85 CONFIA EM DEUS E SEJA FELIZ

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Confiança em Deus.


OBJETIVO: Mostrar que Jesus teve medo e que sentir medo não é pecado e que o antídoto do medo é a confiança plena em Deus.


TEXTO: Isaías 41:10.


TESE: Em Deus não tememos.

INTRODUÇÃO:


O surgimento do medo ocorreu no jardim do Éden após o pecado, a partir de então o medo tem feito parte de nossas vidas. Crianças crescem com medo (Bicho papão, mulher sem dente, mula sem cabeça, etc.). Os pais as vezes as condicionam a isso, mas o fato é que todos já sentiram medo em algum momento da vida e se não irão algum dia passar por isso.


I. DEUS DÁ FORÇAS.


1- Medo no dicionário, sentimento de viva inquietação ante a noção de perigo real ou imaginário de ameaça, pavor, temor.O medo na vida do grande rei Davi (Sl. 22:1) “Deus meu, Deus meu porque me desamparaste”. Acontecimento antes da guerra. (Sl. 23:4) “Ainda que eu andasse no vale da sombra e da morte não temeria mal algum...”. Acontecimento pós-guerra. A diferença é a confiança em Deus.

2- Não podemos relacionar medo com covardia. “Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo - não ausência do medo”. 

O medo afeta a todos, mas existe um antídoto para o medo (Is. 41:10). Três palavras chaves, três verbos progressivos. Fortalecer, Deus fala a você: Eu te entendo pois já estive neste mundo passei pelas mesmas dificuldades que você inclusive o medo, se tiver problemas pode contar comigo que vou te dar forças. Se quando você olhar para o lado se sentir fraco, lembra que existe um Deus que te ajuda. 


II. O QUE DEUS AJUDA.


1- Ajudar - você continuou por caminhar obtendo forças de Deus, mas se deparou com medo novamente, com perigo de vida e realmente não consegue mais, sente que não tem mais forças e cai no desespero, acha que está arruinado e Deus se levanta novamente e fala, Eu te ajudo a caminhar nesse mundo cruel deixa que Eu te ajudo. Figura de Deus caminhando ao seu lado.


III.  O QUE DEUS SUSTENTA.

1- Você começa a andar ao lado de Deus e ultrapassar os reveses da vida mas um belo dia cai mas não tem mais forças para andar ao lado de Deus e nem com a ajude dele não consegue, Ele se inclina de seu trono e diz deixa eu te carregar um pouco. Deixa Eu te sustentar um pouco porque agora eu sei que você não consegue mais. 


ILUSTRAÇÃO.

Pegadas na areia. 

Mas como tudo isso acontece. 


IV. CONFIANÇA PLENA.


1- Palavra chave, confiança expressa no (Sl. 31:14,15). Confiança não é um mero assentimento mental. 


ILUSTRAÇÃO.

Tio Dudley. Tinha setenta e cinco anos foi dar um passeio de avião por sobre suas terras para conhecê-las melhor. Ficou com medo - perguntou seu neto, após o passeio.- Ele respondeu: Não, cheguei a ficar com medo. Sabe, eu não larguei todo o meu peso no banco do avião. Na vida espiritual isso também acontece, não confiamos totalmente em Jesus.

2- Exemplo de Cristo - (Mc. 14:36) “Aba Pai, todas as coisas te são possíveis. Afasta de mim este cálice. Não seja porém como eu quero e sim como tu queres.”

Cristo teve medo como qualquer ser humano. Mas mesmo com medo, ele dominou o medo e se tornou campeão do amor. Como abandonar um homem vazio e sem esperança. “Era um Deus feito homem e como homem tinha medo de morrer.” Foi por isso que ele foi até o fim, para te ver confiante e feliz hoje, seja qual for seu problema.


CONCLUSÃO.

Portanto Jesus teve medo, mas não sedeu ao medo. E Deus em meio aos problemas os chama a confiar Nele, pois Ele dá força, ajuda e sustenta com a destra de sua justiça. Medo não é sinônimo de covardia, não devemos seder ao medo, antes pois confiar plenamente em Deus.


APELO.

Ellen G. White, faz uma analogia entre nós e a sarça “os que estão sofrendo reveses são representados pela sarça que Moisés viu no deserto embora ardendo não se consumia. O Anjo do Senhor estava no meio da sarça. Assim na perda e na aflição o brilho da presença do Invisível se encontra conosco para nos confortar e suster.”

Confie em Deus pois não há enfermidade ou luta ou morte ou qualquer outra coisa que te possa de Deus afastar. Em meio ao medo confie plenamente em Deus. Oremos.