91 ÁGUA QUE SATISFAZ

amizade ponto com


TEMA: Graça


PROPÓSITO: Incentivar a Igreja a buscar a graça de Cristo para sua vida


TEXTO: João 4:1-24


TESE: Este texto mostra basicamente que ninguém pode permanecer feliz com os prazeres temporários que este mundo pode oferecer. E que existe alguém que pode dar uma água que quem dela beber, “nunca mais terá sede”.


[TERRENO COMUM]: A água, semelhante a tudo que existe neste mundo, possui um defeito fundamental, que é a satisfação passageira.


INTRODUÇÃO


O texto começa dizendo nos versos 3 a 5, que Jesus “deixou a Judéia, retirando-se outra vez para... Sicar”.


Segundo os históricos sagrados de II Reis 17:17-41, os samaritanos foram orientados por um sacerdote de Israel, enviado por um rei pagão da Assíria, aceitando os cinco primeiros livros da Bíblia como sagrados e tornaram-se adoradores do Senhor. 


E ao eles se oferecerem para participar na reconstrução do tempo dos judeus, e assim poder obter o privilégio de adorar no templo, tiveram seu pedido negado. Então, se aliaram com Manasses, um sacerdotes que havia sido expulso de Jerusalém por Neemias (Nee. 13:28), e obtiveram a permissão do rei Dário Noto, da Persa, para construírem um templo no monte Gerizim. 


Contudo, nos versos 29 e 33, lemos que “as nações fizeram imagens de escultura, e as puseram nos santuários que os samaritanos haviam feito”. “De modo, que os samaritanos temiam ao Senhor e ao mesmo tempo serviam aos seus próprios deuses”.

Por tudo isso, é que apesar de as terras samaritanas ficarem entre a Judéia no sul e a Galiléia no norte, os judeus quando iam de uma cidade à outra, preferiam passar pelo lado leste, além do rio Jordão, e dar a volta pelo deserto para não pisar em terra samaritana; porque para os judeus, os samaritanos eram um povo pervertido do evangelho, sem esperança, e condenados à perdição.

Mas aqui o texto diz que a Jesus: “Era-lhe necessário atravessar a província de Samaria”.

        Por que?

-  Por pior que seja o caso, e por mais dessesperadora que seja a situação; para Cristo não existe caso sem esperança de salvação.

-  Porque ali na cidade samaritana de Sicar, havia uma pobre mulher que por várias vezes havia fracassado no casamento. Uma mulher que por vários anos perserverou em manter uma vida justa aos olhos de Deus e diante da sociedade; até que um dia ao ter decidir-se mais uma vez entre os dois males o menor; entre cair nas dos homens, desencaminhou-se da fé, escolhendo viver abertamente em pecado [ fazer comentário: irmã(o) s, a cada dia somos provados...]. E, daquele dia em diante passou a viver a conseqüência de uma vida sem paz, e atormentada pelo pecado de uma relação ilícita, não confessada e não perdoada.

I – A MULHER NÃO ESTAVA FELIZ COM A SUA ATUAL VIDA DE PECADO

Naquela época, o costume entre as mulheres mais para o fim da tarde. Mas foi justamente na hora sexta – hora em que o sol matador daquela região fazia o calor mais forte do dia; pois a hora sexta é o meio-dia, no horário judaico, contata à partir das seis da manhã – que essa mulher “veio tirar água”.

É possível que essa mulher veio à hora sexta, porque estava a procura de paz, querendo se desviar de perguntas do tipo: “Para quem vai levar essa água”. Nesse ínterim, disse Jesus “dá-me de beber”.

A) FELIZ É AQUELE QUE CONVERSA COM CRISTO

Quando uma pessoa conversa com o inimigo, na mesma hora, ela tem o seu passado e o seu futuro obscurecidos aos seus próprios olhos; passando a enxergar só as circunstâncias, caindo em tentação. Mas quando alguém conversa com Cristo, ela cai em si; sai da tentação, e “percebe a sede da sua alma que as águas do poço de Sicar jamais poderão saciar”.

[Ler o verso 9 parafraseando: que sou para os judeus uma mulher pecadora?]

[Ler o verso 10, interpretando] mulher, “se conheceras o dom de Deus” (dom de Deus = Espírito Santo; Conf. 7:37-39) “e quem é que te impede de beber” (quem pede = Cristo, o Salvador do mundo; conf. no verso 42) “tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva”.

Na opinião de Roger Morneaau em seu livro: Respostas Incríveis à Oração, pg. 31 , “a graça é o poder do Espírito Santo em ação, aplicando os méritos do sangue de Cristo vertido no calvário. E também Ellen White, em o Desejado de Todas as Nações, página 138, “a graça de Cristo... é como uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão prestes a perecer, ansiosos de beber da água da vida”.

[APLICAÇÃO]: Estarão estas palavras chegando a alguém prestes a perecer, à beira da desgraça; e a morte para você seria um passo feliz?

Estarei, agora falando para um (a) jovem que já tentou de tudo na vida para ser feliz, mas hoje você percebe que tudo foi em vão _ o sexo e o tóxico são momentâneos; o pagode e a festa acabam; até o namorado, e a esposa você não os pode tê-los o tempo todo.

Oh, meu amigo (a), entenda agora o que o Senhor Jesus está falando para você [parafrasear o verso 10], “se conheceras o Espírito  Santo e Cristo, o Salvador do mundo, você lhe pediria e Ele te daria o poder do seu Santo Espírito para aplicar em você os méritos do sangue de Cristo. Então, milagres haverá em tua vida. Você não mais precisará para se arrepender, e para perdoar o teu próximo, porque  “a graça de Cristo” no teu coração, realizará essa Divina mudança entre vocês, em teu coração e no coração do teu próximo.

[Ler o verso 16] Essa ordem, “vai chama o teu marido e vem cá”, foi como um choque forte naquela mulher. E ao ser dado com  mais força o segundo choque nos dois versos seguintes: “bem disseste, não tenho marido; porque... disseste com verdade”, despertaram na mulher pensamentos do juízo, da eternidade, e de uma vida nova; fazendo-a buscar orientação de Cristo.

B) FELIZES AQUELES QUE BUSCAM ORIENTAÇÃO DE CRISTO

[Ler os versos 21 a 24, parafraseando] A hora estava chegando em que a adoração a Deus, não se limitaria mais a um lugar qualquer neste mundo, a um monte, ou um templo, porque segundo a limitação lingüística humana capaz de suportarmos, “Deus é Espírito!”

Assim, semelhante a experiência da sarça ardente em que Moisés teve que tirar as sandálias dos pés porque a terra se tornou santa, pela presença de Deus; também estava cehgando a hora “e já chegou”, em que o mais importantes é que os verdadeiros adoradores buscassem adorar o Pai no “coração”, na mente e na vida; porque o lugar onde Cristo habita é terra santa.



CONCLUSÃO

        Como vimos, a escolha dos prazeres ilusórios deste mundo, somente pode trazer-nos insatisfações nesta vida, mas o grande poder do Espírito Santo agindo em nós é que pode satisfazer a sede da alma.

APELO

        Quanto gostariam de receber a graça de Cristo na tua vida? Fiquem em pé para uma oração especial.