97 ESTÁ FALTANDO ALGO

amizade ponto com


TEMA: Cristo


TEXTO: Gen. 22:1-2


PROPÓSITO: Despertar o relacionamento com Cristo


INTRODUÇÃO


Deus havia escolhido Abraão para dele fazer uma grande nação. Um povo especial que seria responsável pelos Oráculos de Deus. Mas no momento de maior prosperidade do patriarca ele é chamado a passar pela mais dura prova.


I – ISAQUE TORNOU-SE O CENTRO DA VIDA DE ABRAÃO


No Antigo Testamento encontramos associado a bênçãos de Deus grandes famílias. Para uma mulher ser esterco comparado ao desfavor de Deus. Sara sofria muito pois percebia em Abraão o desejo de ser pai. E de forma miraculosa Deus concede aos 90 anos e Abraão aos 100 anos a oportunidade de ser pai. Havia no coração de ambos um amor acumulado, pronto para ser oferecido.


A) Era o filho único


Por ser o filho único, Abraão gastava muito tempo com Isaque.


B) O filho da promessa: Deus havia prometido que em Isaque se cumpriria a promessa (25:1-4). Abraão havia sido separado de sua parentela para se cumprir o plano de Deus. Que de Abraão surgiria Israel um povo responsável pelos Oráculos de Deus.


II – DEUS PEDE ISAQUE COMO SACRIFÍCIO.


Quando Abraão estava com 120 anos, já adquirido muita riqueza, e com estabilidade assegurada. Deus lhe pede aquilo que havia se tornado o centro de sua vida.


Citação:  “O nascimento de Isaque, trazendo a realização de suas mais caras esperanças após uma espera de duração de uma vida, encheu de alegria Abraão e Sara”. 


A) Deus pede o impossível


Era contra o mandamento de Deus (não matarás).

 Com este sacrifício Deus traria infelicidade ainda maior ao casal.

O próprio pai devia sacrificar o filho.

Como se cumpriria a promessa com a morte de Isaque. 


B) A resposta de Abraão.


Deus havia pedido o impossível, mas não encontramos Abraão discutindo com Deus. Ele se submete inteiramente a Deus, por mais difícil e incoerente que possa ser o pedido.


Muitas coisas que Deus pede pode parecer loucura para nós. Mas sempre atrás de uma ordem de Deus, a uma bênção para nós.

Abraão não tenta argumentar com Deus, não usa a teoria do achismo. Tentando fazer alguma coisa que possa substituir o que Deus pediu (Caim).

Ele apoiou-se no passado, pois Deus havia lhe dado muitas provas de proteção para com ele.


Citação:  “Mesmo agora não murmurou contra Deus, mas fortaleceu a alma pensando nas provas de bondade e fidelidade do Senhor”.


III – TUDO ESTÁ PRONTO PARA O SACRIFÍCIO


Isaque estava acostumado a oferecer sacrifícios a Deus acompanhado por seu pai. Ele estava familiarizado aos costumes de seu pai. Era uma tradição que os patriarcas passavam de pai para filho.

E percebeu logo que faltava alguma coisa, que o essencial no ritual não havia, o cordeiro. Havia lenha, fogo mas não cordeiro. As vezes buscamos muitas coisas, mas esquecemos o que é principal.


As pedras do altar

O ser humano pode estar usando como pedras seu trabalho. Tem trabalhado doze horas por dia porque, seu trabalho é tudo para ele. Ele direciona tudo na vida para o trabalho, ou sua profissão. Mas Deus algumas vezes nos chama para colocarmos o olhar no sacrifício.


B)  A lenha para queimar


Pode ser alguém que tem tomado toda nossa atenção. Vivemos para agradar e tornar sua vida uma bênção para ela mesma. E você tem sofrido pois não consegue ter este sentimento correspondido – ama mais a um ser humano do que a Deus.


O fogo do sacrifício.


Pode ser sua dedicação na pregação do Evangelho. Gasta todo tempo que tem, corre de um lado para o outro. Trabalha incansavelmente para a obra, mas esqueceu-se do Senhor da obra.

O Senhor pede a você hoje que também deposite no altar do sacrifício.


CONCLUSÃO


A história de Abraão mostra como uma coisa muito boa, até mesmo um filho na velhice, pode tomar o lugar de Deus. Isaque havia se tornado o centro da vida de Abraão. Agora Deus pede uma prova de quem é mais importante na vida do patriarca. E Deus por certo nos pedirá alguns sacrifício quando estivermos distante de Seu amor para com Ele. Assim somos, nós estamos com todas as coisas prontas para o sacrifício, mas as pergunta de Isaque permanece, onde está o cordeiro?


Corremos em busca de tantas coisas, achando que são vitais para nossa vida, mas esquecemos do mais importante, Cristo.


APELO:


Gostaria você de hoje depositar no altar de sacrifício tudo aquilo que você até aqui tem considerado como importante.