219 COMO VOCÊ COSTUMA PENSAR EM JESUS?

amizade ponto com


TEMA: a influência da maneira como se pensa em Jesus sobre a vida espiritual.


PROPÓSITO: fazer com que o público pense em Jesus como seu Salvador pessoal e passe a confiar mais n’Ele.


TEXTO: Lucas 9:18


TESE: a maneira como pensamos em Jesus é o que vai orientar a comunhão com Ele.


INTRODUÇÃO


As pessoas pensam em Jesus de diversas maneiras, e há muito tempo têm causado controvérsias sobre a Sua pessoa. Até mesmo nós que somos cristãos temos maneiras diferentes de pensarmos a Seu respeito. Qual é a maneira como temos pensado em Jesus? Em que isso pode influenciar na vida espiritual? É o que veremos hoje.


I - O QUE OS HOMENS PENSAM DE CRISTO? 


Esta pergunta tem sido motivo de muitos debates devido às várias posições quanto àquilo que chamamos de Cosmo-Visão.

A – Espíritas: pensam em Jesus como sendo o espírito mais evoluído que já encarnou.  Todavia, isto não pode ser verdade, pois a Bíblia desconhece a doutrina da imortalidade da alma (Ecles. 9: 5 e 6).

B – Nova Era: ensina que Jesus faz parte de uma linha de filósofos, como o Buda, por exemplo. Dentre estes filósofos, Jesus foi o mais evoluído. A Bíblia por sua vez testifica de um Jesus Eterno, Aquele que estava com Deus, o Pai desde a fundação do mundo (João 1:1-3).

C – Judeus: já para os judeus Jesus era um escândalo (I Cor. 1:23), um blasfemador, que tinha o objetivo de acabar com os escritos Vétero-Testamentários. Mas Jesus afirmou claramente que este nunca foi o Seu objetivo (Mat. 5:17-19; João 5:46 e 47).


II - COMO NÓS CRISTÃOS PODEMOS PENSAR EM JESUS?

A - Podemos pensar nEle  como Mestre. Cristo ensinava com autoridade. Suas palavras eram simples e compreensíveis. Gostava de usar parábolas para ilustrar Suas maravilhosas lições. Suas aulas continham ensinamentos profundos e belos, de forma que até as crianças podiam entender.

B – Podemos pensar nEle Como Pregador. Tenho certeza que Billy Grann, Mark Finlley e Alejandro Bullón gostariam de ter algumas aulas de oratória com Jesus. Seus sermões eram tão inspiradores e tão cheios de poder que multidões afluíam para ouvi-Lo, pois pregava inflamado pelo Espírito Santo de Deus.

C – Também podemos pensar em Jesus como Médico. Lembro-me do Dr. Ben Carson, neurocirurgião americano, um dos melhores do mundo. Foi o responsável por muitas cirurgias de sucesso, casos quase perdidos vinham até ele como sendo o último recurso e ele esmerava-se em solucionar o problema, mas nem sempre obteve perfeição em seu trabalho. Ele e muitos outros realizaram feitos magníficos aos olhos humanos, mas nenhum deles obteve a perfeição. Mas Jesus... Ele nunca perdeu nenhum caso. Cegueira, Paralisia, Lepra, enfim, não existia caso perdido para Jesus. 


III – COMO VOCÊ PENSA EM CRISTO?

        A – Pense n’Ele como seu Salvador pessoal. Podemos pensar em Cristo como filho de José e Maria, como Profeta, como Rei, etc. Mas o mais importante é pensarmos sobre o que Cristo significa para você e para mim. Pensarmos sobre o valor que damos por termos Jesus, o Filho de Deus, como nosso Salvador.

        B – Pense n’Ele como alguém presente em sua vida. Você pode pensar em Jesus como uma pessoa próxima de você e que vai continuar próxima, sejam quais forem os momentos pelos quais você passar e muito depois que todas as outras pessoas te abandonarem.

        C – Pense em Jesus como alguém disposto a te ajudar. Ele é a saída para os seus problemas e dificuldades, a pessoa certa  para te guiar em todas as ocasiões em que você se sentir perdido, basta pedir! Ele vai estar pronto...


CONCLUSÃO

Conforme pudemos observar, existem muitas formas de pensarmos em Jesus, mas o mais importante é pensarmos nEle como:

   * um Mestre, que ensina o caminho da salvação;

* um Pregador, que fala com o Espírito Santo;

* um Médico, capaz de sarar todas as feridas causadas pelo pecado;

e finalmente como nosso Salvador, um amigo sempre presente e pronto a nos ajudar .


APELO: 

Por isto eu quero animá-los a permanecer unidos ao Maravilhoso Jesus, a este tão meigo Salvador que nos quer conduzir das cavernas do pecado para a Sua maravilhosa luz.