93 VITÓRIA SOBRE O MALIGNO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Vida Cristã.

OBJETIVO: Incentivar o estudo da Palavra de Deus.

TEXTO: I João 2:14.

TESE:

INTRODUÇÃO:


A primeira epístola de João foi escrita com pelo menos quatro propósitos, mas apenas um nos interessa para a mensagem de hoje. 


Que foi o propósito de advertir os crentes do primeiro Século em relação ao perigo dos falsos mestres e suas falsas doutrinas e filosofias, das quais se destacava a heresia do gnosticismo. Termo derivado do Grego “Gnosis” – Conhecimento. 


O gnosticismo pregava que a possessão de certos segredos que serviriam afinal para  unir a alma com Deus. O fim do conhecimento era, dessa maneira a salvação, a qual incluiria na concepção dos gnósticos, purificação e imortalidade, e se baseava num arcabouço de filosofia contemporânea, mitologia ou astrologia.

Foi  para os jovens de  uma igreja mergulhada em falsas doutrinas e filosofias pagãs que o apóstolo João escreveu sua primeira epístola, com o propósito dentre outros de nortear os crentes para a vitória sobre o maligno. Jovens, é possível vencer o maligno.


I. COM A FORÇA NATURAL ?


Não há dúvida de que muitos jovens foram tragados pelas filosofias satânicas do primeiro Século, muitos cederam aos ataques do inimigo e foram destruídos em seus pensamentos, mas João escreveu suas palavras no vs. 14 aos que ficaram, aos que venceram o inimigo, aos Heróis daquela época.  Notem que João apresenta inicialmente os jovens a quem escreveu as palavras do vs. 14 como fortes, O apóstolo não está se referindo a  força espiritual, mas sim a força física natural dos jovens.

Imagino que muitos jovens do primeiro Século viviam divididos entre buscar a força que há na palavra de Deus, e a sua própria força. Tantas eram as perspectivas disseminadas através das filosofias daquela época: “Podeis atingir o pleno conhecimento de Deus” (gnosticismo). Há força dentro de vocês jovens para vencer e ter o conhecimento semelhante ao de Deus. Grande era a tentação àqueles rapazes e moças em destacarem-se na faculdade onde estudavam através de seus conhecimentos seculares.

Já observei muitas pessoas fazendo comparações entre a igreja do passado e a igreja do presente. Se somos mais ou menos tentados, se existem hoje mais ou menos oportunidades no mundo para nos afastar de Jesus, trata-se de um tema controvertido,  mas  posso afirma-lhes sem dúvida uma coisa, tanto no passado, como hoje, um jovem dentro da igreja é um verdadeiro Herói. Porém  uma vez na igreja não significa que o jovem adquiriu  a vitória sobre o mal instantaneamente, o jovem dentro da igreja  pode ser um vitorioso, pode ser  um

jovem poderoso, mas pode também ser um  fracassado e arrasado. A força natural do jovem o torna um vencedor em potencial, no entanto a força natural não é suficiente para vencer o mal. Pelo contrário pode até enfraquecê-los:

1. Jovens Fracos

Se olharmos para as nossas igrejas não será difícil encontrarmos jovens enfraquecidos, cabisbaixos e doentes, físico e espiritualmente, uma situação resultante do descaso com os princípios da palavra de Deus(Princípios de saúde),  pouco envolvimento com a igreja(falta de compromisso), e do desinteresse pelas coisas de Deus,  sobretudo da falta de relacionamento com Ele. A igreja através de seus líderes tem falhado com os jovens, não se tem respeitado a força natural dos jovens,  temos dispensado pouco ou  nenhum tempo para nossos jovens e seu potencial tem sido desperdiçado. A falta de fortalecimento espiritual aos jovens os tem distanciado da palavra de Deus.

Distantes da Palavra de Deus.

É cada vez maior o número de jovens que vivem um cristianismo nominal, por motivos de  tradição familiar, por identificação com o estilo cristão. Entretanto é com pouca freqüência que encontramos jovens, buscando a força que provem da palavra de Deus. Nossa igreja já não possui jovens como Chico Bíblia, que nas décadas de 1970 e 1980 conquistava todos os concursos sobre a Bíblia que disputava. Hoje temos em nossas igrejas um quadro de derrotas.  

3. Derrotados.


Temos conhecido um grande número de jovens que trazem dentro de si um espírito contrário daquele que João apresentou em sua primeira epístola. Ou seja um espírito de fracassados e derrotados. Muitas de nossas igrejas passam anos sem levar nenhum jovem à Cristo, e muitos dos que lá estão amargam derrotas em suas vidas, por desconhecerem que são vitoriosos por natureza.

Lembro-me da história de um jovem que foi demitido de seu emprego em um banco, e após sucessivas tentativas frustradas  de se recolocar  no mercado de trabalho, somadas as várias tentativas mal sucedidas em abrir um pequeno negócio, assumiu um espírito de fracassado, julgando-se incapaz em realizar algo com sucesso, contentava-se passivamente com as perdas que acumulava dia a dia, até que estimulado por uma jovem a ingressar no ramo de vendas resolveu  tentar pela última vez obter sucesso. Para sua surpresa e de todos em poucos meses aquele jovem endividado, cabisbaixo, comprou roupas e sapatos novos, pagou suas dívidas e adquiriu carro do ano e casa, casando-se logo depois.

Um grande potencial está adormecido naqueles jovens que hoje se julgam incapazes e fracassados material e espiritual. Despertem o vitorioso que está dentro de vocês, e verão quão grandes vitórias obterão.

