200 ADORAI A DEUS

amizade ponto com


TEMA: Adoração


TEXTO: Ap. 14:7


PROPÓSITO: Despertar os membros para terem uma vida de gratidão


TESE: Razões para adorar a Deus


INTRODUÇÃO


O universo é complexo e diversificado, cada componente do universo por menor ou insignificante que seja tem recursos para adorar a Deus. Isso todos nós fazemos porque temos razões para adorar a Deus.


I – CRIADOR DO UNIVERSO


A ciência emudece perante a maravilhosa complexidade e delicada interconexão de toda a vida, desde a célula mais simples até o ecossistema como um todo. Quanto mais aprendemos sobre a matéria orgânica e inorgânica, mais imperiosa é a evidência que de uma mente diretiva, dotada de infinita inteligência e criatividade trouxe ao universo a existência, e continua com íntima relação com todas as suas obras. Nosso maravilho Deus possui atributos de bondade e amor pessoa que nos inspira a declarar sua dignidade e louvor.


A) Os anjos adoram em Sua presença (Ap. 7:11)

Os anjos de Deus tem o prazer de adorar a Deus através de seu louvor. Em uma quantidade que foge a nossa compreensão os anjos de Deus unem-se em um só coro.

Na presença do Altíssimo os Serafins velam o rosto na presença do Onipotente (Isa. 6:2).


B) Os animais louvam a Deus (Mat. 6:26).


Os animais esperam em Deus para suas mais simples necessidades. E eles reconhecem isto toda manhã que despertam com seus louvores. Eles reconhecem este terno cuidado de Deus sobre eles.


Citação:  “Mas se os olhos desses homens pudessem abri-se com os de Balaão, veriam um anjo de Deus, em pé, como testemunha, para atestar contra eles no tribunal celestial. Um relatório sobre o céu, e aproxima-se o dia em que se pronuncia juízo contra os que maltratam as criaturas de Deus”.


C) Mantém a ordem do universo (Salmo 136:7)


O sistema solar, com cada astro em sua rota através do universo. Nos faz meditar sobre a grandeza de Deus ao estabelecer sua ordem. Tudo que Deus criou não existe por existir, está ligado a outra numa relação de troca. Quebra-se a ordem de Deus quando deixamos de oferecer, e começamos a centralizar em nós mesmos.

ILUSTRAÇÃO: Um jovem cientista ateu fez uma excursão a África. Contrata alguns carregadores nativos para a expedição. Mas ele notou que um deles era cristão. Pois todas as manhãs ele se punha de joelhos e orava. Aquele jovem zombava da fé daquele índio. Ele guardava silêncio quando ouvia os argumentos que Deus não existia. Haviam-se passado algumas semanas quando pela primeira vez encontraram pegadas dos grandes elefantes daquela região. Pois durante a noite uma família inteira havia passado junto ao rio. Imediatamente o jovem procurou o carregador cristão, e lhe disse que a direção era em frente pois haviam deixado pegadas. Para surpresa sua, o temente jovem levou eles até as pegadas que eram uma prova. E foi nesse momento que o nativo disse que da mesma forma ele cria em Deus. Mesmo sem ver ele cria, pois contemplava as pegadas de Deus na natureza.


II – REDENTOR DO UNIVERSO (Apocalipse 5:1-14)


Por ser Deus a razão de tudo existir, já seria razão suficiente para sermos gratos e entoarmos louvores a Deus. Pois até mesmo os demônios estremessem diante da grandeza de Deus. Mas era necessário uma coisa maior que levassem suas criaturas a adorarem-no. Que pudesse medir o amor de Deus a suas criaturas.


A) O livro selado. Ao lermos Apocalipse capítulo 5, encontramos uma tristeza no céu pelos anjos. Pois ninguém é digno de abrir o livro que está no céu.


O livro pode revelar várias coisas:


A aliança de Deus.

Sua lei, Suas promessas

Seus planos


Apocalipse 5 está em estreito paralelismo com Daniel 12:4, contendo o plano de salvação. A abertura do livro significa a realização das coisas pertencentes aos propósitos de Deus.


B) Cordeiro de Deus abre o livro


Ninguém havia no céu e na terra capaz de abrir o livro. Nem os anjos em sua perfeição eram capazes de abrir o livro, pois somente o Cordeiro tinha as qualificações para abrir o livro.


1 O ministério de Cristo. Em Seu ministério Cristo se tornou nosso Sumo Sacerdote, capaz de interceder por nós.

2  A morte de Cristo. Através de Sua morte Cristo pagou o preço requerido no Éden.

3 A ressurreição de Cristo. Em Sua ressurreição Cristo assegurou nossa vitória,, sobre a morte. Ele oferece a vida que adquiriu por Sua obediência a cada um de nós.





CONCLUSÃO


Deus deve ser adorado pela natureza pelo Seu cuidado que transmite a nós. Pelo imenso amor demonstrado na cruz do calvário. Ele deve ser o centro de nossa adoração. A gratidão em saber que Deus está interessado em nossa salvação. Como iremos louvar a Deus diante de tão grande amor.


ILUSTRAÇÃO: Chico Buarque já dizia, se a banda tocar e você não cantar é porque você já morreu!


Caetano Veloso já dizia, se o trio elétrico passar e você não dançar é porque você já morreu.


APELO:


Se diante de tudo isso você não se sentir grato a Deus é porque você ainda não compreendeu o amor de Cristo por você.

Quantos esta noite gostariam de a partir de hoje ser gratos a Deus por tudo que Ele representa e fez por nós.