41 O AMOR DE MUITOS SE ESFRIARÁ

acervo de sermões extra


ASSUNTO:  Amor para com Deus.


OBJETIVO:  Buscar na palavra de Deus o que é o amor, qual a sua origem, porque o amor de muitos se esfriam, porque não somos unidos?  E como podemos amar? 

TEXTOS: Mt 24:12; Rom. 8:38, 39; I Cor. 13; Gál 5: 22; Efé.5: 2; I Jo 4: 7, 8.


TESE: Deus é a fonte de todo o amor, sem não poderemos amar. 


INTRODUÇÃO: 


Vivemos numa época conturbada, cheia de mudanças e ocupações mundanas, os computadores e os equipamentos eletrônicos tomam o lugar de pessoas. Como conseqüência o relacionamento entre pessoas são raros e quando existem são frios e passageiros. Nos lares as famílias nem se quer se cumprimentam e quando começam a conversar acabam discutindo, não se entendem mais. Os amigos de nossos filhos são os vídeos game ou a televisão. O amor de muitos se esfriou. Onde podemos encontrar amor? Qual a fórmula da união e da caridade (amor). Todos querem ser amados, o ser humano é por natureza carente, busca sempre um colo amigo, mas não estão dispostos a compreender e amar; como diz Franscisco de Assis: "....é amando que se é amado, é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna". Será que temos amor em nós, ou o adquirimos e o desenvolvemos? Vamos neste sermão procurar responder esta e outras perguntas sobre o dom do amor.


I. DEFINIÇÃO.

Vejamos agora em primeiro lugar, o que é o amor. No Dicionário podemos definir amor de várias formas e em vários aspectos; existem os amores fraternal, conjugal, paternal, material e etc; mas a Bíblia define que Deus é amor (I João 4:8) , apesar de o ser humano trocar a palavra paixão por amor a maioria dos sentimentos de carinho, afeição e amizade são  expressão amor. Então amor é um conjunto de bons sentimentos que se demonstra por alguém. Mas não podemos naturalmente amar verdadeiramente se não tivermos Deus em nosso coração, pois "... o amor procede de Deus..." (I João 4:7). E é um dos frutos do Espírito Santo, (Gál. 5: 22). A ligação que nós temos para com Deus definirá se amamos verdadeiramente  ou não o nosso semelhante ou as criaturinhas que Deus criou. Então em segundo lugar podemos dizer que a origem do amor é em Deus. Na prática  saberemos se estamos amando de verdade ou não observando nossos frutos, isto é, nossas atitudes. Para deixar mais claro leiamos o que o Apóstolo Paulo nos diz em L Cor. 13 sobre o verdadeiro amor;  observe e grave, não tem ciúmes, não se recente do mal , é paciente, é benigno, não procura seu próprio interesse, não se irrita, tudo suporta, e nunca desaparece . 


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:


 Você tem suportado tudo da pessoa que ama? 


 Você tem sido paciente e benigno para com ela? 


 Tem se irritado?


  Está com ressentimento?


 Acha que não ama mais?

 

Então faça uma análise de sua vida espiritual, de sua comunhão com Deus, pois o erro não está na outra pessoa, tudo que ela faça ou deixe de fazer não pode abalar o verdadeiro amor pois ele vem do eterno Deus então ele nunca acaba. 

Devemos seguir o exemplo de Cristo (Efésios 5:2)  e Amar o pecador e não o pecado em outras palavras amo você  mas não gosto do fazes. O amor tem que ser regado mas a água que molha a "planta"  tem que vim  da fonte de águas vivas (Jesus)  e não de seres humanos somente.

Em Mateus 24:12 diz : "... e o amor se esfriará de quase todos.", agora podemos entender mais claramente o porque desta frase. Os seres humanos e até mesmo os cristãos não tem mantido ligação íntima com Deus, não tem buscado água da fonte para regar e fortalecer o amor. Temos buscado satisfazer desejos egoístas ao invés de simplesmente amar. É por isto que não somos unidos, porque realmente não amamos verdadeiramente o nosso próximo e aquele que não ama não conhece a Deus, pois se conhecesse amaria, pois Deus é AMOR. 

Não critique - ajude

Não  vingue - compreenda

Não odeie - ame

Pois no pote que está o veneno aí está o mal.


CONCUSÃO: 

Jesus nos ama independente do que você faça ou deixe de fazer, o que Ele quer é fazer você feliz, nada pode nos separar de seu amor (Rom 8: 38, 39). Se o amor que vem de Deus é perfeito sejamos então unidos a Ele para adquirirmos tal dádiva.

Então  podemos concluir que estaremos no verdadeiro amor quando estivermos com nossa vida diária em comunhão com Ele e só assim fluirá de nossa alma a contagiante  expressão da caridade.


APELO: 

Jesus hoje esta falando: vinde a mim e te darei água viva da fonte e jamais terás sede, pois te concederei o amor que transbordará e contagiará a todos que estiverem ao seu redor. Receba de Cristo  o dom do amor imortal. Amém.