O que impede nossa juventude de assumir o papel que a palavra de Deus lhes confia? Se olharmos os vs. seguintes (15-17), encontraremos talvez a resposta.

4. O Foco Errado.

O êxito na vida cristã depende do que focalizamos como o  mais importante em nosso viver. O êxito e vitória dependem do foco.

Existe uma corrente psicológica chamada Gestalt, que defende em seus princípios que o ser humano compreende o todo  a partir das partes, e que a compreensão de qualquer parte que nos é apresentada pode ser diferente de indivíduo para indivíduo, dependendo das  experiências adquiridas (visão de mundo). Para os defensores do pensamento Gestaltista  duas pessoas podem olhar para um mesmo fato e dependendo de sua profissão, escolaridade, etc., terem  uma compreensão diferenciada do fato, ou seja cada ser focalizará um fato de forma diferente.

Conta-se uma história que dois homens foram admitidos como vendedores por uma  fábrica de sapatos, e que o primeiro teste para os dois novos vendedores foi ir vender sapatos em uma pequena vila do interior do país. Ao chegar naquele lugar, os dois homens foram surpreendidos por um costume do local, quase todas as pessoas daquele lugar costumavam andar sem sapatos, o que desencadeou reações diferentes por parte dos dois vendedores. Um deles se encheu de pessimismo, pois imaginou que seria difícil vender sapatos para pessoas acostumadas a andar descalças.  Já para o outro homem este costume local representava  grandes perspectivas de vendas, pois raciocinou  que se  todos costumavam andar descalças naquele lugar, a venda de sapatos representaria a chance de grandes oportunidades ali.  Tudo uma questão de foco.

Satanás também sabia que Cristo elegeu os jovens de sua  igreja jovens vitoriosos e por isso não poupou seus esforços para destruí-los.  Nos dias de João ele usou a armadilha da mudança de foco, introduzindo filosofias e falsas doutrinas, que desviaram a atenção dos jovens da  sã doutrina contida na palavra de Deus.

Mas Deus  não deixou os jovens de sua igreja  a  mercê  do inimigo. Ao revelar a João que aquela igreja seria uma igreja de jovens  vitoriosos se permanecessem na verdadeira doutrina  proposta  por sua palavra, o senhor estava demonstrando seu amor por aquela igreja,  revelando assim o segredo para  vencer o inimigo.

Cada jovem que quer se tornar um vitorioso contra o maligno deve focalizar a verdadeira fonte de poder para vencer o maligno: A palavra de Deus.


II. PELO PODER DA PALAVRA DE DEUS.

João apresentou aos jovens de sua igreja uma mensagem especial: como vencer o maligno. Neste texto Há  uma constatação inegável.

 Existe uma  força especial   na palavra de Deus  para fazer-nos vitoriosos sobre o mal.  Esse foi o segredo dos jovens daqueles dias terem vencido o maligno. Permanecerem  na palavra de Deus, permitirem que suas vidas fossem dirigidas por ela e suas exigências morais, que contrastavam com as idéias e filosofias pagãs. 

João adorna a idéia anteriormente apresentada no vs. 13, que a força espiritual é dada àqueles que habitam e permanecem na palavra de Deus, acrescentando que pelo poder assim obtido, os jovens crentes se tornam fortes espiritualmente, esta força é adicionada à força física já existente na natureza de cada jovem.

Busquem esta força jovens, através do:

Estudo da Palavra de Deus;

Estudo da Lição da Escola Sabatina;

Estudo da Meditação Matinal;

Livros Devocionais.

Uma das mais notáveis histórias de um jovem para mim trata-se da história de Jonh Wesley, fundador da igreja metodista, um moço que apesar da pouca idade realizou grandes feitos para Deus durante sua vida. Este rapaz era um rapaz muito ocupado, e não gostava de descumprir seus compromissos, mas este jovem era fantástico em seu amor pela palavra de Deus. Sua mãe Priscila Wesley escreveu em seu diário que Jonh costumava estudar a bíblia todos os dias durante uma hora , antes de sair para resolver seus afazeres, exceto nos dias em que tinha problemas difíceis para solucionar. Nestes dias Wesley costumava estudar a bíblia durante duas horas. Isso significa valorizar a bíblia e colocá-la em primeiro plano. Se você deseja ter força em sua vida para vencer o maligno valorize a palavra de Deus em sua vida.  

CONCLUSÃO:

Queridos jovens fazemos parte de uma geração que se depara com os mais ferozes ataques do inimigo. Satanás não tem poupado seus esforços em desferir golpes contra a juventude cristã, ele reconhece que há uma força natural no jovem e procura se aproveitar da autoconfiança que faz parte da personalidade do jovem para levá-lo a se orgulhar dos feitos que conseguem realizar com suas forças naturais. Apenas aqueles que estiverem dispostos a unir as suas forças naturais com as que vem do Céu, através da fonte inesgotável da palavra de Deus, permanecerão vitoriosos até o fim vencendo o maligno.

APELO:

Posso ter dirigido minhas palavras a algum jovem que tem se sentido um fracassado,  derrotado, distante da palavra de Deus. Você tem tentado tomar posse da vitória que lhe é assegurada pela palavra do Senhor, mas você não tem conseguido alcançá-la. Eu quero convidar você hoje a firmar um pacto com Deus, selando sua dedicação ao estudo de sua palavra, buscando nesta fonte inesgotável de poder  a força para vencer. venha até aqui a frente para que nós possamos orar por você, convidando a Deus para que Ele cumpra a promessa de sua palavra,  tornando-o um vencedor.