23 UM PLANO MARAVILHOSO

acervo de sermões extra


ASSUNTO:  Salvação.


OBJETIVO: Tornar a salvação uma certeza para os cristãos.


TESE: A salvação é para o pecador.


TEXTO: Efésios 2:8. 


INTRODUÇÃO:


Alguns perguntam: O que é salvação? Poderíamos dizer que é um extraordinário milagre de Deus. 


Salvação é mais que arrependimento do pecado, é mais que uma confissão de fé, é mais que ser um membro de uma igreja. Da mesma forma que as conseqüências do pecado foram universais, a salvação também é de âmbito universal.


I– PLANO DA SALVAÇÃO.

A Palavra de Deus mostra claramente que todos pecaram. Inúmeras pessoas não podem se salvar porque não querem reconhecer que são pecadoras e muito menos querem considerar-se perdidas. Se o homem não reconhecer que é pecador, Jesus não poderá salvá-lo, pois Ele veio salvar pecadores.

1- Todos precisam de um Salvador porque todos pecaram.

Romanos 3:23 “Todos pecaram...”.

2- O homem não pode salvar a si mesmo.

A Bíblia afirma em Tito 3:5 e em Efésios 2:8 e 9, que somos salvos pela misericórdia de Deus e não por obras e méritos próprios. Pois em Isaías 64:6 diz que “todos os nossas obras de justiça são como trapos de imundícia”.


3- Deus providenciou a nossa salvação.

Deus deu Seu Bendito Filho para salvar o pecador (João 3:16). Por ocasião de Sua morte, Ele levou sobre Si nossos pecados (I Pedro 2:24).


II– ASSEGURANDO A SALVAÇÃO.


 O homem reconhecer que é pecador.


O primeiro passo para a salvação é o homem reconhecer que é um pecador. Esse passo é efetuado pelo próprio Espírito Santo, ao ouvir o pecador a mensagem. Esse reconhecimento é acompanhado de profunda tristeza por ter a pessoa vivido em pecado até o momento (II Coríntios 7:10).

2- Confiar em Jesus como seu Salvador.

Este é o segundo passo. “Crer”, no sentido bíblico é confiar de modo absoluto, apoiando-se ou descansando plenamente sobre aquilo em que crê. Este segundo passo inclui em si o arrependimento. O pecador ao sentir tristeza pelo pecado, é ajudado pelo Espírito Santo, decide mudar de vida, deixar o pecado e voltar para Deus.


 Confessar que Cristo é seu Salvador.


Confessar é declarar publicamente que a pessoa aceitou o Salvador. Após crer com o coração (Romanos 10:10), é preciso confessar e declarar que agora é crente. Nesse momento o pecador confessa também a Deus os pecados, decidindo lutar para abandoná-los, e recebe o perdão (I João 1:9).


CONCLUSÃO:

Muitas pessoas não entendem porque as Escrituras falam tanto em sacrifícios. O derramamento de sangue tão enfatizado na Bíblia para expiar o pecado, tão-somente evidencia a malignidade deste e que seu salário é a morte. Os sacrifícios do AT eram imperfeitos e não poderiam expiar de vez o pecado, mas o Cordeiro de Deus - O Senhor Jesus Cristo, com Seu sacrifício no Calvário, resolveu para sempre o problema do pecado.


APELO:

Só o perdão pelo sangue de Jesus pode estabelecer a comunhão com Deus. O homem não é pecador porque peca; ele peca porque é pecador. O homem foi criado para temer a Deus, adorá-Lo e glorificá-Lo, mas quando peca, deixa de fazer isso. Busquemos ao Senhor para que Ele opere a Sua salvação em nós.