201 ALEGRIA PERMANENTE

amizade ponto com


TEMA: Alegria


PROPÓSITO: Levá-los a entender que a alegria permanente está em Ter a palavra  no coração todos os dias.


TEXTO: Salmo 1


TESE: O segredo da alegria duradoura. Qual?


INTRODUÇÃO



Quando alegria da fé, quando somos tentados a tornar-nos tristes por causa das frustrações da vida, por causa de pessoas que nos desapontam. O primeiro Salmo mostra e faz uma análise de como obter-mos uma fonte de alegria duradoura diante dos perigos que nos cercam.


I – BEM-AVENTURADOS


      A palavra hebraica para bem-aventurados, ashrê, significa feliz ou alegre. Mas ela também significa sair, avançar, ou mostrar o caminho. Isto mostra que o Salmista vê a pessoa como alguém que prosseguir na vida em direção a alvos e propósitos claramente definidos.

Os bem-aventurados são os que prosseguem nesta vida cheios de energia porquê os olhos estão fixos no Senhor. O Salmista descreve o que os bem-aventurados não fazem como: não andam no conselho dos ímpios, Não se detém no caminho dos pecadores e não se assenta na roda dos escarnecedores.


Conselho dos Ímpios



Andar no conselho dos ímpios significa darmos ouvidos a idéias de pessoas que levam a vida por sua própria forca e recursos, que vive a vida sem a presença e o auxilio de Deus. O ímpio é o homem mau que vive sem nenhuma dependência do poder de Deus.

Os ímpios contagiam negativamente por dependerem apenas de sua própria forca são negativas e desanimadas. Ouvir o conselho deles é fatal, eles podem ser nossos amigos, vizinhos, podem trabalhar conosco. Aquele que ouve o conselho dos ímpios, logo estará imobilizado diante do conselho facinador.


B)  Caminho dos pecadores

         

      Os ímpios levam a vida sem nenhuma dependência de Deus. O pecador o exclui por completo da sua  vida. A condição do pecador é por do que a dos ímpios. Os pecadores tem alvos errados, caminham na direção errada, vivem de maneira errada. Ao nos determos entre eles, nos contaminaremos e perderemos o propósito pela qual fomos chamados.

      Os pecadores vivem com valores e alvos errados. Deter-se no seu caminho, é com o tempo, viver em uma direção cada vez mas longe de Deus. Na realidade existe uma lei chamada lei da contemplação. Somos transformados pelo que contemplamos. A Bíblia nos adverte a guardarmos as avenidas da alma. Ao nos associarmos com eles e ouvirmos o conselho nossa maneira de pensar, nossa maneira de proceder.


C)  Roda dos  escarnecedores


           Estes são aqueles que escarnecem de Deus. Todos os que querem ser bem-aventurados devem afastar da roda dos escarnecedores. No coração daquele que faz  escárnio está o orgulho. O orgulhoso coloca-se acima de Deus, questiona os seus caminhos, leva a vida sem a direção de Deus.


        Quantas vezes nos colocamos na roda dos escarnecedores através de amigos que questionam nossa vida como cristãos e nos deixamos levar pela influencia.

          O salmista diz que a pessoa bem-aventurada evita o caminho, evita os conselhos e não assenta na roda do escarnecedor. Ele da a alternativa para vencermos as influências negativas dos inimigos de Deus.

    

II – DELEITE NA PALAVRA



A) Prazer na Lei


O deleite da pessoa bem-aventurada encontra-se na lei de Deus. A lei expressa a vontade divina.  A lei é imutável é como uma bússola capaz de regular a conduta, e ao mesmo empo forma um forte laço de confiança na providencia de Deus em nossas vidas.

O deleite na palavra transforma da poder para sairmos da roda dos escarnecedores. Certa vez um pastor foi fazer uma série de conferencias. O Pastor recebeu o nome de um homem que poderia ser um interessado. E ao visitá-lo foi insultado, mas o pastor pediu uma chance, pediu que ele visitasse as reuniões. 

 Nas reuniões era estudado a Bíblia faziam-se orações e testemunhos do amor de Cristo. Após uma luta travada no coração daquele homem um dia ele chegou para o pastor e disse: Acho que preciso do que Jesus tem a oferecer. Logo depois ele entregou sua vida a Cristo, e foi batizado.

Aquele homem se colocou num ambiente onde a Palavra de Deus passou a ser o seu deleite , a fonte de sua alegria. A leitura constante, regular e diária da Bíblia dá-nos a segurança do amor , da providencia e da graça mediadora de Deus. Na presença de Jesus, recebemos o perdão, a certeza do perdão e a afirmação de nosso valor com pessoas chamadas escolhidas e amadas.


III – MEDITAÇÃO


Meditar nela dia e noite não significa apenas pensar na Palavra do Senhor que se encontra na torá, mas também lê-la em voz alta em tom suave e cantante. Ler as Escrituras em voz alta focalizava a atenção do hebreu e lhe proporcionava aprendizagem  nos olhos e nos ouvidos.


O Salmista tem em mente é que a meditação deve fazer da lei nossa natureza e caráter. Devemos imergir, mergulhar por completo. Nossa mente revigora com o que ele disse em situações que enfrentamos hoje. A meditação torna a Palavra de Deus parte de nós. Meditar na lei e orar é apenas o primeiro passo para se abrirem os recursos infindáveis do Espirito do Senhor. Quanto tempo temos passado a sós meditando nas coisas eternas? 


CONCLUSÃO


Feliz será o que sente a necessidade de Deus e busca-o na palavra como refugio para sua vida. Medita no que Deus tem para dar. Por isso ele não andará segundo os grilhões de conselhos errôneos que pairam por ai. É tempo de meditarmos na vida de Jesus, no seu grande sacrifício e no seu infinito amor. Nada pode impedirmos de mantermos ligados com Deus pois nada pode nos separar de mantermos nossos pensamentos em Deus. Há qualquer hora e memento de minha vida posso elevar meus pensamentos ã Deus, e fazendo assim estarei escutado dos maus conselhos, dos caminhos falsos e dos escarnecedores.


APELO


Se você quer Ter uma alegria permanente em sua vida e estar acima dos obstáculos da vida, precisa manter os olhos fixos na Palavra de Deus. Pensar, viver, sentir a cada momento os conselhos de Deus para nós. Ela será o antídoto contra a tristeza, contra as fortes influências. Não quer  você está alegria permanente todos os dias de sua vida.