86 OS DEÍSTAS DA NOVA GERAÇÃO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Transformação de vidas.


OBJETIVO: Mostrar que deve haver uma transformação na vida do ser humano e da igreja, mas só Deus pode efetuar essa transformação.


TEXTO: Josué 7:1; 19-25; Gálatas 6:7; Romanos 12:2.


TESE: Deus anseia transformar a vida de Seu povo.

INTRODUÇÃO:


Um cientista muito preocupado com o problema do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de minorá-los. Um dia seu filho de sete anos começou incomodá-lo e ele recortou um mapa e entregou para que ele montasse. 


O pai pensou que o filho iria demorar muito tempo, mas qual foi a sua surpresa, quando ele em pouco tempo voltou. Ficou curioso para saber como que o filho tinha feito tal proeza. E ele disse: um mundo eu não sabia como era, mas quando virei o mapa tinha um homem. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

Há um problema na igreja hoje e no mundo.


I. ADORAÇÃO COLETIVA REQUER UMA ÉTICA COLETIVA.


1- O pecado encoberto traz trevas para a igreja, prejudica.

a) A responsabilidade espiritual é para com todos.

b) Acã prejudicou uma nação (Js. 7:11; 19-20).

c) União em adoração um é responsável pelo outro.

Mas não é necessário obter doutorado em agricultura para saber que o que semearmos isso ceifaremos. (Gl. 6:7).


II. SEMEADURA E COLHEITA.

1- É interessante notarmos que a Bíblia nunca oculta o lado sombrio ou louvável da vida de seus heróis. Vejamos o contraste de duas colheitas.

a) Davi - um homem segundo o coração de Deus. Apesar do arrependimento do seu grande pecado (Sl. 51), a colheita de seus atos não foi das melhores.

- A morte de seu filho com Batseba (II Sm. 12:14). 

- Guerras e contendas constantes em sua família (II Sm. 12:10).

- A morte de Absalão (II Sm. 18:14,15).

- Morte de seu filho mimado Adonias (I Rs. 2:24,25).

b) José - um homem íntegro.

- Tentado pela esposa de Potifar (Gn. 39:9), mas não cedeu.

- Vendido pelo seus próprios irmãos, mas não pecou (Gn. 37:12).

- Governador do Egito, foi à conseqüência de sua fidelidade (Gn. 41:37).

José foi um homem íntegro, Davi um homem segundo o coração de Deus, todos os dois heróis da fé, mas com colheitas diferentes.

Mas graças a Deus que o nosso veredicto não é dado por base de atos isolados, mas sim como um conjunto em uma vida de escolhas. Paulo que experimentou isto ainda pode dizer a célebre citação de Rm. 12:2.


III. A TRANSFORMAÇÃO QUE DEUS ESPERA.

1- Transformai-vos - Metamorphoo, que significa mudar totalmente.

ILUSTRAÇÃO:

1- O desenvolvimento da borboleta, de larva rastejante a um animal com lidas asas coloridas. 

2- Renovação Da mente, através de (Fl. 4:8). O pecado começa na mente.


CONCLUSÃO:

Apesar de tudo isto não tenha uma mente deísta, pois é Deus quem faz as mudanças. Ellen G. White, no livro Educação explica bem essa frase “não é pela própria energia inerente que a terra produz suas dádivas, e ano após ano continua o seu movimento através do Sol. Uma mão invisível guia os planetas em seu giro pelos céus. Uma vida misteriosa invade toda a natureza - vida que sustenta inumeráveis mundos através da imensidade toda. Encontra-se ela no ser microscópico que flutua na brisa do verão; é ela que dirige o vôo das andorinhas, e alimenta as palpitantes avezinhas de rapina; é ela faz com que os botões floresçam, e as flores frutifiquem.”

O mesmo poder que mantêm a natureza, opera também no homem.”

O pecado cobra diferentes tipos de salários, assim como fez com Acã Davi e muitos outros. Que será que ele vai cobrar de você? Nós nunca sabemos. Mas sábio é prevenir do que remediar


APELO:

Deus é quem faz as mudanças, lembre-se da borboleta. Coloque-se nas mãos de Deus, esforça-te, e ele fará o resto. Confie pois. Oremos.