194 RENOVAÇÃO

amizade ponto com


TITULO Renovação


TEMA: Renovando com Deus.


TEXTO: Filipenses 4:8


TESE: A mente humana junto com a mente de Deus


PROPÓSITO: Renovar nossos pensamentos para vivermos mais saudáveis.


INTRODUÇÃO:


Certo jovem alguns anos atrás namorava uma moça, cuja tal foi seu primeiro amor, o relacionamento dos dois era muito sadio, com aprovação dos pais e parentes mais próximos. 


Cada dia que passava os dois ficavam mais apaixonados, trocavam presentes, carinhos e um bela amizade, era um namoro a três, ele; ela e Deus . No decorrer do namoro correspondiam-se com cartas era muito bom, ela expressava o quanto gostava dele, dizendo que o amava, ele retribuía do mesmo jeito. 


Sim o fato é que uma carta diz o que ao vivo não teríamos coragem de dizer, às vezes por timidez . A carta pode-se ler, quantas vezes quiser, e lembrar do que a pessoa escreveu.


O apóstolo Paulo um teólogo profundo nas Escrituras Sagradas escreve uma de suas cartas a igreja de Filipos, tal carta escrita dentro de uma prisão, ele estava condenado a morte . 


A igreja de felipenses foi fundada na segunda viagem missionária do apóstolo , embora tenha sido encarcerado e tivesse sofrido várias indignidades da cidade de Filipos, parece que este apóstolo tinha uma afeição toda especial pelos membros da igreja Cristã, a carta feita aos felipenses é a mais pessoal e espontânea de todas as missivas que conhecemos que Paulo já escreveu, ele dá alguns conselhos para o povo de Filipos.


“Felipenses 4:8 – Finalmente irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há, se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento. 

Este “finalmente” significa que Paulo está no final da carta escrevendo a igreja de Filipos.

I- PAULO ESTÁ APELANDO PARA A MENTE HUMANA

A – É na mente humana que ocorre o grande conflito entre Cristo e Satanás.

Ex: Leituras de revistas ou livros que não edifica, será que você está ao lado de Cristo ou Satanás, qual o tipo de leitura que você está praticando.

Ellen White: Se olhos da mente contemplam a excelência do ministério da piedade e as vantagens das riquezas espirituais pobre as riquezas mundanas o corpo todo será pleno de luz. (Mente, Caráter e Personalidade).


B – Paulo alerta que eles deveriam estar em constante oração.

Ilustração: O famoso pastor Joseph Hayoln estava conversando com dois amigos sobre o tema tristeza e perdão, um deles disse: Quando me sinto desanimado e triste, tomo vinho e este reanima.

O outro fala – Apelo para a música, ouço música quando me sinto deprimido e desconsolado e a música me restaura o ânimo.

Hayoln então deu o seguinte testemunho, quando estou muito triste e quando o desalento toma conta do meu ser, eu oro, me retiro para um lugar solitário e passo algum tempo mais próximo de Deus e isso me fortalece e me restitui a alegria e o prazer de viver e trabalhar.

Queridos quando a igreja ora ela cresce, ela reanima, ela vive.

Ellen White diz: “A oração é a respiração da alma, é o segredo do poder espiritual, nenhum outro meio de graça e poder substitui, e a saúde da alma é conservada – A oração põe em contato imediato com a fonte de vida. (Mensagem aos Jovens, pg. 249)


C – Paulo alerta que nossas atitudes mostra o nosso caráter

Ele apela a todos na igreja de felipenses para moldar as suas atitudes ou seja, o caráter, eles precisam estar firmes na luz.

A nossa mente está constantemente exposta ao pecado senão, buscarmos os céus, constantemente, nossa mente através de nosso caráter estará sendo usada por Satanás.

Ellen White diz: “Que ninguém pense que poderá alcançar, sem fervoroso esforço de sua parte, a certeza do amor de Deus, quando a mente é permitida dominar por longo tempo, apenas sobre coisas terrestres é difícil mudar os atos”. (Mensagem aos Jovens, pg. 113)


II ALGUNS PASSOS PARA CONCRETIZAÇÃO DO PECADO .

Ilustração: Imagine que você vai passando em frente um cinema, você acaba de ser “tentado”, você pára e dar atenção para o anúncio do cartaz, você começa a desejar assistir aquele filme, até aí o pecado não está consumado, você está sofrendo a tentação, mas algo diz para você não fazer aquilo, mas você está em um grande conflito, você deu atenção, e deseja assistir o filme ali anunciado, você vai para casa e começa a planejar, como você vai fazer para que ninguém descubra o seu ato, você agora se veste de um jeito que ninguém possa lhe conhecer, esconde-se das pessoas que lhe conhece, e vai para um cinema, entre e assiste e agora o pecado está concretizado.

Obs .    5 passos para o pecado.

1 – Tentação

2 – Atenção

3 – Desejo

4 – Planejar

5 – Execução

A – Renove seu pensamento

Ellen White: Que há somente dois lugares que entra pela mente, os olhos e os ouvidos humanos (Caminho a Cristo).


 A -  que tipo de programa você está assistindo ?

Ex:    Novelas – O anjo que caiu do céu.

Quem que foi o anjo que caiu do céu?

Porto dos milagres – Mostra que Deus não está pronto para atender a necessidade humana.

B – Que tipo de música você está ouvindo? Talvez você esteja dizendo, o Pr. Fábio esta querendo que em um mundo como este temos que viver uma vida santificada, sim, Paulo está apelando para a igreja de Filipos, como a igreja hoje também, mas ele diz que há uma formula  para vencer a tentação.

PODER DIVINO – DEUS EM 1° LUGAR.

ESFORÇO HUMANO – HOMEM SENDO SUBMISSO

Conclusão: Ellen White diz: “Não há um impulso de nossa natureza nem uma faculdade de espírito ou inclinação do coração, que não necessite achar-se todo instante sobre a direção do Espírito de Deus não há benções que Deus não confira ao homem, nenhuma provação que permita cair sobre ele, de que Satanás não possa e não queira prevalecer-se para tentar, perturbar e destruir a alma, se lhe damos a melhor vantagem, portanto maior que seja a luz espiritual de alguém por mais que goze e dor favor e das bênçãos de Deus deve andar sempre humildemente perante o Senhor rogando pela fé que Deus dirija todo “pensamento”e domine todo impulso (Mensagem aos Jovens).

 Apelo :   Quantos gostariam de viver ao lado  de Cristo através de seus pensamentos , buscando a Deus constantemente , levante-se .    


Vamos orar . Deus , que teu amor possa  estar constantemente em nossa vida , que nossos pensamentos possam refletir a tua luz , queremos nos entregar esta manhã .... Amém .