16 A GRANDE CORRIDA

acervo de sermões extra


ASSUNTO:  Perseverança.


OBJETIVO: Ajudar a aumentar a perseverança na igreja.


TESE: A nossa vida é uma corrida.


TEXTO: Hebreus 12:1 e 2.


INTRODUÇÃO:


Em todo o ano no dia 31 de Dezembro é realizada a famosa corrida de São Silvestre em São Paulo, uma das mais importantes do mundo. Nesta corrida, participam os melhores maratonistas do mundo. Todos os atletas lutam para ganhar a medalha de ouro, porém, apenas um pode ser o vencedor. A corrida é emocionante. 

Há alguns elementos em uma corrida, que é bom destacar aqui:


I. A CORRIDA:

É a mesma para todos. O próprio Deus foi quem a instituiu. Vejamos alguns elementos desta corrida.

1- Não é uma corrida de velocidade. 


Não é algo que dure apenas alguns dias. É antes, uma corrida de resistência. Essa corrida exige perseverança (Mateus 24:13), pois muitas vezes o inimigo põe obstáculos e barreiras de desânimo no caminho.


2- A pista é reta e não há atalhos.

 Há uma frase que diz: “Se atalho fosse bom seria caminho”. Nesta corrida precisamos obedecer às regras. Precisamos conhecê-las bem e depois segui-las.


II. OS CORREDORES:

Há três tipos de corredores na carreira cristã:


 Os que nunca iniciam.


Alguns nunca iniciam, chegam até mesmo a olhar as regras, ouvem falar dos prêmios, mas não gostam da extensão da corrida ou da estreiteza da pista. Não gostam dela porque não há atalhos. Em Mateus 19 fala de um daqueles que nunca iniciam. Esse jovem rico desejava o prêmio, mas também desejava levar consigo alguma coisa.


 Os que começam, mas não terminam.


Na Bíblia temos exemplos de corredores desse tipo. Começam muito bem a corrida cristã, com entusiasmo, porém, logo desanimam. Um exemplo é Judas que começou bem, mas Satanás o pôs no desvio, ele aceitou o atalho. Outro exemplo é a mulher de ló que fugiu correndo de Sodoma. Porém os anjos que a tiraram da cidade, não puderam tirar Sodoma dela.


III. O PRÊMIO:

O prêmio vem no fim da corrida. Esta corrida é diferente de todas as outras, pois todos os que terminam, ganham o 1º prêmio. Qual será o prêmio? Vejamos Apocalipse 2:10: “...Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”.

Se formos fiéis a Cristo até o fim da corrida, receberemos este grande prêmio.


CONCLUSÃO:

Perante nós depara um incógnito futuro. Se estivermos apegados à Cristo e à Sua Palavra, nada nos impedirá de realizarmos grandes coisas para Ele. Se olharmos com fé a Jesus, faremos proezas. Com Deus faremos grandes coisas, com Deus venceremos os Golias, com Deus atravessaremos o rio Jordão, com Deus derrubaremos as muralhas de Jericó, com Deus expulsaremos os pecados de Aça, com Deus hastearemos a bandeira da verdade, com Deus conquistaremos almas para Cristo, com Deus seremos mais missionários, zelosos e consagrados, com Deus dedicaremos todos os nossos talentos a Ele, com Deus manteremos maior comunhão com Ele, com Deus estaremos preparados quando Ele vier, em fim, com Deus conquistaremos a Terra Prometida.


APELO:

Está você disposto a participar desta corrida? Lembre-se a vitória e o prêmio já é certo, pois com Cristo somos mais que vencedores.