90 ÁGUA EM TERRA SEDENTA

amizade ponto com

TEMA: Graça


PROPÓSITO: Produzir conforto, certeza do perdão e libertação do sentimento de culpa.


TEXTO: Apoc 22:17


TESE: A Graça é Real e é estendida a todos


INTRODUÇÃO


Todos nós somos culpados até que se prove o contrário. Esse é o modo habitual como nossa consciência costuma nos tratar. E haja senso de culpa! E a palavra de Deus reforça mais ainda essa condenação: “não há justo, nenhum sequer”. (Rom.3:10). 


Se ela parece aí, não haveria qualquer esperança. Mas, “graças a Deus por Cristo Jesus, nosso Senhor... Já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. (Rom. 7:25-8:1) uma vez que aceitamos a morte e ressurreição de Cristo, morremos juntamente com ele na cruz e ressurgimos para uma nova vida, livres da culpa. Liberdade que só a sua graça nos propõe. Devido a este senso de culpa, nós mesmos nos afastamos de Deus


I. O SENSO DE CULPA GERA O AFASTAMENTO:


A culpa é um sentimento universal do qual ninguém está isento. Pode gerar duas reações opostas:


A. Culpa reprimida: produz angustia, revolta, medo, ira e agressividade.


B. Culpa Reconhecida: de maneira consciente, leva ao arrependimento, a paz de espírito e perdão divino.

uma vez que entendemos que não somos isentos ao sentimento de culpa precisamos compreender o verdadeiro significado da “Graça”.


II. A GRAÇA É O PERDÃO DIVINO REVELADO.


A. passos para termos revelada em nós.

1. Arrependimento: sincero e genuíno, convertendo nossas vontades em novas ações (Atos 3:19). O verdadeiro arrependimento produz mudança de vida.

2. Confissão: confissão é reconhecimento do erro. Deus se demonstra disposto a perdoar o pecador

3. Arrependimento e confissão diretamente a Deus. 

(I João 1: 9).

Já que graça é perdão, qual é o fruto do perdão Divino?


III. A GRAÇA GERA LIBERDADE E ACEITAÇÃO

Devemos aceitar o perdão Divino se dirigindo a Ele como nos encontramos. Ele veio “buscar e Salvar o perdido”. (Lc 19:10)


A. A graça é gratuita. A noção de todo tem um preço a ser pago está muito arraigada no ser humano. do ponto de vista universal esta idéia não está absolutamente incorreta, pois todas as coisas realmente têm um preço, só que foi Deus que pagou o altíssimo custo da culpa que pesava sobre o ser humano


B. A graça traz liberdade. A Graça Divina remove a culpa e o resultado dela, a condenação. O apóstolo Paulo afirma em Rom. 8:1 que “agora, pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, e ainda afirma que “se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. 


C. A graça é para todos. O único requisito é acreditarmos e aceitarmos de braços abertos:

Imagine a seguinte situação: Certo homem acabando de se diplomar em medicina foi ser missionário na África. Caminhava na sua aldeia, quando foi chamado para atender uma emergência em outro vilarejo, então foi rapidamente mas caiu em um poço de areia movediça. Quanto mais tentava sair mais afundava. Sozinho e sem esperança orou por ajuda. Logo avistou alguém se aproximando e pediu que o ajudasse. Ao estender-lhe a mão, o homem disse; não se preocupe que eu vou tirar-lhe do sufoco, porém deixe-me faze-lo sozinho, confie em mim. O médico permitiu que todo o esforço fosse feito pelo seu ajudador, pois se assim não fosse ele estaria perdido. Assim é com a aceitação da graça. Todo o esforço pela salvação foi feito por Deus, e este por sua vez nos oferece a segurança.


CONCLUSÃO 

A liberdade da culpa vem da aceitação de um poder externo a nós, isto é, a influência do Espírito Santo. a ação divina produz reconhecimento do pecado, arrependimento e a condição essencial para a liberdade plena. 


 APELO 

Se você quer sentir-se liberto da culpa, estenda o copo vazio de sua alma e permita que Jesus o encha com a água da vida, concedida de graça a todos que o pedirem.