40 A BUSCA DA PERFEIÇÃO

acervo de sermões extra

ASSUNTO:  Santificação.


OBJETIVO: Motivar os irmãos na busca pela perfeição. 


TEXTOS:  Apocalipse  3: 17,18; II Pedro 1: 5-8; Gênesis 17:1.

TESE:  O processo de perfeição é uma questão de atitude do homem para com Deus.


INTRODUÇÃO:


Todos nós buscamos a perfeição? Qual o verdadeiro significado da perfeição para Deus ? Qual a nossa contribuição no processo de santificação? Devemos estar satisfeitos com a nossa atual situação espiritual? 


Todas estas perguntas e mais algumas buscaremos respostas na Bíblia e no Espírito de Profecia. Esclareceremos assim quais são os passos que devemos seguir para chegarmos à perfeição cristã.

A busca da perfeição dependerá da conscientização de seu atual estado espiritual. Devemos estar cientes de que precisamos aprimorá-lo, do contrário não o buscaremos.

Perfeição no dicionário: "Pureza, perfeições divinas: atributos existentes em Deus, em grau infinito". Deus diz em Gênesis 17:1. "...Deus disse a Abraão:  Eu sou o Deus Todo- Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito". Qual é a condição de ser perfeito?  - anda na minha presença. Quem pratica o ato de andar na presença de Deus? - nós

Então, concluímos que, é a presença de Cristo em nossa vida que nos tornará perfeitos e que devemos também andar com Ele para que seja efetiva em nossa vida esta promessa.

Vimos que nós participamos de nosso aperfeiçoamento andando com Deus, permitindo que Ele more constantemente em nossa mente comandando todos os nossos pensamentos. Podemos dar um exemplo de um personagem bíblico que andou com Deus e qual foi o resultado dessa caminhada:

Em Gênesis 5:24 lemos: "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si".

Surge uma pergunta: Estamos nós andando com Deus? Ou melhor, nós queremos ser perfeitos? Se a palavra de Deus diz que só Deus é santo (perfeito), então só seremos perfeitos na presença do Perfeito que é Deus?

Vamos fazer um paralelo do que diz a palavra de Deus quanto a nossa atual e verdadeira condição espiritual e a nossa suposta condição espiritual. Apoc. 3: 17 Deus fala a João para dizer à Igreja de Laodicéia, que somos nós: "Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz sim, miserável, pobre, cego e nu". Dizemos que conhecemos a verdade, que nossa igreja está com a verdade, que estamos bem então, a verdade não é bem assim; pois a palavra do próprio Deus nos diz que somos miseráveis, pobres cegos e nus, em outras palavras,  somos nada e não sabemos de nada e nem se quer sabemos quem somos. Mas no versículo 18 Deus nos dá um conselho e com ele uma esperança: "Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”


Nós (Laodicéia)                                          Conselho de Deus

Pobre                                                          compres ouro refinado pelo fogo para ti

Enriqueceres

Nu                                                               compres vestiduras brancas para ti

Vestires ....

Cego                                                           compres colírio para ungires os olhos,

A fim de que vejas.


Podemos observar mais claramente que temos que buscar tudo de Deus, pois Ele é a saída de nossa atual situação de cegueira, nudez e pobreza espiritual.

Agora conscientes de nossa precária situação atual, devemos buscar melhorar, devemos nos esforçar para andar com Deus. Jesus disse: "Quem quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me"; podemos compreender que ir após Cristo é segui-lo ou andar com Ele. A cruz que devemos tomar é o esforço que devemos fazer para segui- Lo.  Observe o que o apóstolo Pedro nos diz em II Pedro 1:5-8, sobre o nosso esforço para permanecer em Cristo, ou melhor para seguirmos o caminho do cristianismo.

Ellen White em seu livro Patriarcas e  Profetas na página 248, nos dá uma grande contribuição para esclarecermos mais sobre qual é nossa obra  no aperfeiçoamento do caráter cristão. Depois dela dizer que devemos nos conscientizar de nossas fraquezas e deficiências e que devemos nos esforçar fervorosamente para vencermos nossos maus hábitos ela diz: "...Todos os que se habilitam a serem úteis devem ser adestrados pela mais severa disciplina mental e moral, e Deus os ajudará, unindo o poder divino ao esforço humano".


CONCLUSÃO:

Ser perfeito na esfera espiritual é se esforçar para permanecer andando na presença de Deus ouvindo sempre o Espírito Santo e procurarmos vencer nossos defeitos de caráter, pois será Cristo em nós que nos tornará perfeito.


APELO:

Jesus Cristo é quem nos concede forças para vencermos todos os obstáculos de nossa vida. Ele é o nosso refúgio e nossa fortaleza. Está você disposto a se esforçar não para ser perfeito, pois não podes, mas se esforçar para andar com Deus e ser perfeito? Então faça o seu primeiro esforço aceitando que Ele seja o seu salvador pessoal, dizendo: andarei na Sua presença e como consequência serei perfeito. Então se levante e comece esta caminhada rumo ao céu e à vida eterna com nosso amado pai celestial. Amém.