221 RETRATO FALADO DA IGREJA

amizade ponto com


TEMA: Conduta Cristã


PROPÓSITO: Inspirar a reforma e renovação na conduta dos membros da igreja.


TEXTO: Cantares 6:10.


TESE: Como deve-se portar a Igreja.


INTRODUÇÃO


É interessante perceber que nem só no N.T., que são os livros escritos no seio da igreja, encontramos lições preciosas para a vida da igreja. Podemos tirar lições preciosas para que a igreja seja transformada e renovada pelo poder do Espírito Santo, pois Deus deu-nos o mapa para possuirmos condutas renovadas por Ele.


“Revestidos da armadura da justiça de Cristo, a igreja deve entrar em seu conflito final. "Formosa como a Lua, brilhante como o Sol, formidável como um exército com bandeiras" (Cant. 6:10), deve ela ir a todo o mundo, vencendo e para vencer.” Profeta e Reis, p 725.


I- A IGREJA DEVE SER COMO A ALVA DO DIA


De pouco a pouco aparece. Começa a dar nova vida para o dia, a dar movimento, pássaros a cantar, pessoas a acordar e o sol a brilhar. É o momento mais aguardado por todos.

A luz da aurora que vai brilhando mais e mais, até chegar a ser perfeita (Pv 4:18).

Amanhecer – significa o renascer da esperança.

Deve levar o homem ao reencontro com a esperança.

Depois de uma lua brilhante, de uma noite estrelada, o início da manhã indica que um novo dia ensolarado está para chegar, então, por isso, deve ser formosa como a Lua e brilhante como o Sol.


II- FORMOSA COMO A LUA E BRILHANTE COMO O SOL


Como a Lua:


É preferida pelos casais de namorados e é bela e formosa (É cantada e decantada pelos poetas).

A Lua foi visitada pelos astronautas e vista pelos cientistas que a analisaram. A igreja pode não ter um templo formoso, crentes bem dotados de bens materiais, pode ter na igreja muitos buracos, muitas falhas, mas o que é belo na igreja é a sua função; refletir a luz de Jesus e proclamar a sua mensagem de libertação.

Os cientistas descobriram que a lua não é formosa no seu corpo, ela simplesmente reflete a luz do sol.


Como o Sol:


Os cientistas descobriram que o calor que recebemos do Sol é o suficiente para podermos viver. Mais perto ou mais longe morreríamos.

Você sabia que o calor e o brilho do Sol é capaz de transformar este grafite que nós usamos no lápis em diamante?

Brilho é a pureza da igreja de Cristo. Deve ser capaz de explodir estas paredes e sair invadindo este mundo com a mensagem do evangelho.

O brilho do Sol que é capaz de fazer o grafite virar diamante, assim a igreja tem a função de resplandecer o brilho de Jesus e levar ao homem a transformar a sua vida e sair do pecado para uma vida vitoriosa, além disso, deve ser imponente como um exército de bandeiras.


III- A  IGREJA DEVE SER IMPONENTE COMO EXÉRCITO DE BANDEIRAS



A bandeira tem a função de identificar o seu exército ou um país. Tem a função de dizer que a batalha não foi deflagrada, mas que continua avançando. Quando o porta bandeira era atingido outro soldado vinha e levantava a bandeira.

Temos que nos conscientizar que estamos numa grande guerra, está proclamada a guerra contra o mal.

Somos o único exército que lutamos com as bandeiras da Paz, do Amor e da Justiça.

Deus quer que cada crente seja um soldado e cada igreja um batalhão.


Conclusão

Em Cantares é nos declarado que a igreja tem suas peculiaridades. Ali é relatado como deve agir cada crente nEle, como deve ser cada comportamento, com isso podemos nos apegar a certeza de que seguindo este mapa poderemos ser guiados para a igreja celestial.

Estas são as características da igreja de Jesus Cristo.

“Quando ela se houver realizado, os seguidores de Cristo estarão prontos para o Seu aparecimento. "E a oferta de Judá e de Jerusalém será suave ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos." Mal. 3:4. Então a igreja que nosso Senhor deve receber para Si, à Sua vinda, será "igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante". Efés. 5:27. Então ela aparecerá "como a alva do dia, formosa como a Lua, brilhante como o Sol, formidável como um exército com bandeiras". Cant. 6:10.” Cristo em Seu Santuário, 99.


APELO

Como estamos nos portando? Deus quer que nós comprometamos com estas verdades na vida da igreja.