18 LETRAS QUE ALIMENTAM

acervo de sermões extra


ASSUNTO:  Estudo da Bíblia.

OBJETIVO: Despertar na igreja o interesse pelo estudo da Bíblia.


TESE: A Bíblia nos oferece vigor espiritual.


TEXTO: João 8:32. 


INTRODUÇÃO:


Se a oração é a sua linha vital de comunicação com Deus, então a Bíblia é sua cesta de pão. Assim como em nossa vida física é importante desenvolver bons hábitos alimentares, fazer refeições regulares utilizando alimentos nutritivos, também é vitalmente importante que você se alimente diariamente à mesa de Deus, a Bíblia.

Abraão Lincoln, George Washington, Napoleão Bonaparte, Emmanuel Kant, Isaac Newton, foram alguns dos homens importantes da história que fizeram uso da Bíblia como fonte de inspiração. A Bíblia é absolutamente crucial para nossa vida. Há várias razões para tal afirmação, estas serão apresentadas a seguir.


I. PRODUZ FÉ.

A salvação é um processo de crescimento. Uma das maneiras pelas quais você pode atingir seu potencial de crescimento, é a leitura bíblica diária. Se você não se alimentar, seu corpo não crescerá. Da mesma forma, se você não ler a Bíblia, nunca sairá da infância espiritual. Ela nos nutri espiritualmente durante a nossa vida. Jesus orou para que a Bíblia tivesse tal efeito na vida de Seus seguidores. Ele disse: “Santificai-vos na verdade, aTua Palavra é a verdade” (João 17:17).

Santificar significa “separar”, tornar algo ou alguém santo. Como é que Deus nos torna santos? Provocando nosso contato regular com a Sua Palavra. Ao “comermos” Sua Palavra, ao “digerirmos” a Bíblia, refletindo ou meditando nEla, nós a assimilamos com nossas “células” espirituais, e ficamos cheios da Palavra de Deus.


II. PADRÃO PARA TOMADA DE DECISÕES:

A Bíblia é nosso padrão para tomada de decisões e a formação de opiniões em todas as áreas da vida. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para todo boa obra” (II Timóteo 3:16 e 17).

Há uma diferença entre a Bíblia e todos os outros livros. Os escritores em geral podem orar a Deus que os ajude, e dirija, e Deus realmente os ajuda e dirige. Há no mundo, muitos livros bons, cujos autores - sem dúvida - Deus os ajudou a escrever. Mas ainda assim, os autores mais piedosos dificilmente teriam a presunção de alegar que Deus escreveu seus livros. Pois essa autoria divina é atribuída somente à Bíblia. Deus mesmo supervisionou, dirigiu e inspirou o pensamento dos autores em seus livros, tendo sob seu completo controle os autores humanos, e de tal modo que o conteúdo é de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus num sentido em que nenhum outro livro num mundo a pode ser.


III. APRESENTA O SALVADOR:

Jesus Cristo é o centro e o coração da Bíblia, isto é confirmado em João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque pensais ter nelas a vida eterna. São estas mesmas Escrituras que testificam de mim”.

O Antigo Testamento descreve uma nação. O Novo Testamento descreve um Homem. Entretanto, o objetivo do escopo Bíblico é de apresentar a Cristo como Salvador e Redentor do todas as nações.


CONCLUSÃO:

A Bíblia produz fé, nos nutri espiritualmente e nos direciona nas tomadas de decisões, além de nos conduzir aos braços de Jesus. Alguém já disse que a definição de cristão é: “uma pessoa cuja vida foi totalmente dominada e controlada pelo Senhor Jesus Cristo”. Como é que nós poderemos saber o que Cristo deseja que façamos? Resposta: Lendo a Sua Palavra.


APELO:

Muitos têm negligenciado a alimentação com as Sagradas letras. O dia se passa e não provamos do Alimento. Mas hoje Jesus nos convida a ouvirmos a Sua voz através de Sua Palavra. Façamos da leitura da Palavra de Deus um hábito em nossa vida e Deus nos dará sabedoria e conhecimento, e nos livrará de decisões erradas e também nos dará uma porção diária de força para viver.