94 ESTÁ CONSUMADO!

acervo de sermões extra

ASSUNTO: O EXEMPLO DE CRISTO


OBJETIVO: INCENTIVAR AS PESSOAS A SEGUIREM OS EXEMPLOS DADOS POR CRISTO NA CRUZ.


TEXTO: JO 19:30.


INTRODUÇÃO:


Um dos mais emocionantes filmes que assisti foi: “A lista de Shindler” do renomado diretor de cinema Stenven Sphilberg. Esse filme conta de forma belíssima a história de Oscar Shindler, um comerciante que durante a Segunda Guerra mundial saiu da pobreza para tornar-se um dos mais ricos empresários, vendendo artigos para os alemães. 


Shindler envolveu-se com os judeus ao afeiçoar-se ao contador de seus negócios que era Judeu. A partir daí começou a usar todos os recursos que acumulou durante os primeiros anos da guerra para resgatar judeus e livrá-los do extermínio alemão. Quando seus recursos se esgotaram e já não dispunha de nenhum bem para resgatar judeus, aquele homem bem intencionado disse aos prantos a sua esposa: “Meu Deus eu não consegui consumar a minha tarefa”, “Eu poderia ter trocado o meu relógio de ouro por dez judeus, poderia trocar minhas roupas e sapatos também por cinco judeus, mas não o fiz”. Shindler não conseguiu consumar a obra que tinha proposto para sua vida.

Jesus em sua agonia não se rendeu a morte enquanto não terminou a obra que viera realizar. Senhor das circunstâncias que o envolvia, maravilhosamente e com poder resgatou até o último instante e só entregou a vida quando terminada estava sua obra, foi quando então bradou: “Está consumado”.

O brado de Jesus na cruz prorrompeu entre os Séculos tão valorosa mensagem inundando o coração dos moradores de todas as nações da terra de confiança e certeza de que a obra da salvação estava completa.

Durante sua vida o Senhor Jesus nos deixou lições tremendas, mas foi na hora de sua morte que nos legou os mais elevados ensinamentos para a vida cristã. Sim  Jesus nos deixou exemplos para vida cristã.


I.CONFIANÇA EM DEUS O PAI


Nos momentos de maior aflição, tendo sofrido diversas humilhações por parte daqueles que o prenderam, o julgaram, o açoitaram e agora o crucificavam. Mesmo sabendo que possuía autoridade para fazer parar a vergonha da cruz, Jesus confiou incondicionalmente no Pai.

Lc 23:46 “Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

“Confia no Senhor mesmo que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta... ...Todavia eu me alegrarei no Senhor”. 

Da Cruz o Salvador nos deu o exemplo de confiança em Deus em qualquer situação, seja no momento de alegria ou tristeza, na força ou fraqueza, confiemos no Senhor. Outro aspecto que Jesus cumpriu na cruz foi a consumação da obra da salvação.


II. A CERTEZA DA SALVAÇÃO


Ao assegurar ao bom ladrão em Lc 23:43 que um dia estaria com Ele no paraíso. Jesus concedeu naquele momento a todo aquele que  crer no seu sacrifício em todas as gerações a certeza de está com Ele no paraíso também. Não mais como um sonho distante, perdido desde a queda do homem, mas como uma realidade assegurada e consumada na cruz.

Sim queridos a aceitação do sacrifício de Jesus como sendo o único meio pelo qual alcançaremos a vitória nos assegura de uma vez por todas a coroa da vida eterna.

A certeza da salvação é o maior benefício que podemos desfrutar como cristãos, enquanto Jesus não volta para nos buscar. Em contrapartida a essa certeza aflora em meio aos Cristãos um sentimento que diminui o sacrifício de Cristo. O desejo de  realizar algo que os torne merecedores da salvação(salvação pelas obras). O brado de Jesus na cruz confirma que tudo que deveria ser realizado em prol da salvação do homem já foi feito, cabe ao homem apenas crer e aguardar com paciência a volta de Jesus a fim de receber o seu galardão. Sim é preciso aguardar com paciência, assim como o fez Jesus na cruz.


III. PACIÊNCIA

O Salvador aguardou pacientemente que todas as profecias a seu respeito se cumprissem.

Seria levado como ovelha muda, crucificado entre ladrões, sortes lançadas em sua capa, seria traspassado por espada, seria posto na sepultura dos ricos e por fim ressuscitaria no terceiro dia. Jesus cumpriu toda a lei; todas as profecias necessárias a salvação do mundo. Assim como o lavrador aguarda pacientemente pelos frutos da terra, o Salvador aguardou pacientemente que tudo a seu respeito se cumprisse, e então fosse sua obra completa. Só então bradou: “Está consumado”.

Devemos imitar o Salvador em sua paciência, que nos momentos de maior angústia de sua vida foi paciente em cumprir a vontade de seu Pai. nós os seus seguidores sofremos constantemente os ataques do inimigo contra nossas vidas. Nossa inspiração para vencer os momentos difíceis da vida cristã devem ser os últimos momentos da vida do Salvador.


CONCLUSÃO:


Quando relembramos aqueles momentos de sofrimento de Jesus na cruz, nos emocionamos. As chagas de suas mãos, os sinais dos cravos em seus pés, a escolta que levou seu corpo até o túmulo na rocha, o lacre posto pelos soldados romanos em seu túmulo acendem em nossa mente um sentimento que é um misto de consternação e tristeza.

Todos esses acontecimentos podem ter nos abalado, mas se não voltarmos no tempo naquela madrugada do primeiro dia da semana ao túmulo do salvador e não ressuscitarmos com Ele em nossas esperanças. Nada disso valerá, vã seria nossa fé, sem sentido se torna nossa religiosidade, nossa vida se transforma em trevas.

Temos assistido manifestações de pessoas fiéis aos seus credos, ainda que equivocados.

Ano passado o mundo assistiu perplexo as cenas provocadas pelo choque de dois aviões com as torres gêmeas em Nova Iorque um avião com o pentágono,  sede da defesa norte americana e a queda de um avião na Pensilvânia. Todos acontecimentos desencadeados por supostos princípios religiosos equivocados que motivaram jovens muçulmanos entregarem suas próprias vidas em prol de uma causa equivocada.

Quanto a nós Não deveríamos nos constituir no eco do brado de Cristo na Cruz, nos transformar nos refletores do brilho de seu rosto Divino, nos mensageiros da Cruz , nos pregadores da ressurreição.


APELO


Diz a bíblia que tendo Jesus ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena e partindo ela anunciou aqueles que tinham estado com Ele. Os quais estavam tristes chorando. Das lições deixadas por Cristo, a mais nobre delas, é exatamente a de propagar aos perdidos que a obra da salvação está consumada. Devemos seguir o exemplo de Cristo. Esta deve ser a mais elevada aspiração de cada crente, levar ao mundo desavisado a mensagem de que a obra da salvação foi consumada com a morte de Jesus na cruz. Propagar a todo o mundo que a ressurreição é a esperança aos tristes e aos que choram.

Quantos dos que aqui estão gostariam de juntamente comigo tornarem-se o eco do clamor de Jesus na Cruz? Quantos gostariam de tornarem-se mensageiros da mensagem de salvação? 

Que Deus nos use para esse fim , amém.