83 O PEDIDO DE DEUS

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Obediência a Deus.


OBJETIVO: Mostrar a igreja o que Deus espera de nós.


TEXTO: Miquéias 6:8.

TESE: Deus pede que cumpramos a Sua vontade.

INTRODUÇÃO:


Muitas pessoas andam perdidas. Às vezes perdidas dentro da igreja porque não sabem a vontade de Deus para suas vidas. A Bíblia diz no Salmo 119:105 que “lâmpada para meus pés e luz para os meus caminhos é a tua palavra”. 


Com base nessa afirmação poderemos através da Palavra de Deus descobrir o que ele pede de nós; e também sabemos onde começar e por onde continuar trilhando o caminho. Saberemos através do livro do profeta Miquéias pelo menos três coisas que Deus espera de nós: Que pratiquemos a justiça amemos a misericórdia; e andemos humildemente com Ele. A seguir analisaremos a cada petição e tentaremos aplicar as nossas vidas hoje.


I. PRATICAR A JUSTIÇA.


Que Miquéias poderia estar querendo dizer quando proferiu essas palavras: “que pratiques essa justiça”? Há pelo menos duas aplicações:

1- A palavra usada pelo profeta é Mishpat, que quer dizer ordenança, costume, maneira, justiça. E nesta realidade Mishpat designa uma determinação legal; as determinações individuais da lei mosaica são Mishpat (Dt. 33:10 e 21). Além disso no Salmo 119, conhecidos de todos, por exaltar a excelência da lei divina, Mishpat aparece dezesseis vezes. Portanto uma das aplicações para praticar a justiça em Miquéias 6:8 também pode ser; observados os estatutos e ordenanças de Deus. Mas além dessa a uma Segunda e muito apropriada aplicação.

2- Retidão arraigada do caráter de Deus. Mishpat também pode ser aplicada como retidão de caráter inabalável. Este tipo de justiça é basicamente um atributo de Deus toda a justiça verdadeira tem sua fonte no próprio Deus. E Deus ama a justiça.

Justiça como honestidade. Contexto da passagem. O que estava acontecendo na época: Mq. 6:10-12 desonestidade, roubo, balanças falsos, comerciantes falsos e pesos adulterados, enriquecimento por meio da violência, mentira, esqueceram de dizer a verdade. E Deus agora semelhante a I Sm. 15:22 diz: que não tem prazer em sacrifícios pois é melhor obedecer (praticar a justiça) do que sacrificar. E é esta a primeira coisa que Deus pede hoje. Semelhante o que estava ocorrendo de errado com Israel pode estar ocorrendo conosco hoje. 

APLICAÇÃO: 

A desonestidade, roubo, balanças falsos, comerciantes falsos e pesos adulterados, enriquecimento por meio da violência, mentira, esqueceram de dizer a verdade.


II. AMAR A MISERICÓRDIA.


Bondade, bondade amorosa é o mesmo amor que Deus tem por seu povo, que está escrito em Jr. 31:3 “com amor eterno te amei e com benignidade te atraí”. É esta medida que devemos amar a misericórdia. Contexto histórico da palavra bondade, misericórdia. Os Hasidin, piedosos, fariseus que derivaram dessa palavra depois que Antíoco Epifâneo tentou helenizar a cultura deles em 167 a.C.. Portanto os fariseus surgiram de um bom motivo, só que o legalismo e o extremismo os estragou, e eles deixaram de amar a misericórdia para amar uma religião fria e legalista. Então devemos ser bondosos e piedosos mas evitarmos o extremismo do legalismo. Neste dois primeiros pontos Deus une a justiça com a misericórdia em um evento.


ILUSTRAÇÃO:

Certo juiz conhecido por sua retidão e justiça encontrou-se em uma situação difícil, tinha que julgar a própria esposa que a amava muito, mas pelo que fizera tinha que ser condenada a morte. O julgamento foi longo as provas evidentes e as testemunhas de acusação incontestáveis, fitando os olhos em sua amada, o juiz ergue-se e de maneira firme e resoluta com lágrimas proferiu: - Declaro a ré culpada e a sentencio a pena máxima, a pena de morte. Espanto geral, logo substituído por outro ainda maior, quando ele despindo-se de sua toga e colocando-se ao lado de sua esposa declara: E eu determino que eu morra em seu lugar.

APLICAÇÃO: 

Na cruz Cristo praticou a justiça e amou a misericórdia. Por fim Deus nos pede uma última coisa: 


III. ANDAR HUMILDEMENTE COM DEUS.


1- Ser modesto e ser humilde, Tsana. Ocorre uma vez no Hifil. Esta é uma forma hebraica que espessa uma ação causativa que envolve uma terceira pessoa um agente externo é envolvido; por exemplo em Gn. 1:7 Deus faz a separação das águas, Ele causou a separação das águas. Portanto andar humildemente com Deus quer dizer que Deus causa a humildade ao andarmos com Ele. Ele disse a Abraão “anda comigo e se perfeito”. O ato de andarmos com Deus é que causa alguma qualidade em nós, no caso a humildade. Como andar com Deus? Agentes que levam a caminhada com Deus (Bíblia, oração e testemunho). Hoje podemos andar com Deus assim para nos tornarmos humildes. Enoque andou com Deus, e o texto expressa uma idéia de um andar contínuo. 


ILUSTRAÇÃO:

Lecionava numa famosa universidade um velho professor alemão. Sua vida impoluta era admirada por seus alunos um dia depois de terem vasculhado toda a vida do professor, eles reuniram-se para tentar descobri o segredo de uma vida vitoriosa. Combinaram que dois estudantes ficariam escondidos na casa do professor. Tarde da noite tirou o paletó sentou-se e começou a ler a Bíblia, depois ergueu-se e orou em voz audível “querido Jesus, tu e eu ainda continuamos amigos. Amém!” Ele andava com Deus, e esse era o segredo.

CONCLUSÃO:

Portanto Deus pede que: 1) Tenhamos a retidão arraigada de seu caráter; 2) Que amemos a misericórdia, bondade a mesma que Ele tem por nós; 3) Que andemos humildemente com Ele assim como Enoque, Abraão e o professor da faculdade e muitos outros andaram.


APELO:

Pode ser que haja alguém aqui hoje que não tenha andado assim por algum, mas que a partir de hoje deseja fazer o que Deus pede, e Deus espera que você tome essa decisão agora, não deixe para depois.

Pra você que se sente culpado por algum motivo o livro de Mq. 7:19 termina dizendo: “...e atirarei todos os vossos pecados nas profundezas do mar e esquecerei deles para sempre...” (NVI). Deseja receber de graça essa benção em sua vida?, e então passar pelo poder de Deus a fazer o que Ele pede de ti? Oremos.