89 QUEM NÃO É, NÃO FAZ

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Missiologia.


OBJETIVO: Mostrar que deve haver um equilíbrio entre a missão centrípeta e a centrífuga.


TEXTO: Dt. 4:5-9; Mt. 28:18-20.


TESE: A Bíblia é um guia seguro quanto à missiologia.


INTRODUÇÃO:

Podemos dividir a missão na Bíblia em três fases. No Antigo Testamento, No Novo Testamento e na Igreja. Faz-se agora uma análise  e  equilíbrio  entre  as  três  fases.


I. MISSÃO CENTRÍPETA.


Israel estava no centro. Escolha geográfica privilegiada. O povo de Israel tinha que somente ser o povo de Deus. A prosperidade resultante das bênçãos de Deus Cativaria as outras nações.


1 - Daniel e seus amigos são exemplos de missão centrípeta.  (Livro de Daniel)

2 - Textos que enfatizam a Missão Centrípeta: Dt. 4:5-9; Sl 68:28,29; Is 2:1-4, Antes do cativeiro - Is. 45:14; 49:12, - Depois do Cativeiro - Zc. 8:20-23.


3 - Profecia Condicional, para resultar as bençãos. Dt. 28:1-14.

  ILUSTRAÇÃO:

Ellen G. White, em Profetas e Reis diz o seguinte: “Os filhos de Israel devia ocupar todo o território que Deus lhes indicara. aquelas nações que haviam rejeitado a adoração e serviço ao verdadeiro Deus, deviam ser despojadas. Mas era propósito de Deus que pela revelação de caráter através de Israel, fossem os Homens atraídos para si... Mas o antigo Israel não cumpriu o propósito de Deus.”

Mas será que o plano de Deus foi Frustrado? Ou Ele mudou de Estratégia?


II. MISSÃO CENTRÍFUGA..


1 - O enfoque é convocar e congregar.

2 - A Igreja de Deus no Centro.   Texto Chave: Mt. 28:18-20.

Antes da ressurreição era centrípeta e depois da ressurreição centrifuga .

Jesus enfatizou a missão centrípeta ao Utilizar dois dos três anos dizendo que eles não deveriam ser como os Gentios. (Mt. 6:7) Eles deviam ser discípulos para então pensar em fazer. Ninguém dá o que não tem.


Porém as pessoas não entendiam a missão centrífuga. A solução foi enviar o apostolo Paulo. O apóstolo dos Gentios.


III. MISSÃO NA IGREJA.


1 -  Equilíbrio entre as duas missões.


ILUSTRAÇÃO:

A goiabeira dá goiabas por que ela é uma goiabeira e não para ser uma goiabeira. Quem não é discípulo não faz discípulo. Se faz discípulo naturalmente. Jesus usou dois dos três anos que passou com os discípulos ensinando-os a serem. Só então Ele deu a Grande Comissão de Mateus. 


CONCLUSÃO:

Existe na Bíblia três tipos de missão: A Centrípeta, Centrífuga e a da Igreja. Devemos ao levar o evangelho fazer um equilíbrio entre as duas primeiros para então atingirmos o objetivo da terceira. Ser discípulo para então fazer discípulo. Esta   é a estratégia de Jesus Cristo Para hoje.


APELO:


  Ellen G. White, no livro Atos dos Apóstolos diz que ‘muitos estão no limiar do reino.” Só esperando que eu e você preguemos o evangelho para elas. Não deixemos que as pessoas pereçam por nossa negligência. Oremos.