84 POR ONDE COMEÇAR

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Justificação pela fé.


OBJETIVO: Mostrar a igreja que papel tem as obras na justificação, e as mesmas são as evidências da justificação.


TEXTO: Romanos 3:24; 5:9; 5:1; 2:13.


TESE: As boas obras são resultados da nossa salvação em Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO:


Todos os que passaram pelo novo nascimento (batismo) sabem que continuam tendo lutas ou vitórias; mas também derrotas. Por que será que isso acontece? Poderemos atingir a perfeição desde uma perspectiva humana aqui na terra? E o que devemos fazer para nos tornarmos vencedores?

Possuímos duas naturezas que costumamos chamar de espiritual e carnal. A última antes de conhecermos a Cristo e a primeira depois de conhecermos a Cristo.

Na vida passamos por três etapas: justificação, santificação e glorificação. Na justificação temos as duas naturezas e esta é contínua. A santificação é o processo de uma vida inteira mas ainda temos as duas naturezas. A glorificação (volta de Jesus) os santos perderão a natureza carnal e ficarão somente com a espiritual. Portanto enquanto estivermos aqui teremos a luta com o pecado. A luta levará até o fim. A luta de Paulo é um exemplo (Rm. 7:19)

ILUSTRAÇÃO:

Conta certa relato que um escorpião desejava atravessar o rio. Ele encontrou uma rã junto à margem e pediu que lhe desse uma carona sobre suas costas.

Oh! não! disse a rã. Se eu lhe deixasse subir às minhas costas, você iria ferroar-me e eu morreria.

Porque iria eu fazê-lo? perguntou o escorpião. Se eu a ferroasse e lhe causasse a morte, então nós ambos iríamos afogar-nos, e eu jamais conseguiria atravessar o rio.

Bem, o argumento do escorpião parecia ser lógico para a rã; e, assim ela permitiu que lhe subisse às costas. Passou então a nadar através do rio.

Mais ou menos na metade do trajeto, o escorpião a ferroou. E, ao soltar seu último alento, a rã ainda disse: Porque fez isso? Agora nós dois vamos morrer!

O escorpião respondeu com tristeza: Eu sei, mas não pude evitá-lo. É minha natureza.

E a pergunta de Paulo ecoa em nossos ouvidos (v. 24). “Quem me livrará do corpo desta morte?” (O homicida era condenado a ficar amarrado junto ao corpo de sua vítima e assim quando os vermes começassem a consumir o cadáver consumiria a pessoa).

Resposta: Cristo. Justificação pela fé. Justiça não é fazer que é certo, justiça é uma pessoa.

E como funciona a justificação pela fé?


I. GRAÇA DO SENHOR JESUS. (Rm. 3:24)


1- O próprio nome já diz, é de graça, não tem que merecer para receber; é um Dom um presente de Deus, e esta graça chamamos de fonte.


II. SANGUE DERRAMADO NA CRUZ. (Rm. 5:9).


1- Este é o meio e único meio que Cristo e Deus puderam salvar o homem. Hebreus nos diz que sem sangue não há remissão de pecados. Então temos que crer que o sangue de Jesus é suficiente para nos redimir.


III. FÉ (Rm. 5:1).


1- É o método que Deus usa. Sem fé é impossível agradar a Deus. Sem a fé verdadeira não se pode ser justificado, sem esta confiança não há justificação; pois o nome mesmo já diz: justificação pela fé, então temos que aceitar pela fé.


IV. OBRAS (Rm. 2:13)


1- O papel das obras é evidenciar alguém que já foi justificado. Não é a fonte ao contrário do que muitos pensam, nem o meio e nem o método, pois é somente às evidências de que alguém já foi justificado.


CONCLUSÃO:

Na justificação pela fé temos que reunir esses quatro pontos e colocá-los na ordem certa, graça, sangue, fé e obras. Se formos justificados por Deus as obras virão naturalmente.


ILUSTRAÇÃO:


Os treinadores de animais mais experientes levam um pequeno banco ao entrarem na jaula de um leão. Por que um pequeno banco? Porque não há nada melhor para amansar os animais - exceto talvez uma arma com tranqüilizante. Quando o treinador posiciona o pequeno banco de modo que os pés defronte o leão, o animal tenta focalizar os pés ao mesmo tempo, o que o paralisa. O foco dividido sempre trabalhará contra você. A Bíblia diz I Pe. 5:8, também há um leão tentando nos tragar. E se usarmos o banquinho da justificação pela fé com os quatro pés completos, contra ele seremos vitoriosos.


APELO:

Comece do lugar certo e seja feliz com Jesus. Que possamos usar os quatro pés do banco que Deus deixou para nós: graça, sangue, fé e obras. Deus nos ajude. Oremos.