrendo.

Ele comprou algumas flores e escreveu num cartão: “Com todo meu amor”.

Que mudança se operou no enfermo. Ele restabeleceu-se rapidamente e poucos dias depois houve uma singela cerimonia de casamento.

Há uns dois mil anos atrás Deus colocou a mais bela flor do céu na manjedoura de Belém. Sobre a cruz foi revelada a profundeza de sEu amor. (lição março 1990 pag 172)


APELO


Em Lucas 24:32 diz que o coração dos discípulos foi aquecido quando compreenderam que tudo que estava previsto sobre a vida e sofrimento do Messias havia se cumprido em Jesus. Suas vidas mudaram, sua alegria foi imensa. Gostaria você de Ter a mesma experiência?