44 A DISCIPLINA DA MASMORRA

amizade ponto com

              

TEMA: As dificuldades e o plano de Deus


PROPÓSITO: O senhor usa meio estranho, segundo a visão humana, a fim de realizar seus propósitos.


TESE: O ideal de Deus jamais será frustrado.


TEXTO: Gn. 40:14, 15


INTRODUÇÃO


Deus tem um plano intransferível para cada filho seu. Muitos são os obstáculos que tentam frustrar o plano divino porém, a despeito de tudo e até usando os problemas, o Senhor fará cumprir o seu plano em nós. 


Mesmo que tudo pareça perdido, escuro, sem esperança o Senhor intervirá no momento certo. A história de José nos oferece provas de que Deus está ao leme:


A DESPEITO DA PRISÃO E TREVAS


Do silêncio - Muitas vezes as dificuldades do dia a dia trabalham para anuviar a nossa vida e quando oramos, não sentimos a presença de Deus. Tudo isso faz parte do treinamento divino, precisamos com isso aprender a andar pela fé ( II Cor. 2:7). Deus permite que passemos por esses períodos para aprendermos a confiar somente nEle.


Do dilema - Outras vezes por mais que oremos não conseguimos saber a vontade de Deus. Questionamos a Deus e ao mundo. O que Deus está querendo de mim? O resultado? Angústia. José não conseguia entender o porquê de está passando por tantas provas. Algumas vezes nós também não entendemos, mesmo assim, José não permitiu que as trevas penetrassem em seu coração.


ILUSTRAÇÃO


Certo piloto que havia acabado de obter o brevê estava pilotando seu avião particular num dia bastante nublado. Como não tivesse muita experiência em pouso cego, ficou meio nervoso por ter de pousar apenas com instrumento, sob a orientação da torre de comando do aeroporto. Preocupava-se com os morros, torres e prédios das imediações da pista. Então a certa altura, o encarregado da torre lhe disse em voz calma mas muito firme:

Limite-se a obedecer nossas instruções. Nós cuidaremos dos obstáculos.


II- MASMORRA DA DESESPERANÇA

José continuava na prisão ( Gn. 40:23) - Jovem cristão, idealista agora se achava preso numa masmorra e o pior esquecido por aqueles que ele ajudou, aparentemente esquecido por Deus. Treze anos se passara desde o dia em que José fora vendido como escravo, parecia o fim de um sonho.




ILUSTRAÇÃO


Eu tinha um sonho. Meu sonho era ver os jovens da minha igreja pregando o evangelho com poder, fundar igrejas onde não houvesse presença adventista. Vivia em função desse sonho. Todo dinheiro que tinha empregava na realização do mesmo, até que o motivo pelo qual trabalhava foi mal interpretado por um grupo de irmãos este fato deixou-me decepcionada. Encontrava-me sem esperança, sem razão para viver, meu sonho tinham sido destruídos. Atualmente ao refletir sobre aquele período de trevas, vejo-o apenas como parte de um treinamento de um plano maior que o Senhor tem para mim. Nada do que tentamos fazer pelo mestre, por mais que tenhamos fracassado é obra vã. Dá próxima vez que tentarmos algum empreendimento na obra, já teremos experiência o bastante para prevenir possíveis mal entendidos.




A MASMORRA DA DEMORA


Deus força-nos a esperar


Pelas circunstâncias adversas - No mundo de hoje, envolvidos pelos resultados quase mágicos da tecnologia atual, somos praticamente forçados a agir de modo rápido, instantâneo melhor dizendo, precipitadamente. A sociedade nos impele para a pressa, o movimento, Muitos são julgados pela quantidade de trabalho que faz do que pelo que é. Deus convida-nos para que aquietemos e ouçamos a sua voz. Deus muitas vezes permite que nos sobrevenham alguns problemas para forçar nos a esperar somente nEle.

 Aquele pedido especial que você colocou diante de Deus  há muito tempo, você não vê resposta. Parece que quanto  mais se reza mais aparece assombração, como diz o ditado popular. A situação parece piorar a cada dia chega a um ponto em que você se pergunta: Deus está realmente me ouvindo ou eu não sei orar? Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. Quando tudo parece perdido, O Senhor atua com sua mão forte e poderosa. ( Ex: 14: 13, 14).


Através de enfermidade - José era um garoto mimado e cheio de si. Ele tinha sonhos e deus tinha um ideal para Ele. Para que pudesse ouvi-Lo. Deus permitiu que fosse colocado num poço e depois numa prisão.

 Para nós pode ser um esgotamento físico e mental que nos força a parar e pensar em Deus. Pode ser uma doença qualquer, desde que paremos e olhemos para cima. Jeová vive e cuida de nós.


Para colocar-nos em Seu cronograma - Deus tem seu próprio calendário e a época certa para agir e colocar seu plano em ação. Em muitos casos, Ele nos submete disciplina da demora e do adiamento. Tem a hora certa para atuar.




CONCLUSÃO 


Muitas vezes percebemo-nos confusos diante de algumas dificuldades que tentam desanimar-nos mas, a história de José é o melhor exemplo para nós que pensamos que Deus não nos ouve. Ele tem um plano maior e estamos sob treinamento. No tempo certo tudo acontecerá mas, não devemos esquecer jamais de onde estivermos cumprir fielmente o que nos foi confiado para honra e glória de Deus.


APELO:


Deseja você entrar no cronograma divino e colocar-se em Suas mãos para que haja um milagre no seu viver?