92 É NECESSÁRIO QUE VOCÊ CREÇA!

amizade ponto com


TEMA: Crescimento na graça


PROPÓSITO: Incentivar as visitas a nascerem de novo e a crescerem na graça.


TEXTO: João 2:23 A 3:16. 


TESE:  Esta  passagem bíblica  nos revela tudo o que devemos fazer para ser e estar salvo; e ainda nos declara como acontece o crescimento espiritual. 


INTRODUÇÃO


 Se não existisse nenhuma outra parte das Escrituras [com à bíblia erguida ao alto], que nos mostrasse tão claramente o excelso tema do evangelho, o qual è a esperança de salvação em Cristo; o encontraríamos aqui, nesta conferência noturna de Cristo com Nicodemos. 

 

       Na verdade irmãos, esta  passagem bíblica  nos revela tudo O Que Devemos Fazer Para Ser E Estar Salvo; E ainda nos declara Como Acontece O Crescimento Espiritual. 

        E,  este assunto irmãos è tão simples como o ABC mas muitos infelizmente ainda não o compreendem, ou até compreendem, entendem, concordam mas não o aceitam.  Por que? Porque vai contra o pensamento de que poderão ser e continuar salvos sem à divina mudança do novo nascimento em suas vidas.



SOMOS SALVOS E PERMANECEMOS SALVOS UNICAMENTE OLHANDO PARA CRISTO  

        

        E para sabermos tudo o que devemos fazer para ser e permanecer salvo, iniciaremos esse assunto, indo 1º ao texto da serpente levantada no deserto de Num 21:4-9 [comentar o :6]  O povo perdeu a proteção divina porque murmurou contra o Senhor; e desviando o seu olhar de Cristo, saíram dos Seus caminhos.  Então Deus ficou impedido de estender-lhes à Sua protetora mão.  


        Os problemas e as aflições fazem parte deste mundo.  Mas a Promessa è que nos caminhos do Senhor Deus estende às Suas Mãos, envia os Seus santos anjos, ... mas fora dos Seus caminhos Deus não pode ou fica impedido de estender as Suas Mãos para salvar.  

        Assim, è que Cristo diz, “È melhor perder um braço, uma perna ...”, sofrer um acidente físico, financeiro e até espiritual, mas se reerguer e ser salvo.  Isto querendo dizer que Deus, mesmo contra os Seus planos e princípios, Ele permite o mal para mostrar que Ele não se interessa tanto com o fruto exterior, com o copo de cerveja, com aquele lugar impróprio para um filho(a) de Deus estar, mas primeiro se detém mais na raiz, com a ferida que tudo isso traz ao coração; para então apresentar o Seu grande remédio da cruz do calvário:  “ E do modo ... seja levantado ...” Jo 3:14.


A)  PROMESSA CONDICIONAL


        Percebam agora a divina promessa de Cristo  no :16 (“... bis = para todo o que nEle crê ...”)  Acho que todos dirão: Há eu creio.  Eu creio em Deus, ...  + Mas  você crê de verdade? 

        ... Em conversa com o seu José de Almeida, um senhor sorridente de 88 anos; ele confessou-me que apesar de ter frequentado várias igrejas evangélicas, até ali ainda não havia tomado sua decisão por nenhuma religião.  Então perguntei-lhe:  “Seu José, o senhor já entregou a sua vida a Cristo como teu salvador?  Então ele me respondeu :  “quem crê será salvo!” Então tornei a lhe perguntar: O senhor sabe qual è o sinal de a pessoa crê em Jesus?  Não me respondendo eu disse-lhe:  O sinal de alguém crê em Jesus, è o fato de que essa pessoa tirou os seus olhos da sua vida cotidiana, das amizades do mundo, e voltou o seu olhar para Cristo para p/ ser e permanecer salvo.  Aquele povo perdeu à proteção de Deus, porque tirou os seus olhos de Cristo, e saíram dos Seus caminhos.  Você deve crê de verdade!!!


CRESCIMENTO ESPÍRITUAL


        Agora, para compreendermos como acontece o crescimento espiritual, è importante sabermos 1º quem era Nicodemos!?  



 

A)  O NICODEMOS JOANINO E A GRANDE REVELAÇÃO


        Nicodemos era “um príncipe dos judeus” e “um homem entre os fariseus”, membro do Concílio Nacional, chamado Synédrion (grego), e provavelmente também um escriba, como sugere o verso 10.  Muitos eruditos tem identificado Nicodemos do livro de João com o Nicodemos Ben Gorion, irmão de Josefo Ben Gorion, o famoso escritor das guerras e das antiguidades dos judeus.  A história universal apresenta a família Ben Gorion como riquíssima devido ao fato de serem proprietários de cerca de 10% da industria de estanho do império romano.  E  Nicodemos Ben Gorion, semelhante à Nicodemos de João,  também è descrito como sendo conselheiro dos judeus, subentendendo-se que pertencia ao Sinédrio.


