39 PORQUE DEUS CASTIGA

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Amor e Disciplina


OBJETIVO: Esclarecer para os membros que o castigo de Deus é para disciplinar e salvar.       


TEXTOS: Apoc. 3:19; Prov. 3: 12; Hebreus 12: 3-12;  I Cor. 11:31, 32; Jó 3:16 e II Timóteo 3:16.


TESE: Deus disciplina porque ama.


INTRODUÇÃO:


A verdadeira disciplina vem subordinada pelo verdadeiro amor. Muitos não compreendem que provações e dificuldades são muitas vezes correção e repreensão divina.


Deus demonstra em Sua palavra que considera os seres humanos como filhinhos e que os repreende e os disciplina porque os ama.  Neste sermão esclareceremos que, quem ama disciplina e cabe aos filhos a obediência e a aceitação deste amor. 

Temos um Pai Celeste, que é sobre todos e por todos. Surge a pergunta: Qual o pai que não corrige seus filhos ?  Do ponto de vista humana podemos dizer que pode existe, mas do divino é impossível Deus deixar de repreender seus filhos, pois Ele é e  possui o verdadeiro amor.


I. ANÁLISE BÍBLICA.

Vamos refletir nos seguintes versículos da Bíblia: Apoc. 3:19; Prov 3:12  e Hebreus 12: 6. Todos dizem praticamente a mesma coisa, mas foram ditos em ocasiões diferentes e  através de pessoas diferentes.

Em Apoc. 3:19 vemos: "Repreendo e disciplino aqueles que amo. Por isso, sê diligente e arrepende-te".

Revelado a João pelo Espírito Santo para a Igreja de Laodicéia.

Em Prov. 3:12 vemos: "Porque o Senhor repreende e disciplina a quem ama , assim como um pai ao filho a quem quer bem".

Dito por Salomão

Em Hebreus 12:6 vemos: "Porque o Senhor disciplina a quem ama e castiga a todo aquele que recebe como filho." 

Apóstolo Paulo para os Hebreus.

Unindo os três versos em um, podemos dizer: "O Senhor repreende, disciplina e castiga a quem ama, sê diligente e arrepende-te,  Deus nos recebe como filhos e faz tudo isto assim como um pai ao filho a quem quer bem". 

Podemos encontrar na primeira parte um conselho muito importante de Pai para filhos. Deus Pai pessoalmente diz à Igreja de Laodicéia, Seus filhos: "Sê diligente e arrepende-te", Já que somos Laodicéia, isto é, o tempo de Sua igreja no presente, então cabe a nós a obediência, o esforço e o arrependimento. O maravilhoso Deus Pai se mostra zeloso e atenciosos, pois diz: "repreendo e disciplino aqueles que amo, daremos uma especial atenção à parte em que Ele diz aqueles que amo. Podemos perguntar quem são estes "aqueles"? A resposta está em  João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira..."; o mundo quer dizer todos os seres humanos".

Então meus caros irmãos, amigos e caros visitantes, Deus amou você, cabe a você a obediência e o temor, pois és filho do Rei do universo e aceitar a correção, o castigo e a disciplina de seu Pai é sua parte a ser desempenhada para a sua santificação.

 Portanto seja o que for que estiver acontecendo na sua vida lembre-se que há um Pai olhando por você, te colocando novamente no bom caminho e ti livrando de perigos que às vezes não enxergamos pois estamos com a mente obscurecida com o medo ou com a tristeza. Alegrai-vos e descansai nos braços de "Quem" te ama de verdade - Seu Pai (Deus).


CONCLUSÃO:

Concluímos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, em outras palavras tudo que nos acontece quando nos colocamos no caminho que nos levam ao Amor em pessoa contribui para o nosso bem, pois a Palavra de Deus é o caminho e como disse Paulo a Timóteo em II Timóteo  3: 16. "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para a ensinar, refutar, corrigir, educar na justiça afim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para qualquer obra boa". 

APELO:

Lá no céu há alguém que se importa com você, que ti dá presentes vivos, que ti orienta, ti repreende, ti protege e como um bom amigo ti ouve e dá conselhos; lá em cima há Alguém que ti ama de verdade e que ti quer muito bem, é seu Pai  e criador o Deus Eterno, Jesus Cristo que demonstrou seu amor morrendo numa cruz por ti. Aceite este amor e se entregue nas mãos te quem vai cuidar de você. 

Jesus te ama!