87 SONHOS

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Sonhos. 


OBJETIVO: Mostrar que devemos sonhar apesar das amarguras da vida; pois Deus fará muito mais do que pedimos e pensamos ou sonhamos.


TEXTO: Êxodo 15:23-27; Efésios 3:20


TESE: Deus faz realizar os nossos sonhos, segundo a Sua vontade.

INTRODUÇÃO:


Três elementos de destaque do texto: Mara, árvore, Elim. Esses três elementos poderão simbolizar algumas fases da nossa vida. Contexto histórico:

Mara - situa-se 75km da cidade de Sues. Está no antigo caminho das minas de cobre do Sinai. Sua água é amarga. Ao redor existe ainda hoje, várias fontes de águas amargas. Acredita-se que o “adocicamento” feito por Moisés, não foi permanente e sim para o contexto do acontecimento, de todas essas fontes a mais amarga é Mara. Nome original: Ain Hawarah.

Árvore - não é revelado o nome da árvore. Dizem que a diferentes árvores e plantas em diferentes partes do mundo, capazes de adoçar a água amarga, mas nenhuma delas é encontrada na península do Sinai. Na realidade os Beduínos que vivem nessa proximidade, que consideram, e com razão, o sabor de “Ain Hawarah” ruim, como o sabor das fontes ao redor, não conhecem nenhuma planta ou árvore para tornar essa água potável. Duas possibilidades: 1) Deus indicou a Moisés que tomasse uma árvore que tinha a capacidade de transformar as águas amargas em doce e tomarmos que por algum motivo essa árvore não cresce mais hoje naquela área. 2) A transformação da água foi um ato direto de Deus, e a árvore tinha apenas um significado simbólico. Por tanto um milagre.

Elim - nome original: “Wadi Garandel”. Situa-se a 11km ao sul de Mara. Hoje em dia ainda é um dos principais Oásis entre Sues e o Sinai. O arqueólogo Flinders Petri, quando cruzou esta região em 1904, mesmo no inverno ele disse que havia, apesar do clima seco ocasionado pelo mesmo e sem chover durante várias semanas, mesmo assim ainda havia boa “provisão de água”. 

Dois estágios que com certeza podem representar simbolicamente, Mara e Elim: amargura e felicidade.


I. MARA.


1- Neste mundo vil o ser humano está propenso a se encontrar com a amargura de Mara.

ILUSTRAÇÃO:

História de Davison e Danion. Pai assassinado na porta de casa, depois de um assalto. História de Roberto e Tiago (Cabrobró). Tiago assassinado e Roberto jurado por terem feito justiça com as próprias mãos. Mataram o homem que havia matado o seu pai.

Mas graças a Deus que existem árvores em nosso meio.


II. A ÁRVORE DE DEUS.


1- Graças a Deus que existem árvores hoje capazes de adoçar a vida das pessoas, mesmo em meio ao mundo tenebroso, quem pode simbolicamente se tornar uma árvore.

a) Pai e mãe.

b) Irmãos.

c) Namorado, noivo, cônjuge.

d) Parentes e amigos.

Têm sido você uma árvore?

É claro que muitas vezes nós sofremos as conseqüências daquilo que semeamos (v. 26).

III. ELIM, FONTES BOAS.


1- Se por um lado o inimigo da raça humana produz fonte de águas amargas, por outro nosso maravilhoso Deus produz fontes boas.

a) O filho da viúva de Naim (Lc. 7:11-17). Viúva e agora sem o filho, a morte lhe trouxe amargura. Levou-a até Mara. Na fonte da solidão. Mas Cristo a conduziu até Elim, através da ressurreição de seu filho. É interessante destacarmos que ela não estava esperando tamanha benção, mas a Bíblia diz “Deus é poderoso para fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” (Ef. 3:20)


ILUSTRAÇÃO:

“Havia no alto de uma montanha três árvores, que sonhavam o que seriam depois de grande. A primeira disse: eu quero ser o baú mais precioso do mundo. A Segunda disse: eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas. A terceira disse: eu quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, que as pessoas ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus. Mas um dia os lenhadores cortaram as árvores. A primeira acabou sendo transformada em coxo de animais coberto de fenos. A segunda virou um simples barco de pesca carregando pessoas e peixes todos os dias. A terceira, foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito. Então perguntaram desiludidas e tristes porque isso havia acontecido, mas uma bela noite cheia de luz e estrelas uma jovem mulher colocou seu bebê naquele coxo de animais, a primeira árvore percebeu que tinha o maior tesouro do mundo, a Segunda árvore acabou transportando um homem que terminou dormindo no barco, quando a tempestade quase afundou o barco, o homem disse: “paz” e num relance a árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra, numa Sexta feira a terceira árvore espantou quando viu que suas vigas foram unidas em forma de uma cruz e um homem foi pregado nela: logo sentiu-se horrível. Mas no Domingo seguinte o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado, um homem para a salvação da humanidade.”


CONCLUSÃO:

Problemas amargos (Mara), todos temos, existem árvores (pessoas) para adoçar nossas vidas amargas e também devemos ser árvores num mundo como esse. Mas Deus sempre produz Elim fontes boas. Devemos esperar nele por todas as coisas inclusive sonhos despedaçados por ele pode fazer muito mais do que pedimos e pensamos.


APELO.

Sonhos não se desfarão facilmente, se você estiver grudado em Cristo. Cristo viveu aqui e passou pelas mesmas amarguras e desilusões que nós, mas saiu vitorioso por todas elas. Unindo-se com o Pai, é essa união que vai fazer a diferença. Faça essa diferença valer a pena. Oremos.