45 MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA

amizade ponto com


TEMA: Dificuldades da vida.


TEXTO: Mateus 24.


PROPÓSITO: Levar a se prepararem para a volta de Jesus.


TESE: Como agir em meio a dificuldades


INTRODUÇÃO:


Alguns de vocês não entenderam o sermão de hoje. Você não o entenderá se: 

Você nunca errou e não suporta quem erra. Se a sua vida é tão limpa quanto um hospital recém inaugurado. Se você é tão fanático a ponto de achar que Deus tem sorte de tê-lo ao lado dele. 


Se você sonhou em ter um lar ideal e conseguiu. Sonhou em ter um emprego perfeito e conseguiu. Sonhou em se libertar dos problemas e conseguiu. Se seu travesseiro nunca soube o que é uma lágrima. Se suas orações não sabem o que é angústia. Se sua fé nunca soube o que é dúvida. 


Se você não chora, não tem medo e não consegue entender porque todos os outros não são iguais a você, então o sermão desta noite vai parecer que foi escrito em grego. Porque hoje eu irei falar-lhes de sobrevivência. Nesta noite eu irei falar-lhes de como lidar com o sofrimento. O sermão de hoje não foi preparado para aqueles que estão no topo do mundo, mas para aqueles para quais o mundo desmoronou.


I Se você se encaixa nesta condição, abra a bíblia no livro de Mateus 24. Se você já leu este capítulo, você deve ter se assustado com o tipo de linguagem usada por Mateus.


A) Alguns acham que o capítulo foi todo escrito numa linguagem simbólica. Outros acham que as promessas tem dupla aplicação, para Jerusalém e se aplica também para a volta de Cristo. 


B) Sabemos também que desgraças não acontecem somente em Jerusalém e no fim da história. Para constatar isso basta dar uma volta pela cidade. Corações frios e tristes, corpos famintos e doentes apareceram com muita facilidade ao seu redor. 


II Mt. 24:1,2 - Para os judeus o templo era de fundamental importância pois eles acreditavam que era ali que Deus se comunicava com os homens, o templo era o manual do povo.


A) O templo era deslumbrante, todo construído em mármore branco com incrustações em ouro. De dia era quase impossível olhar para ele devido a luz do sol que era refletida muito mais forte. O templo impressionava por sua beleza e grandeza. Porém muito mais impressionantes foram as palavras de Jesus. “Não ficará pedra sobre pedra.” Dizer que o templo desmoronaria significava dizer que o povo desmoronaria também.


B) E a queda aconteceu. Por volta do ano 70 d.C.  Tito, general romano, cercou toda a cidade e pelo fato de Jerusalém ter sido construída em cima de uma colina, ele resolveu subjuga-la pela fome.“Então a fome sobreveio à cidade, devorando o povo, casas e famílias inteiras; os cômodos superiores estavam repletos de mulheres e crianças morrendo de fome; e as ruas da cidade estavam repletas de cadáveres de pessoas idosas; as crianças e jovens vagueavam pelas casas de comércio como se fossem sombras, todos famintos e caindo mortos ao chão em meio à miséria... A fome confundia as emoções; aqueles que estavam prestes a morrer olhavam com sem lágrimas e bocas escancaradas para os que já haviam morrido. Também um profundo silêncio e uma espécie de noite fúnebre apoderaram-se da cidade...e todos morriam com os olhos fixos no templo.”


III Quantos aqui já praticaram rafting, ou desceram as correntezas de um rio em um bote???


A) Certa vez um escritor ao relatar em seu livro esta experiência escreveu: “As instruções do guia davam um mau pressentimento”. Quando vocês caírem dentro da água. E quando vocês estiverem boiando dentro do rio, e quando o barco virar. Virei para minha esposa e disse: você observou que ele não falou se,” 


B) Nem Jesus, Ele não disse: “No mundo talvez vocês passem por aflições”, nem “Quando vocês passarem por aflições”. Ele foi categórico em afirmar: “No mundo tereis aflições”. Se você tem um coração que pulsa então terá aflição.


IV Mt. 24:5-9. Nada parecido com palavras de conforto ou alegria, mais parecidos com um general que prepara o seu soldado para a última batalha. Mais parecido com a lição que Charles Hall daria a sua equipe de destruição de explosivos.


 Você, eu e os homens da equipe de destruição temos muito em comum. Trilhas traiçoeiras ao longo de territórios explosivos. Problemas que ficam parcialmente ocultos sob a areia. Uma ameaça constante de perder a vida ou membros. E o mais importante de tudo é convidado a andar por um campo minado que não criamos Se você mora num mundo denegrido pelo pecado, poderá ser sua vítima.


B) Jesus é franco. Ele não diz que pelo fato de pertencermos a Ele sairemos sem sofrimento nenhum dessa batalha. Na bíblia não há nenhuma promessa que se seguirmos o rei, não iremos precisar enfrentar o inimigo.


CONCLUSÃO: 


As aflições deste mundo vão vir quer vocês queiram ou não. Não é necessário, chamá-las, ela sabem o caminho que angústia seu coração. Por isso é que Deus nos avisou o que aconteceria, para que estivemos alerta ao primeiro sinal das profecias. Se você sabe o que é sofrer, Ele também sabe. Se você sabe o que é chorar, Ele também sabe. Por isso em meio as dificuldades, o melhor a fazermos é deixar que Ele nos guie. É confiarmos nEle.


APELO: 


Nós estamos em um campo minado meus amigos, mas é por pouco tempo. Da próxima vez que você cair num rio caudaloso lembre-se desta promessa: “Aquele que perseverar será salvo.” “O evangelho será pregado por todo o mundo.” “E então virá o fim.”


Jesus está voltando em que grupo você quer estar? Nos que receberam a volta de Jesus com alegria, ou os que não terão nesta mensagem uma boa notícia? Este é o dia de sua decisão. Você não pode adia-la.