VELHO DE CORAÇÃO DURO

        De qualquer modo, o Nicodemos de joão aparece como um “velho” de coração duro que não quis tomar logo à sua decisão de aceitar o evangelho de Cristo; e acredito eu, devido certamente à sua idade avançada.  + O espírito de profecia diz que todos os nossos maus costumes e hábitos; e todos os traços ruins de nossa personalidade tendem à se agravar com à idade.  E  foi exatamente isso o que Cristo estava exortando à Nicodemos naquela conversa do :4, dizendo-lhe que era necessário nascer de novo, pois, como diz em 2:25, “Ele mesmo sabia o que era a natureza humana”  (comentário aos senhores de mais idade). 

        

VELHO RABI 

        Na verdade, a idéia do novo nascimento não era estranha/ desconhecida para um mestre (rabi) judeu, pois freqüentemente se usava a expressão: “ O prosélito, que era uma pessoa que deixava sua religião pela judaica, è como uma criança nascida de novo.”   E foi esta revelação do Senhor, da sua real necesside, que fez Nicodemos “rasgar o seu coração” diante de Cristo (:4):  “Como pode um homem nascer sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?”   Na verdade, a inspiração bíblica explica as palavras de Nicodemos como o clamor de um pecador contrito:  Salmo 120:5, “ Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar”  Tanto Meseque , quanto Quedar ficavam literalmente distantes de Israel e também uma da outra (Ásia Menor e Arábia).  Portanto ambas são citadas como uma espécie de metáfora, Meseque da sociedade corrompida, e as tendas de Quedar do nosso corpo de pecado.    E, naquela noite, sob o céu oriental do Olivete, há dois mil anos atrás, Nicodemos finalmente teve à sua mente aberta para compreender as palavras de Cristo pelo profeta Jeremias (Jer 13:23),  “Poderá o etíope mudar a cor ... se estão habituados à fazer o mal”.   E a si próprio se fazia este mesmo questionamento:  “Como posso eu fazer o bem, estando acostumado a fazer o mal?” Como posso eu depois de tantos anos acostumado nos caminhos errados, com tantos defeitos de carater, e tantas quedas e fraquesas espírituais, ainda ter um novo começo? 

        -  Estarei falando para alguém que, semelhante à Nicodemos, também está ansioso para experimentar essa mudança do novo nascimento em tua própria vida? E nesta manhã, aí em teu próprio coração você *.*clama: Oh! quanto eu não daria para voltar atrás e começar tudo de novo.  que estrada (caminho) diferente, eu percorreria, se eu pudesse!!   Se sim, Cristo diz que você pode nascer de novo e ter um novo começo, como você deseja!!! ).  Se não, ouça agora o plano divino (:5): “Em verdade, em verdade vos digo que quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.  + água na bíblia simboliza o Espírito Santo e o batismo nas águas, mas aqui (neste contexto), nascer da água è o mesmo que nascer da carne, pois antes de nascer, a criança fica envolta em águas no ventre materno + :6 por isso, quem nasce da carne continua sendo carne, e com natureza carnal = (Gal 5:19- 21; Rom8:7 =obra da carne). + (:7) + [Por isso, a cada dia devemos nascer/ morrer; morrer/ nascer = morrer o “velho homem” com todas às inclinações e maus costumes da natureza carnal, e nascer do Espírito. Quem nasce, nasce e quem morre, morre.  E para crescer fisicamente ... = comer e beber a Palavra de Deus, e nascer do Espírito Santo, do Espírito da Palavra de Deus =>  E para crescer na graça (espiritualmente) tem que alimentar a nova natureza espiritual. ...


CONCLUSÃO


        Milhares existem, hoje em dia, que estão com a mesma necessidade de Nicodemos, e carecem da mesma verdade ensinada no Olivete a Nicodemos, mas quando são solicitadas a olhar a Jesus, e a crescer espiritualmente, indecisos como Nicodemos, exclamam:  “como pode suceder isto?”  

        Nesta conferência noturna de Cristo com Nicodemos, vimos que tanto para sermos salvos quanto para permanecermos salvos da perdição eterna, só temos de olhar para Cristo.  E, para crescermos espiritualmente, também, temos de nascer de novo, nutrindo ‘espiritualmente’ a nova natureza espiritual. ...


APELO DIRETO


Agora quero me dirigir aos amigos(as) que nos visitam hoje.  Quantos amigos(as) temos aqui hoje presente em nosso meio? (x) Permitem-me fazer-lhe algumas perguntas? Quantos de vocês ouviram a palavra de Deus esta manhã?  Quantos de vocês compreenderam a verdade do novo nascimento e crescimento espiritual?  Você gostaria sinceramente de experimentar essa mudança do novo nascimento??   + (Mão)? + Então venha.  Você agora pode sair do seu lugar e vir aqui na frente expressar à Cristo esse teu desejo.