220 QUEM MERECE CONFIANÇA

amizade ponto com


TEMA: Confiança


PROPÓSITO: Desenvolver maior confiança em Deus


TESE: A confiança em Deus se desenvolve em vários aspectos da vida


TEXTO: Provérbios 3:5


INTRODUÇÃO


Confiança abrange a prontidão para entregar-se aos cuidados da pessoa em quem se confia. Confiança é a plena certeza quanto ao caráter, capacidade, veracidade ou resistência de alguém ou de alguma coisa. Significa acreditar em alguém, apegar-se a ele, entregar-se aos seus cuidados e estar totalmente seguro de sua integridade (lição dej. 91 – pag 17).


I- OBTENDO CONFIANÇA


Em Deus – Prov. 29-25

“A confiança em Deus é um Dom que Ele nos concede e que se desenvolve quando reconhecemos a nossa debilidade e nos submetemos ao seu poder habilitador. Nós confiamos em Deus porque ficamos conhecendo e aceitamos seu amor e sua capacidade para amparar-nos”.


Na sua palavra – Prov 30-5

Para exercitar a fé inteligente deveríamos estudar a palavra de Deus. Nada existe que possa comunicar mais energia a mente, e fortalecer o intelecto, elevar os pensamentos, para fortalecer as habilidades. Se a palavra de Deus fosse estudada como deveria ser, as pessoas teriam uma capacidade de pensar, uma estabilidade de propósitos que raramente são vistos nestes dias. (lição 1 pag 2 – março 96).


C- Pela prática – Mat 9:1 e 2

Tendes de falar em fé, tendes de viver pela fé, tendes de agir pela fé. Escrevendo uma fé viva, tornar-vos-ei vigorosos homens e mulheres em Cristo Jesus. (Fé e obras pag 68).


II- BENEFÍCIOS DA CONFIANÇA    


A – Sermos refúgio – Salmos 9:9


B - Sermos sua compania – Mateus 28:20 


C – Vivemos melhor – Mateus 6:25-34


Se tão somente estivermos atentos, as obras de Deus nos ensinaram preciosas lições de obediência e confiança. Se tão somente crescemos nisto plenamente, desvanecer-se-iam todas as ansiedades inúteis. Haveríamos de gozar então um repouso de alma do qual muitos têm sido por muito tempo alheios. (C.C pag 85 e 86)


III- CONFIANÇA INADEQUADA


Em nós mesmos – Prov 28:26


Nas aparências – Prov 31:30

Em riquezas – Prov 41:4


“Na vida espiritual, a auto-suficiência é uma cilada que Satanás  preparou para destruir o povo de Deus. (lição 10 dez 91 pag 21)


CONCLUSÃO


 É impossível um coração orgulhoso confiar em Deus, mas só Ele tem as soluções para os nossos problemas, se nos submetermos a sua vontade perfeita e amorosa. “Quando acreditarmos que Deus nos ama, quer fazer o bem, confiaremos nEle como uma criança confia em seu amoroso pai”. (MDC pag 100)


ILUSTRAÇÃO

Um dia o missionário José Wolff estava montado em um elefante, quando a caravana se dirigiu a uma ponte com aparência frágil que cruzava um terrível precipício. A altura, o peso do elefante e a fragilidade da ponte criou nele um terrível medo.

Seus companheiros asseguravam que os elefantes eram usados nestas pontes e que as cruzavam todo o tempo. “Só feche os olhos, vai dar tudo certo”. Eles o aconselharam. Ele o fez, e tudo foi bem. Isto é confiança. (lição dez 91 pag 24)


APELO


Gostaria você de desenvolver uma plena confiança em Deus?