139 O PERDÃO DIVINO

amizade ponto com


TEMA: Libertos completamente da culpa


PROPÓSITO: Esclarecer que o perdão divino é completo


TEXTO: Isaías 43:25


TESE: Só Deus perdoa nossas culpas


INTRODUÇÃO


Um homem trabalhou em um grande restaurante no interior de São Paulo e conquistou a amizade do filho de seu patrão. Por uma razão qualquer aquele homem foi despedido e considerou-se injustiçado.


Alguns dias após o homem ser despedido, o filho do casal foi encontrado no espeto, esquadrejado e assado. É possível o perdão para tal ato? A dor daquele casal só foi amenizada pela crença na justiça e no conforto de Deus.


O PERDÃO DIVINO É A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DO PECADO


A.  Não se lembra mais. 

Cristo perdoa e não lembra mais. O ser humano perdoa e muitas vezes não esquece. O que não perdoa porque toda a sua vida gera em função de sua mágoa. Sá há perdão humano  quando pedimos o socorro divino para nossa vida.


O perdão divino é completo

Deus não sofre de amnésia, mas faz questão de esquecer. Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade e esqueces a transgressão do restante da tua herança? (Mq. 7:18 e 19). Feliz aquele que o Deus eterno não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade ( C.C. pág. 25) Davi desejava o perdão divino, tira de mim meu pecado, e fiacrei limpo; lava-me e ficarei mais branco do que a neve.


ATRAVÉS DE QUEM VEM A REMISSÃO?


A – Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor (Coloss. 1:13 e 14) “A Bíblia não ensina que o pecador tenha de se arrepender antes de aceitar o convite de Cristo: Venham a  mim todos vocês que estão cansados... e Eu lhes darei descanso. É a virtude que vem de Cristo que conduz ao verdadeiro arrependimento (C.C. pág. 26). 


1. Como conseguir o perdão?

Um adolescente se desentendeu com um garoto menor e deu-lhe uma bela surra, foi interrompido pelo pai do menino que ao chegar ao local lhe disse que ele iria se arrepender do que fez. O adolescente, assustado, se ajoelhou e retrucou: Eu estou profundamente arrependido. “O pecador poderá resistir a esse amor; poderá recusar ser atraído para Cristo? Se porém não se opuser, será levado para ele.” (C.C .pág. 27).

O que acham vocês da forma como o adolescente buscou o perdão? Pensemos na experiência de Pedro e Judas, Quem pecou mais? Você pode achar que foi Judas. Tanto Pedro quanto Judas pecaram grandemente. A diferença não está no ato praticado, e sim no tipo de arrependimento experimentado.


LIBERTOS DA CULPA


A – Como se chama a transformação quando somos perdoados?

Conversão espiritual significa uma meia volta na estrada da vida, deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos;Converta-se ao senhor que se compadecerá dele, e volte-se para Deus, porque é rico em perdoar. ( Is. 55:7)


1. Cristo morre para nos libertar

Morrendo pelos pecadores, Cristo manifestou um amor que não pode ser compreendido. Esse abranda o coração do pecador, impressiona-lhe o entendimento e o lava a contrição (C.C. pág. 27).


2. Jesus morreu para que nós tivéssemos vida

Foi nossos pecados que causaram-lhe tantas dores. Jesus disse: “Eu, quando for levantado da Terra, todos atrairei a Mim..”Cristo precisa se revelar ao pecadores como o Salvador que morreu pelos pecados do mundo (C.C. pág. 27).


CONCLUSÃO


A – Não fique angustiado por uma mentira que trouxe graves conseqüências.

1. Uma palavra que ofender alguém, ou um pecado grave que tenha cometido. Você pode desfrutar a paz que almeja.

2. Basta ir correndo a Jesus.

Confesse seu erro e peça-lhe perdão. Lembre-se de Pedro e Davi como eles alcançaram o perdão divino.

3. O perdão divino e imediato

Deus não precisa de tempo para perdoar. Tudo que Ele precisa é de um coração que o aceite.



APELO


Termine essa oração sorrindo. Venha que Jesus deseja perdoar-lhe. Não vote pensando que seu problema não tem solução. Cristo é a fonte de todo bom impulso.