202 ANSIEDADE

amizade ponto com


TEMA: Preocupações


PROPÓSITO:  Só venceremos as preocupações se colarmos Deus em primeiro lugar.


TEXTO: MT. 6: 25,31 e 34


TESE: O homem colocando Deus primeiro. Onde?


INTRODUÇÃO 


Se fossemos definir ansiedade diríamos que seria a condição em que nos sentimos ameaçados nos próprios fundamento de nossa existência. Ou como uma reacão a um perigo para a existência da pessoa como ser humano ou por os valores que ela identificou com a sua existência.


Um conhecido médico disse que há três grande tiranos da vida moderna: o telefone, o relógio e o calendário. São os símbolos da vida apressa, febril. Se o fardo de amanhã for acrescentado ao de ontem e carregado hoje, fará com que até os mais fortes tropecem. A nossa ansiedade moderna é moderna apenas em sua forma, pois a ansiedade é tão antiga como a natureza humana.


I – INVESTIMENTO  (MAT. 6:19)


Tesouros na terra


Jesus aborda nestes versos contra o Materialismo onde Ele ensina dos cuidados de Deus por nós, e em consequência , o fornecimento para nossas necessidades materiais.  Existe uma paixão humana pelas possessões. Isso por si mesmo não é errado, contudo, o abuso dessa paixão é errado. As fortunas amealhadas para o presente são perecíveis e passageiras. Aquelas que são ajuntadas para a vida futura são permanentes e eternas.

O rico coloca seu coração nas riquezas já adquiras e o pobre coloca seu coração no desejo de obte-las.  Todos estão adorando o deus mamon. No oriente, a riqueza consistia em roupas e moedas. A frágil traça e a ferrugem silenciosa podiam destruir as economias de uma pessoa. Uma das maiores causas das preocupações do homem é a luta por riquezas, posses. As preocupações podem minar a saúde de uma pessoa. Preocupação divide a mente no que se refere a interesses de valor e pensamentos danosos.


B )Tesouros no Céus


       Em contraste com os tesouros terrenos está os tesouros celestes. O lugar onde são acumulados e a maneira de adquirir revelam o sentido da vida . O lugar é o Céu onde estarão guardados para sempre, não estarão sujeitos aos assaltos dos ladrões. Jesus não promete galardão ou tesouro algum nesta terra. Jesus sabia que onde estivessem os tesouros aí estariam o coração. O que consideramos tesouro é aquilo que atrai  a nossa atenção e que nos desgasta as forcas. Paulo escreveu: Buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, onde está assentado a direita de Deus.


II – SUPRIMENTO  ( MAT. 6:25)


Alimento


É inútil atormentar-se a respeito do que vamos comer, beber ou vestir. O ansioso tem uma procura seguir em duas direcões ao mesmo tempo, resultando em confusão e certa dose de sofrimentos. A mente começa a admitir o pensamento inferior de quer a vida consiste apenas em comer, beber e vestir-se. Quem toma essa atitude tornar-se discípulo de mamon. Esta pessoa não pode ser discípulo do reino, porquanto já perdeu a confiança no Pai.       

Jesus apresenta dois exemplos dos cuidados (6:26) de Deus pela sua criação, as aves do céu e os lírios dos campos. Os lírios ilustram a provisão de nosso vestuário. As aves ilustram os cuidados do Pai a respeito de nossa alimentação. Jesus ensina o teísmo, em contraste ao deísmo. As aves não produzem seu alimento nem cuidam da terra , pois Deus dá tão  grande provisão. Gratuitamente obtém o alimento de que necessitam. Jesus não quis dizer, com isso , que devemos tornar-nos preguiçosos e eliminarmos o trabalho que traz o alimento.

Jesus não encorajava a preguiça nem falava contra o esforço do trabalho. Jesus mostrou que a obtenção de alimento não deve ser acompanhado pela ansiedade.


B ) Vestuário

        

A ansiedade é inútil para providenciar o vestúario. Produzir vestes dá trabalho, nos seres humanos temos que trabalhar mas os lírios do campo se vestem com muito mais beleza do que os homens. São vestidos pelas mãos de Deus. Quantas pessoas se preocupam tanto com vestes que se sentem absortas nos negócios. Se Deus cuida das flores providenciando belíssimas vestes, não cuidará de seus filhos pelas quais ele morreu.


III – NO SERVIÇO  (MT. 6:33)


Uma vida de sucesso precisa Ter por detrás de si um grande impulso. Este versículo diz que o nosso primeiro dever ou objetivo deve ser buscar o reino e sua justiça. Entramos no reino pela porta do novo nascimento. Tendo entrado, devemos em seguida , colocar a experiência de nosso coração em ação. O objetivo de nossa busca significa colocar Deus em primeiro lugar em termos de tempo, preferencia e intensidade.

Devemos trabalhar para o  mestre pois está é uma maneira de vencermos ansiedade e alcançarmos a vida eterna. Quem não trabalha dá trabalho, e da trabalho para si mesmo. Quando estivermos envolvidos no serviço, estaremos trabalhando em prol de nós mesmos.


CONCLUSÃO


Uma vida sem preocupações dependerá da importância a que colocamos Deus. Aquele que coloca Deus primeiro nos investimentos, aquele que coloca primeiro no suprimento da vida, e aquele que coloca Deus em primeiro lugar no serviço certamente terá menos problemas com a ansiedade.


APELO


Você não quer confiar em Deus, entregando a direção de sua vida. Colocando Deus em primeiro lugar em todas os empreendimento  da vida