195 SUBINDO NA ARVORE

amizade ponto com


TEMA : Conversão


PROPÓSITO: Levar os ouvintes crentes e não crentes à descerem da arvore do pecado. 


TEXTO: L c 19: 4 e 5


TESE: Deus deseja que seus filhos não brinquem com o pecado.


INTRODUÇÃO: A visão de Jesus é salvar do pecado, não importa onde o homem esteja, ele pode está até em cima do muro ou alguma arvore do pecado, Jesus diz: filho desce depressa.


TODOS GOSTAM DE AVENTURAS

 

A  Homens, mulheres e crianças  

1. As crianças gostam de subir em arvores, quando um pai vê seu filho numa arvore diz: desce depressa meu filho.

 a) Zaqueu subiu numa arvore para ver Jesus, esta arvore é uma espécie  de figueira, fácil de subir. Jerico talvez fosse uma cidade arborizada; quando Jesus viu Zaqueu na arvore disse: desce depressa Zaqueu!


II. QUEM ERA ZAQUEU? 

 A  Funcionário público

  1.   Chefe dos publicanos  

 a) Zaqueu ouviu a pregação de João Batista “não cobreis mais do que é estipulado.( LC 3: 13 ) a mensagem falou profundo no coração dele, por isso gostaria de ver Jesus que estava atravessando a cidade ( Lc  19:1 ). Nada impediu Zaqueu de ver Jesus: ele venceu todos os obstáculos; a multidão, sua profissão, a estatura, e sobe na arvore como se fosse uma criança e nada lhe atrapalhou (v 2 )


III    JESUS CONHECE O PECADOR NOMINALMENTE

A - Ele citou o nome de Zaqueu

1 Jesus tem urgência no encontro, desce depressa, convém ficar em sua casa ( v 5 ) Jesus quer estar conosco no lugar onde nos revelamos como realmente somos em nossa casa.  

 a)  Zaqueu recebeu o mestre em sua  casa talvez uma das casas mais bonitas de Jericó fosse a de Zaqueu. A Bíblia não diz o que eles conversaram, mas no final Zaqueu era um homem transformado ( v 8 ).  Jesus disse: este também é filho de Abraão, Jesus quer nos trazer à família de Abraão.


CONCLUSÃO:

 É impossível estar na presença de Jesus e permanecer o mesmo. Zaqueu foi transformado porque aceitou o chamado de Jesus para descer da arvore

Apelo: você gostaria de descer da arvore?  Da arvore do pecado, da falta de fé, da incredulidade, do egoísmo? Eu gostaria de orar agora por você se este é seu desejo venha até aqui na frente (oração).