17 CRISTO, O CENTRO DO MEU VIVER

acervo de sermões extra


ASSUNTO:  Cristo e o Cristianismo

OBJETIVO: Mostrar que sem Cristo não há Cristianismo.

TESE: Jesus Cristo é o centro do Cristianismo.


TEXTO: Atos 4:12.

INTRODUÇÃO:


Uma das características distintas da religião cristã é a estreita relação que há entre Cristo e o cristianismo. Se Buda for tirado do budismo, não desaparece completamente o elemento pessoal do fundador do sistema, ou se tirarmos Maomé do maometismo, todo sistema doutrinal dessa religião permanecerá intacto. 


Seu valor prático não correria risco algum, nem seria diminuído. Porém, se tirarmos Cristo do cristianismo, o que se tem? Nada! Todo poder e sustentáculo da fé cristã está em Jesus Cristo. Sem Ele nada restará.

Do princípio ao fim, a fé e vida cristã em todas as suas fases, aspectos e elementos são determinadas pela Pessoa e pela obra de Cristo. A Ele deve-se a vida e caráter do cristão, em todos os ângulos. Suas convicções sobre Ele. Suas esperanças são esperanças que o inspiraram, e que só Ele pode alimentar. Seus ideais procedem da experiência e vida de Jesus. 


I. A HUMANIDADE DE JESUS CRISTO:


1- Teve um nascimento humano.


As Escrituras ensinam com clareza que Jesus teve um nascimento humano, que nasceu de uma mulher (Mateus 1:18, 2:11; João 1:14).

Ao nascer assim de uma mulher, Jesus Cristo Se sujeitou a todas as condições da vida humana e de um corpo humano; foi Filho da humanidade pelo Seu nascimento humano. Jesus Cristo é sem dúvida alguma, Humano, sendo “semente de mulher”, da “semente de Abraão” e da linhagem de Davi.

Não podemos perder de vista que o nascimento de Jesus teve circunstâncias sobrenaturais. Esse nascimento foi diferente. Lucas 1:35 é bem explícito sobre esse assunto. Cristo foi nascido da mulher, da semente da mulher, não da do homem. Como será isto, pois Maria não teve relação com homem algum? As leis da genética não são suficientes para explicar Sua geração. Deus rompeu a cadeia da geração humana e trouxe ao mundo um Ser sobrenatural por um ato criador.


2- Cresceu como os demais seres humanos.


Cresceu em sabedoria e em estatura, como crescem os demais seres humanos, em corpo e alma sujeitos às leis ordinárias do desenvolvimento humano (Lucas 2:40).


3- Teve aparência de homem.


Em João 4:9 a mulher de Samaria evidentemente reconheceu que Jesus era judeu como também os dois discípulos que iam para Emaús, que Ele era um homem como outro qualquer.


4- Esteve sujeito a todas as fraquezas humanas.


a) Teve fome (Mateus 4:2).

b)  Teve sede (João 19:28).


c)  Esteve cansado (João 4:6).


d)  Dormia (Mateus 8:24).


e)  Chorava (Mateus 23:37).


f)   Foi tentado (Hebreus 4:15).


II. A DIVINDADE DE JESUS:


 Recebeu nomes Divinos.


a) Em João 1:1 Ele é chamado Deus, em Tito 2:13 encontra-se a mesma identificação.


b)  Em Atos 4:33, Lucas 2:11, Mateus 22:43 – 45, Ele é chamado de Senhor.


c)  Em Apocalipse 1:17 Ele é chamado de “O primeiro e o último” e de “Alfa e Ômega”em Apocalipse 22:13.


 A Ele é atribuída adoração.


Deus ordena que todos os homens adorem ao Filho como Ele é adorado (João 5:23 e 24).  A homenagem prestada a Cristo nas Escrituras seria idolatria, se Cristo não fosse Deus. Cristo não ofereceu a menor resistência em aceitar o culto.

Os cristãos de todos os tempos não se contentam em apenas admirar a Cristo, mas O honram e Lhe prestam culto. Chegam-se a ele em atitude de sacrifício e adoração, como se estivessem na presença de Deus (como Ele É realmente). 


CONCLUSÃO:

Cristo não foi apenas um mestre religioso, um filantropo, um modelo de costumes. Foi tudo isso e muito mais. Primeiro e principalmente, Ele foi o Salvador e Redentor do mundo. A importância de outros grandes homens revela-se principalmente na vida deles; em Cristo, porém, a importância está principalmente na Sua morte, pela qual reconciliou o homem com Deus.

Entendemos que o poder do cristianismo não se apóia em formas imprecisas e sombrias, nem sequer em verdades e doutrinas bem definidas, mas na doutrina de Cristo, crucificado e ressuscitado dentre os mortos. O cristianismo é redentor, dinâmico por meio dessa redenção e, ao mesmo tempo ético.


APELO:

Alguns não têm compreendido o que é ser um cristão.Têm levado uma vida moral de acordo com os princípios bíblicos, todavia, tem sido um fardo manter este padrão de moralidade, simplesmente por ser uma prática formal. Querido amigo hoje é apresentado a vocês o centro de todo o cristianismo, Jesus Cristo nosso Senhor. Ao lado dEle nossas práticas serão diferentes e prazerosas.