88 FARAÓS MODERNOS

acervo de sermões extra

 

ASSUNTO: Oportunidades. 

OBJETIVO: Levar a igreja a saber aproveitar as oportunidades que Deus dá.

TEXTOS: Êxodo 10:27; Mateus 20:16.


TESE:

INTRODUÇÃO:


Por que muitos são chamados mas poucos são escolhidos? Talvez por que perdem as oportunidades de sua vida.


Os grandes empresários têm dito que oportunidades perdidas não voltam mais. Portanto se você tiver uma oportunidade na vida agarre-a com afinco. Eles dizem que em alguns casos elas só aparecem uma vez. Em outros casos elas aparecem com mais freqüência. Mas o que dizer das pessoas que perdem oportunidades diariamente? Eis alguns casos clássicos na Bíblia: 


I. NÃO FOI ESCOLHIDO.

1 - O jovem rico. (Mt. 10:20)  Tinha tudo para viver ao lado de Deus e perdeu a grande oportunidade da sua vida. Desde a mocidade ressalta que era um jovem que possuía antecedentes religiosos, “mais ainda lhe faltava uma coisa”... e ele deixou que esta coisa fizesse ele perder oportunidade da sua vida.  e a Bíblia diz que ele  retirou-se triste, pois possuía muitas  propriedades. Perdeu a oportunidade de seguir a Jesus de Perto. 

Por outro lado existe um contraste:


II. FOI ESCOLHIDA.


1 - Raabe - Uma mulher que apesar de todas as coisas estarem contra ela não perdeu a oportunidade.  Fatos contra ela:

a) Era mulher.

b) Prostituta.

c) Gentia. 

                                       Texto: Js. 2:9,12.

Esta mulher talvez tivesse todos os motivos para perder essa oportunidade, o sociedade a discriminava. Ouviu falar do Deus de Israel, que sabe remotamente. Mas ela creu e isso foi o suficiente para ser salva. Como conseqüência disso ela entrou para a Galeria da fé de Hebreus.  Tudo isso por causa de uma oportunidade aproveitada.

Mas há algumas centenas de anos atrás um monarca também perdeu uma grande oportunidade.


III. PERDA DE OPORTUNIDADES.

1 - Êxodo 10:27 . Quando se lê este texto fica confuso. Pois parece que Deus foi o coração de faraó. Mas pela disposição do texto percebe-se claramente que isso não aconteceu.  Contexto da passagem.

- Cativeiro Egípcio do povo.

- Deus havia se mostrado um Deus poderoso.          

- Os prodígios que Moisés realizou pelo poder de Deus, para que Faraó fosse convencido e libertasse o povo.

- As Pragas etc.

Mesmo assim Faraó não quis libertar o povo de Deus somente isso aconteceu com a última praga: a praga dos primogênitos. Faraó poderia Ter evitado a morte de seu filho. Por um pouco de tempo Faraó foi sensato mas logo voltou atrás, mas já era tarde demais.

O que aconteceu com Faraó: Analogia: Deus e seus prodígios representado pelo sol. Barro, Faraó e as pessoas que endurecem seu coração em meio aos milagres divinos.  Cera Moisés e o povo que em meio aos milagres amolecem os corações. Enquanto o sol diante do barro endurece a cera amolece. E assim somos nós diante das oportunidades de Deus amolecermos ou endurecermos os nossos corações.

CITAÇÃO: 

“Ainda o coração de Faraó se tornou mais endurecido.”  As maravilhas de Deus endureciam os corações de alguns mas amoleciam o coração de outros.


ILUSTRAÇÃO:

Carlos no começo era apenas um avião. Mas agora se tornara um dos chefes do tráfico no Rio de Janeiro. Só que um dia ele se encontrou com Cristo. E tudo Mudou. O que era barro se tornou em cera diante do sol da justiça. Um dia Chega para o pastor e disse:  Eu quero me batizar. E o pastor lhe responde: “Filho, você é do Comando Vermelho se eu batizar você ainda fazendo parte dele, pode ser perigoso tanto para mim, quanto para a igreja, quanto para você. Abandone o Comando Vermelho. Mas não era tão fácil. Havia os sete passos da morte para sair. (explicar) Mas ele conseguiu, e no final da jornada olhou para trás e disse: Jesus ama vocês. E seus olhos se encheram de lágrimas.”


CONCLUSÃO:


No decorrer da história bíblica muitas pessoas perderam oportunidades e outras ganharam. O Jovem rico estava ao lado da salvação e deixou-a. Igualmente Faraó. Mas devemos tomar o exemplo de Raabe e Carlos para aproveitarmos sempre as oportunidades de salvação que Deus coloca em nossas vidas.


APELO:

  Carlos e Raabe amoleceram seus corações e agarraram ás oportunidade das suas vidas. Não faça como Faraó e o jovem rico. Aproveite as oportunidades hoje. Não deixe para manhã. Pode ser tarde de mais. Oremos.