24 UMA MANCHA MORTAL

acervo de sermões extra


ASSUNTO:  O perdão Divino.


OBJETIVO: Evidenciar que para a mancha do pecado há solução.

TESE: O perdão Divino nos purifica.


TEXTO: Romanos 6:23.


INTRODUÇÃO:


Algo terrível está acontecendo radicalmente no mundo em que vivemos. Vemos os noticiários dos rádios, tvs, internet, nos jornais e nas conversas com amigos. Olhamos ao redor e vemos quanta maldade agindo livremente por onde quer que seja. Realmente algo terrível está acontecendo. 


Precisamos perceber que essa maldade não é algo superficial, mas está profundamente arraigada.

Contemplamos atualmente uma sociedade com todas as suas manifestações exteriores, e nossos olhos contemplam crimes, guerras, enganos e cobiça por toda a parte. Volvemos os olhos para nosso interior e vemos as mesmas coisas, em menor grau. Nossa consciência nos diz que não somos o que deveríamos ser. Há maldade em cada um de nós. Estamos todos padecendo de uma enfermidade fatal. Qual é? A Bíblia nos diz que essa doença interior é o pecado.O pecado é a maior mancha sobre a face da terra.


I. O QUE É PECADO?

1- Transgressão da lei de Deus.


Em 1 João 3:4 diz: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”.Transgressão quer dizer “violação”. Veja um sinal de trânsito, ao indicar que passe, claramente quer dizer que se pode cruzar a rua. Se indicar que deve-se parar, e você for em frente, você estará transgredindo a lei. A lei divina é nossa norma de conduta, através da qual Deus revela ao homem o bem e o mal.


2- Rebelião contra Deus.


Nosso pecado não é ofensa apenas para homens, mas para Deus. É um ato de rebelião contra Ele. Cada ato pecaminoso é uma ferida no coração de Deus.

Consideremos o assunto dos prazeres mundanos. A não ser que tenhamos absoluta certeza de que um divertimento é bom e aceitável aos olhos de Deus, não devemos participar dele. Que devemos fazer? I Coríntios 10:31 nos dar a resposta.

3- Omissão do bem.


Em Tiago 4:17 afirma que: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”. Vejamos um exemplo de uma pobre mãe, velhinha, que tem um único filho. Esse filho se desentende de sua mãe gastando todo seu dinheiro numa vida de pecados. Sua mãe morre. Esse filho a matou tão certamente como se tivesse disparado um tiro. Há pessoas que sabem de seu dever , no entanto, não cumpre com os mesmos. Isto significa que estão pecando contra o Senhor, que tanto os ama.


II. QUEM COMETE PECADO?


 Somos todos pecadores.


Verifiquemos alguns textos das Escrituras. Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.  Eclesiastes 7:20: “Não há homem justo sobre a Terra, que faça o bem e que não peque”.

O pecado do homem não regenerado pode ser um pecado externo, e o pecado daquele que foi regenerado pode ser um pecado interno. O pecado pode variar de grau, mas sempre será pecado. Um crente verdadeiro peca, e, quanto mais consagrado for, mais facilmente sentirá o pecado. Antes do homem ser salvo, ele possui somente uma natureza, a natureza do pecado. Ao ser salvo, possuirá duas naturezas dentro dele, as duas lutando intensamente uma contra a outra. Graças a Deus, porém, a natureza espiritual será a triunfante nesta guerra. Naquele dia quando contemplarmos a Jesus face a face, a natureza velha e pecadora será posta de lado para sempre e seremos como Ele. A nova natureza não peca. “Todo aquele que é nascido de Deus, não vive na prática do pecado, porque o que permanece nele é a semente; ora esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (I João 3: 9).


III. DE ONDE VEIO O PECADO?

1 – O pecado veio de Satanás.

Foi ele quem trouxe o pecado e a ruína ao Jardim do Éden. O homem havia sido criado à imagem de Deus, sem pecado, mas agora tem a imagem de Adão, seu pai pecador.

2 – Deriva da natureza pecadora do homem.

O pecado vem de um coração pecador. Se o coração anda mal, toda a vida andará má também. Ver Mateus 15:18.


IV. CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO.


 Morte física.


Esta é a primeira conseqüência do pecado. Deus disse a Adão: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Por fim, comeu do fruto proibido e no devido tempo morreu, transmitindo isto para todos os seres humanos.

2-  Morte espiritual.

Romanos 6:23  “...o salário do pecado é a morte”. Ezequiel 18:20 “A alma que pecar esta morrerá”. A verdade desses textos é suficiente para fazer qualquer ser humano tremer e levá-lo a correr para Cristo em busca de misericórdia. Aquele que continuar pecando, rejeitando a Cristo, será certamente levado para o inferno com os assassinos e todos os demais pecadores.


V. O REMÉDIO PARA O PECADO.

Em Romanos 8:1 encontramos o remédio que limpa-nos da mancha do pecado e de suas conseqüências: “Agora pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, e que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”. Ele nos salva do poder do pecado, do remorso do pecado e acima de tudo da condenação do pecado.


CONCLUSÃO:

O pecado nos ocasionou uma separação que se não fosse a intervenção divina, seria eterna. Deus poderia ter usado algum outro meio para Se revelar ao mundo, porém o meio que escolheu foi enviar Seu Filho Unigênito, que veio e morreu por nós. Ele veio a este mundo viveu Sua vida, morreu e ressuscitou. Agora O imagino encurvado sob os açoites, suportando as bofetadas, a coroa de espinhos. Vejo-O na cruz e O ouço exclamar: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” Compreendo então que está fazendo uma oferenda pelo pecado, e que, provando a morte, permite que sejamos livres.


APELO:

Que maravilhosa graça e grandioso amor encontramos no Calvário. Cristo hoje nos oferece as bênçãos deste ato de infinito amor. Ele quer tirar as manchas de pecados que existem em nós. Venham a Cristo e receberás a vitória sobre o pecado, e viverás eternamente em paz