95 JESUS, O MOTIVO PARA VIVER.

acervo de sermões extra

 

TEMA/ASSUNTO: A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO VIVER CRISTÃO


OBJETIVO: MOSTRAR QUE A PRESENÇA DE JESUS NA VIDA MOTIVA O CRISTÃO.


TEXTO: JO 21:1-6 “Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto ao mar de Tiberíades; e foi assim que Ele se manifestou: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídmo, Natanael que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos. 


Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Sairam, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. Mas ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era Ele. 


Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes ai alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. Então, lhes disse: Lançai a rede a direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.”(ARA) 


INTRODUÇÃO:


Os discípulos haviam estado ao lado de Jesus durante os últimos três anos de sua vida. Tinham depositado todas as suas esperanças sob a liderança de Cristo, mas agora assistiam temerosos os acontecimentos que levaram Jesus a morte na cruz.

Completamente decepcionados não conseguiam lembrar que Jesus havia predito  todas as coisas que aconteceriam até a sua morte e que também Ele ressuscitaria ao terceiro dia após a sua morte.

Foi dentro desse clima de decepção e incerteza, que o arrependido e desmotivado apóstolo Pedro convidou outros discípulos para pescar.  Sim amigos a ausência de Jesus na vida traz desmotivação.

I.PORQUE CRISTO É A  MOTIVAÇÃO


      As coisas da vida passada só ocupam lugar  em nossa vida, quando Cristo deixa de fazer parte dela. Foi isso que aconteceu com os discípulos. Liderados por Pedro, após a morte de Jesus, perderam a motivação de suas vidas e voltaram a fazer o que costumavam realizar em suas vidas passadas.  Quantos de nossos amigos, parentes que um dia fizeram parte desta comunidade, perderam Jesus de vista  e consequentemente a motivação da vida cristã,  voltam a praticar os hábitos de suas vidas antes de conhecer a Cristo porque perderam a motivação. Como isso pode acontece?



II.PORQUE SEM ELE PERDEMOSA MOTIVAÇÃO:


O Vs 3 nos diz que os discípulos passaram a noite na pesca, sem nada conseguir pegar.

Os fracassos se acumulam na vida, quando se perde a motivação. Uma noite inteira de trabalho numa atividade que dominavam, sem obter sucesso.

Olhando para esse texto fico intrigado com os motivos que poderiam ter levado homens experientes em pescaria a passarem uma noite inteira numa pescaria sem nada apanhar?

Certo dia  próximo a uma praia observei alguns pescadores que estavam por ali, então me aproximei deles e tentei descobrir se os métodos usados na pescaria dos discípulos estavam corretos e então perguntei: “Qual era a melhor maneira de pescar com redes”?

A resposta daqueles pescadores me surpreendeu. Eles me disseram que a melhor maneira de fazer pesca de rede deveria ser:


Com Barco;


 Afastado da Praia; 


De Noite.

Tudo isso os discípulos tinham feito, mas mesmo assim a bíblia diz que nada apanharam durante toda aquela noite.

Sabem queridos, o real motivo do fracasso dos discípulos em algo que dominavam muito bem, foi a perda da motivação. Com a morte de Jesus estavam desmotivados, sem esperanças. Quando sua primeira iniciativa deveria ter sido anunciar aquilo que Jesus já lhes tinha advertido, que ressuscitaria ao terceiro dia e ascenderia novamente ao Céu, a atitude deles foi exatamente voltarem a fazer o que faziam antes de conhecerem a Jesus, pescar, queriam garantir sustento material, pois não estavam convictos das promessas de Jesus e por isso foram pescar, mas sem a real motivação: “Jesus Cristo”, fracassaram. É preciso que Jesus ocupe lugar novamente em sua vida para que volte a razão do viver, a motivação.


III. PORQUE COM ELE DE VOLTA, A VIDA GANHA NOVA MOTIVAÇÃO


O aparecimento de Jesus ao amanhecer próximo a praia, e mesmo sem se dar a conhecer pelos discípulos lhes faz uma pergunta Vs. 5 “Tendes alguma coisa para comer”? os discípulos lhes disseram: “não”

Então surgem as condições para que Jesus se revele aos discípulos, O Salvador mandou que jogassem a rede à direita do barco, no mesmo lugar onde eles tinham passado à noite tentando apanhar algo e nada conseguiram, mas agora algo diferente estava acontecendo, a motivação necessária ao êxito na vida estava bem ali ordenando que lançassem as redes, e ao atenderem a ordem de Jesus, tantos foram os peixes que apanharam que as redes estavam para se romper.

CONCLUSÃO:


Sabem queridos nós que aqui estamos fomos atraídos por Cristo para perto Dele, abandonamos nossa velha vida, nossas perspectivas antigas e passamos a viver com esperança em suas promessas. Essas promessas tem sido a razão da nossa esperança, a motivação para viver, mas as vezes por algum motivo, nos afastamos de Jesus e voltamos as nossas vidas as perspectivas antigas, de quando vivíamos sem Cristo. Então a nossa vida se enche de fracassos e desesperança, Só Jesus pode ir ao nosso encontro e nos trazer de volta a motivação que tanto  precisamos para  viver e vencer.


APELO:


Amigo se você perdeu a motivação em sua vida religiosa, e sente que está voltando  a vida de pecados que vivia antes de conhecer Jesus. O Salvador se aproxima de você e te diz filho estou aqui para te motivar, para te dar forças, para te oferecer a vitória, queres alcança-la? permita hoje que Jesus faça parte do seu viver diário até a vitória final.