38 QUAL É O SEU NOME?

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Perdão de Deus.


OBJETIVO:  Levar as pessoas a refletirem sobre seu verdadeiro estado espiritual de pecador e depender de Deus e das Suas bênçãos


TEXTO:  Gênesis 27- 33.


TESE: O sentimento de culpa nos impede de receber as bênçãos Divinas porque nos faz ir a Ele com disfarces. 


INTRODUÇÃO:  


A Bíblia nos revela uma história muito interessante, a história de dois irmãos gêmeos, Jacó e Esaú. Jacó e Esaú eram filhos de Isaque e Raquel. Um fato surpreendente aconteceu no dia do nascimento dos dois;  Esaú nasceu primeiro e Jacó nasceu com a mão agarrada no calcanhar de Esaú. 


A história diz que eles antes de nascerem  lutavam no ventre da mãe para ver quem nasceria primeiro, pois ser o primogênito era um grande privilégio na época.

Jacó e Esaú cresceram e se tornaram homens, mas a disputa pela primogenitura continuava. Jacó era muito caseiro e Esaú era um grande caçador. Um dia Esaú chegou da caça com muita fome e Jacó havia preparado um guisado de lentilhas, com muita vontade  de comer o guisado Esaú trocou o seu direito de primogenitura por um prato do mesmo. Os anos se passaram e Isaque já estava velhinho. Antes da morte do patriarca da família existe a tradição da benção do primogênito. Como de costume Isaque não seria diferente, mandou Esaú preparar  um carneiro para ele comer e dar-lhe a benção. Rebeca como gostava muito de Jacó queria que este tomasse o lugar de Esaú para receber a benção do pai. Isaque já estava praticamente cego não podia discernir entre os pelos e a pele de animal que Jacó colocou sobre o corpo para enganar o pai, levando-o a acreditar ser Esaú pois este era peludo, Isaque desconfiou da voz e perguntou: Qual é o seu nome? Jacó respondeu  - Esaú!  Isaque perguntou novamente: Qual é o seu nome?  E Jacó respondeu - Esaú! Podemos ler esta parte nos versículos 18 e 21 do capítulo 27 de Gênesis. Por duas vezes Jacó mentiu dizendo ser ele Esaú.  Quando Esaú chegou com a caça foi direto receber a benção, mas já era tarde demais, Isaque já a havia dado a Jacó. Esaú furioso disse que mataria a seu irmão. Jacó teve que fugir.


I. EXPERIÊNCIA DE JACÓ. 

Jacó casou-se com Raquel e Lia, e tiveram 13 filhos. Morou com seu sogro durante muitos anos, então resolveu voltar para casa e no caminho de volta recebeu a temerosa notícia de que seu irmão Esaú estava vindo ao seu encontro. Jacó com muito medo orou a Deus e pediu por sua vida e dos seus entes queridos (Gên. 32:10-13) e clamou pela promessa mas, todavia não confiou que Deus resolveria o seu problema e tentou resolvê-lo de sua forma, mandando presentes para amansar Esaú. A sua consciência tinha um sentimento de culpa muito grande e o medo lhe atrapalhava de ter fé em Deus e na sua promessa, então Jacó mesmo com sua tática, não se sentiu em paz. Faltava-lhe alguma coisa. A paz; Jacó não somente teve medo do seu irmão, como também estava com a consciência doendo de culpa porque seu irmão tinha razões de sobra para matá-lo. Depois de mandar suas mulheres e filhos atravessarem o vau do Iaboc; Jacó ficou sozinho e lutou com um homem até o amanhecer, vendo que não podia com ele o homem lhe deslocou a cocha e quando este ia embora Jacó disse: Não te deixarei ir se tu não me abençoares. Jacó havia lutado com o próprio Deus. Então Jesus disse a Jacó: Qual é o seu nome? Esta pergunta foi direto ao coração de Jacó, pois foi nisto que pecou. Então disse: Jacó. Jesus então lhe deu um novo nome: Israel, e o abençoou.

Agora Jacó estava em paz  pois assumiu sua verdadeira identidade de homem fraco e pecador mas temente a Deus. Depois dali Jacó foi ter com Esaú, mas agora sem medo, pois havia recuperado sua fé e recebido a benção do próprio Deus. Ele não temia mais a morte, pois sua consciência estava em paz.  Jacó ao ver Esaú prostrou-se sete vezes a seus pés, Esaú correu ao seu encontro e atirou-se ao pescoço e o beijou.


CONCLUSÃO:

Jacó durante muitos anos de sua vida viveu desprovido da plenitude das bênçãos de Deus, porque negava para si mesmo quem ele realmente era: Ladrão, trapaceiro, mentiroso, enganador, não reconhecendo o seu verdadeiro estado... e por isso tentou fugir, não de seu irmão, mas da culpa inconsciente que o atormentava; tentara fugir de si mesmo, do seu próprio eu, da verdade, da realidade, da sua verdadeira condição espiritual. No encontro com seu irmão, o sentimento de culpa o impediu de acreditar no cumprimento da promessa de Deus, e tentou por seu próprio método aplacar a fúria de Esaú, com tudo sem sucesso. No vale do Jaboque, Deus queria abençoá-lo, no entanto Jacó não se sentia merecedor, a benção estava ao seu alcance, mas a culpa paralisava os seus membros e pedia que a possuísse. Deus afim de ajudá-lo a se livrar de tal sentimento, o leva a reconhecer seu atual estado anímico com a interpelação: Qual é o seu nome? Por duas vezes a pergunta foi feita, porque por duas vezes mentiu para seu pai, quando este o interrogou: quem es meu filho? - Eu sou Esaú; um homem justo e reto. No entanto era Jacó, mentiroso e trapaceiro. Na resposta que deu ao homem que com ele lutava no Jaboque, reconheceu o que tinha feito tanto ao seu pai como ao próprio irmão: enganado, mentido, não somente a eles mas  a muitos outros. Agora reconhecia seu estado de pecaminosidade, reconheceu o sentimento que o atormentava, entendeu que homens erram, se perdoou e pode aceitar o perdão de Cristo e usufruir a plenitude das bênçãos celestiais.  E ali recebeu um novo nome - Israel.


APELO:

É possível que como Jacó, você esteja indo a Deus, como um outro alguém que não você mesmo. Talvez até mesmo tenha feito isto durante muitos anos de sua vida de uma forma inconsciente. Por não querer se deparar com os próprios erros, as próprias fraquezas e pecados, tem ido a Deus como um homem justo, honesto, bondoso sem contudo não o sendo. Sei que gostaria nesse momento dizer a Deus - senhor: aqui estou, despido de todas as mascaras e fantasias. Sem vestes, eu no meu próprio eu, despido daquilo que não sou, te peço: Dá-me um outro nome.