138 DEUS PERDOA

amizade ponto com


TEXTO: Provérbios 28:13


TEMA: O perdão de Deus é para todos .


Tese: Mostrar que quando pedimos perdão nossos pecados são imediatamente perdoados


PROPÓSITOS: Levar o membro a ter uma vida mais feliz diante de Deus


INTRODUÇÃO:  


Prov: 28:13 , Este versículo reflete a teologia hebraica e cristã padronizada. Um homem repleto de pecado finge ser um bom homem. Ele oculta de outras pessoas os seus pecados, e talvez até de si mesmo. Não tem consciência de si mesmo, não tem consciência do verdadeiro caráter. 


A experiência mostra que alguns homens encobrem suas transgressões porque as amam. Não querem que haja nenhuma investigação que revele o que eles são. Alguns querem obter perdão, chega até a pedir o perdão de Deus. 


Mas não se sentem perdoados; então para quem é o perdão? Como senti-se perdoado? E como livrar-se do sentimento de culpa?


I - O PERDÃO É PARA TODOS.  PARA QUEM ?


A – Os amargurados – São aqueles que sofrem males com conseqüências.

Ex: Maria Madalena.

Por ser prostituta não era bem vista na sociedade, mas Jesus a perdoou.

B – Para os atormentados – Aqueles que se sentem perseguidos.

Ex: Zaqueu. Este era perseguido pela sociedade não tinha tranqüilidade, se sentia rejeitado por roubar e não ter compreensão dos outros, mas o perdão era para ele também.

C – Os desesperados – Que encontram ou julgam-se perdidos.

Ex: Mulher Samaritana , esta era desprezada pela sociedade , ela se sentia perdida .

Ilustração: Numa aldeia da Itália, alguém bate a modesta casa onde mora Assunta, que se apressa em abrir a porta.

Ali está um homem, fixando-a com olhar estranho.

O que ele quer ? Antes porém, de ela perguntar o que deseja o desconhecido já está de joelho a seus pés.

Subitamente Assunta compreende: “Alessandro” sim, é Alessandro Serenelli, o assassino de sua filha Goreti, que ele matou a punhaladas, porque a menina de 12 anos não cedeu a paixão que o arruinara.

Acabou agora de cumprir a pena de 28 anos de cadeia e veio implorar o seu perdão.

Chorando, a mãe estreita-o nos braços, desejando vê-lo um dia no paraízo, que outro sentimento ela poderá manifestar senão esse mesmo amor que tudo perdoa. O perdão é para aquele que confessa.

II - O PERDÃO É PARA QUEM CONFESSA.

A – Para os que não encobrem os seus pecados.

O verbo usado na língua hebraica para a confissão significa “perda” enfatiza o reconhecimento e a declaração de um fato seja ele bom ou mau, confissão é tornar o pecado conhecido diante de Deus, o pecador não omite nada do que está fazendo, e diz tudo a Deus não esquecendo nenhum detalhe.

B – Para os que reconhecem o seu pecado.

Ellen White: Confissão não será aceitável a Deus sem sincero arrependimento e reforma. É preciso que haja mudanças verdadeiras na vida, tudo que é defensivo a Deus tem que ser renunciado (Caminho a Cristo pg. 39).


Devemos irmãos reconhecermos nossos pecados e um arrependimento sincero, isso trará uma reforma para a vida do cristão, quando renunciamos o pecado Deus nos dá força para viver em comunhão com Ele.

III - PERDÃO É PARA QUEM ACEITA.

Ilustração: Estava pregando em um domingo, em culto evangelístico, meu sermão estava baseado na história de Maria Madalena quando diz respeito ao perdão de Jesus a sua pessoa, fiz o apelo para que as pessoas aceitassem a Deus como um ser perdoador, que por mais que seja grande o seu pecado Deus tem poder para perdoar, um jovem veio a frente, depois ele me procurou e disse: pastor eu sentia uma imensa culpa dentro de mim, porque eu traia minha esposa, dormia fora de casa, não tratava bem meus filhos, deixava faltar os alimentos para eles e gastava com outras mulheres, por mim achava que para mim não tinha perdão, mais hoje vejo que Deus me perdoou esta noite e quero viver um nova vida com Cristo Jesus , minha esposa e meus filhos .

Querido o perdão é também para quem aceita, alguns que dizem que se arrependerem na verdade estão sentindo remorso, lembramos que o verdadeiro arrependimento é aquele que aceitamos também o perdão, a Bíblia apresenta exemplos como o de Pedro que sentiu tristeza pelo seu pecado quando negou a Jesus, mas Pedro começou uma nova vida com Cristo.

Outro exemplo é de Judas, que traiu a Jesus seu arrependimento não foi sincero, mas ele tinha um sentimento de culpa ou seja um remorso que ocorria por dentro dele, tanto é que ele foi e suicidou-se, ele não aceitou o perdão de Deus, isso acontece quando achamos que Deus não perdoa os nossos pecados.

Conclusão: Ellen diz: Satanás procura desviar nossa mente do poderoso ajudador para nos levar a ponderar sobre a degeneração de nossa alma, mas ainda que Jesus veja se culpa Ele pronuncia o perdão; e nós não devemos desonrar em duvidar de Seu amor.


Apelo: Queridos esta noite o nosso Senhor o nosso grande pastor, te convida a voltar para o seu rebanho, é só você aceitar, e confessar todos os seus pecados a Ele, se vocÊ quer ter uma nova vida, assim como Maria Madalena, Pedro e o filho pródigo. Levante-se e aceite o perdão de Deus entregando-se a Ele nesta manhã . Vamos orar :

Oração: Pai nesta noite o Teu povo aceitou o Teu apelo queremos viver uma nova vida contigo, e termos hoje a certeza do Teu amor e perdão para conosco. ... Amém.