46 A DISCIPLINA QUE DEUS APROVA

amizade ponto com


TEMA: Educacão/Disciplina


PROPÓSITO: Levar o ouvinte a  confiar  na disciplina baseada nos princípio bíblicos.


TESE:   Ensina a criança no caminho em que deve andar


TEXTO:  Prov. 22: 6


INTRODUÇÃO: 


 Com a mudança de valores, aumentaram as teorias sobre educação, dificultando assim a compreensão dos pais quanto a maneira correta de disciplinar. A palavra de Deus apresenta algumas orientações baseadas em princípios que são inconfundíveis para os pais. Apresentaremos essas orientações.


I -  PAIS COMO EXEMPLOS OU MODELO:


A - Tendo-o como discípulo: 


1 – Seguindo o manual de treinamento:   “ Lei de Moisés “ , pois a lei é o guia (Deut. 6: )

  

      a)    Segundo Champlim, a idéia é a seguinte:  “A fé de seu pai torna- se- a  sua fé, e ele a seguirá até o fim”


Por meio da lei o homem obtém sabedoria e vida ( Prov. 4:13 )


2 -  A palavra “ Disciplinar “


a ) Disciplinar, significa: discípulo, aluno; e discípulo, significa, aquele que aprende com seu professor. Os pais devem ser exemplos ou modelos do que ensinam a seus filhos


b ) O objetivo da disciplina  é treinar a criança para que saiba  se autogovernar


A criança pode questionar, mas lembre-se os pais que eles é que são os professores e mestres e podem influenciar nos primeiros anos de vida da criança.



II - CEDO: 

Quando mostra a própria vontade:


A escritora cristã ,  Nanci Van pelt, diz o seguinte: “ a disciplina deve começar quando a criança começar a mostrar sua própria vontade ”: ( Filhos- Educando com Sucesso, pág. 81)


a) Quando ela começa a mostrar sua própria vontade, já é hora de ensiná-la a  fazer sábias decisões. 


No Primeiro Ano:


O primeiro ano de vida é o mais importante.


Segundo o psicólogo Leland E. Glover, o primeiro ano é o mais importante. Alem disso, o primeiro mês do tipo de amadurecimento diminui gradativamente dos dez aos quatorze anos seguintes.  ( How to Give Your Child a Good  Start in Life, Pág. 18)


Começa com o bebê nos braços da mãe:   Segundo Ellem White, uma escritora americana, a educação começa com o bebê, nos braços da mãe... deve a obra de educação e preparo começar na infância; pois então, a mente é mais susceptível de receber informações e as lições dadas são lembradas. ( O C. , Pág. 26 )


III - COM  EQUILÍBRIO:



Disciplina com castigo: 


Quando se comporta mal:


a) Quando a criança se comporta mal repetidas vezes, e após várias advertências, ela precisa de um castigo para aprender a lição.



Quando desafia a autoridade: 


A criança deve receber castigo quando desafia deliberadamente a autoridade dos pais 



Respeite sua imaturidade: 

     1.    Não castigá-lo por ser simplesmente criança:


Não devemos castigá-la simplesmente por ser criança e demonstrar atitudes infantis. Ex.  esquecer de dar comida ao cachorro, deixar a bicicleta do lado de fora ou deixar cair um copo.



Use métodos básico de castigo: 

Privação:


Restrição ou separação da criança do seu ambiente normal, ou negar algo que seja importante para ela.


Isolamento: 

Mandá-la para o quarto ou deixá-la sentada em alguma cadeira ( não se esqueça de dizer o por que e determinar o tempo do castigo para que ela não pense que é para sempre. 


Castigo Físico: 

                a)É o método para controlar o comportamento quando os outros métodos fracassaram


CONCLUSÃO

O filho estava desobedecendo ao pai. Este colocou-o de castigo, isolando-o no sótão por algumas horas. Ao sentir compaixão e não podendo ir contra o castigo que ele mesmo dera, resolveu ir para o sótão e sofrer o castigo com seu 

filho até cumprirem-se o tempo determinado.

         É assim que Deus disciplina seus filhos, mesclando a justiça com amor. Assim devem os pais disciplinar, e através de sua vida de amor e obediência a Deus, levar seus filhos a amarem e viverem no caminho da vida eterna.


Fonte:

 Pelt, Nancy Van , Filhos- Educando com Sucesso, ( Tatui São Paulo : CPB, 1996)

 Russel Norman Champlin, O Antigo Testamento interpretado, 1ª ed.  (São Paulo: Candeia, 2000)